Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finatto, Maria José Bocorny
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Stefani, Monica, Evers, Aline, Pasqualini, Bianca Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/168701
Resumo: Neste artigo, relata-se uma investigação inicial que pretendeu qualificar a elaboração e a facilidade de uso de recursos didáticos para Educação a Distância (EAD) na área de Letras/Língua Portuguesa e Leitura. Apresentam-se o planejamento do recurso, a seleção de materiais e as noções teóricas envolvidas e o desenho inicial da atividade, que consistiu em ler e avaliar a complexidade de um conjunto de textos curtos. A experiência revelou sucesso apenas para um pequeno grupo controlado de alunos e insucesso em grande grupo, sem controle. Para a melhoria do recurso criado e da sua implementação didática, indica-se a necessidade de realização de atividades prévias presenciais de estudo com os grupos envolvidos e de avaliação de resultados com os alunos respondentes após a tarefa realizada.
id UFRGS-2_6a2da5ca238d9f2fade15f5537dfbf0b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168701
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Finatto, Maria José BocornyStefani, MonicaEvers, AlinePasqualini, Bianca Franco2017-09-20T02:31:27Z20161983-3652http://hdl.handle.net/10183/168701001047495Neste artigo, relata-se uma investigação inicial que pretendeu qualificar a elaboração e a facilidade de uso de recursos didáticos para Educação a Distância (EAD) na área de Letras/Língua Portuguesa e Leitura. Apresentam-se o planejamento do recurso, a seleção de materiais e as noções teóricas envolvidas e o desenho inicial da atividade, que consistiu em ler e avaliar a complexidade de um conjunto de textos curtos. A experiência revelou sucesso apenas para um pequeno grupo controlado de alunos e insucesso em grande grupo, sem controle. Para a melhoria do recurso criado e da sua implementação didática, indica-se a necessidade de realização de atividades prévias presenciais de estudo com os grupos envolvidos e de avaliação de resultados com os alunos respondentes após a tarefa realizada.In this paper, we describe an initial investigation that intended to qualify the elaboration and usability of didactic resources for Distance Learning (DL) in the field of Languages/Portuguese Language and Reading. We present the planning of the resource, the selection of materials and the theoretical notions involved, and the initial design of the activity, which consisted in reading and evaluating the complexity of a set of short texts. The experience was successful only for a small controlled group of students and unsuccessful for the large uncontrolled group. In order to improve the devised resource and implement it didactically, there is the need to perform previous presential learning activities with the involved groups and proceed with the student’s evaluation of the results after the task is accomplished.application/pdfporTexto livre. Belo Horizonte, MG. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2016), p. 64-76Ensino a distânciaAmbiente digitalVocabulárioComplexidade textualDigital environmentsTextual complexityDistance learning resourcesVocabularyVocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médioVocabulary, textual complexity and reading comprehension in digital learning environments : an initial investigation with high school studentsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047495.pdf001047495.pdfTexto completoapplication/pdf228607http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168701/1/001047495.pdfbf1cd59a41ff375ee43d3cc3617f6dd1MD51TEXT001047495.pdf.txt001047495.pdf.txtExtracted Texttext/plain37382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168701/2/001047495.pdf.txt13f74b6313578130b0ab5d1db473fc4cMD52THUMBNAIL001047495.pdf.jpg001047495.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168701/3/001047495.pdf.jpg4b2684365d1fbf3958b11ce6e1f9d461MD5310183/1687012023-10-11 03:35:51.573869oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168701Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-11T06:35:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Vocabulary, textual complexity and reading comprehension in digital learning environments : an initial investigation with high school students
title Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio
spellingShingle Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio
Finatto, Maria José Bocorny
Ensino a distância
Ambiente digital
Vocabulário
Complexidade textual
Digital environments
Textual complexity
Distance learning resources
Vocabulary
title_short Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio
title_full Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio
title_fullStr Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio
title_sort Vocabulário, complexidade textual e compreensão de leitura em ambientes digitais de ensino : uma investigação inicial com alunos do ensino médio
author Finatto, Maria José Bocorny
author_facet Finatto, Maria José Bocorny
Stefani, Monica
Evers, Aline
Pasqualini, Bianca Franco
author_role author
author2 Stefani, Monica
Evers, Aline
Pasqualini, Bianca Franco
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finatto, Maria José Bocorny
Stefani, Monica
Evers, Aline
Pasqualini, Bianca Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ambiente digital
Vocabulário
Complexidade textual
topic Ensino a distância
Ambiente digital
Vocabulário
Complexidade textual
Digital environments
Textual complexity
Distance learning resources
Vocabulary
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital environments
Textual complexity
Distance learning resources
Vocabulary
description Neste artigo, relata-se uma investigação inicial que pretendeu qualificar a elaboração e a facilidade de uso de recursos didáticos para Educação a Distância (EAD) na área de Letras/Língua Portuguesa e Leitura. Apresentam-se o planejamento do recurso, a seleção de materiais e as noções teóricas envolvidas e o desenho inicial da atividade, que consistiu em ler e avaliar a complexidade de um conjunto de textos curtos. A experiência revelou sucesso apenas para um pequeno grupo controlado de alunos e insucesso em grande grupo, sem controle. Para a melhoria do recurso criado e da sua implementação didática, indica-se a necessidade de realização de atividades prévias presenciais de estudo com os grupos envolvidos e de avaliação de resultados com os alunos respondentes após a tarefa realizada.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-20T02:31:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/168701
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-3652
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001047495
identifier_str_mv 1983-3652
001047495
url http://hdl.handle.net/10183/168701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Texto livre. Belo Horizonte, MG. Vol. 9, n. 2 (jul./dez. 2016), p. 64-76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168701/1/001047495.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168701/2/001047495.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168701/3/001047495.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf1cd59a41ff375ee43d3cc3617f6dd1
13f74b6313578130b0ab5d1db473fc4c
4b2684365d1fbf3958b11ce6e1f9d461
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224929638612992