Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil Borba, Jônatas Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169
Resumo: O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em 2013, que investigou a micro-política escolar e o trabalho docente em Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. Caracteriza-se por um estudo qualitativo e descritivo. Aprendemos com nossos achados que a escola constitui-se um ambiente fértil em relações interpessoais imersas em negociações, sendo este o objeto que nos propomos identificar e descrever. Entendemos que os elementos micropolíticos são comuns aos diferentes ambientes escolares, contudo as estratégias dos sujeitos diante das situações são diferentes. Portanto, a micropolítica, que configura o cenário escolar, representa influência decisiva ao trabalho docente.
id FURG-12_231c3e72fa2fd5b093321c3ab8bb2945
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/4169
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docenteO presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em 2013, que investigou a micro-política escolar e o trabalho docente em Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. Caracteriza-se por um estudo qualitativo e descritivo. Aprendemos com nossos achados que a escola constitui-se um ambiente fértil em relações interpessoais imersas em negociações, sendo este o objeto que nos propomos identificar e descrever. Entendemos que os elementos micropolíticos são comuns aos diferentes ambientes escolares, contudo as estratégias dos sujeitos diante das situações são diferentes. Portanto, a micropolítica, que configura o cenário escolar, representa influência decisiva ao trabalho docente.Lepidus2014-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169Revista Didática Sistêmica; 2013: Edição Especial; 55-681809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169/2715Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil Borba, Jônatas CostaWittizorecki, Elisandro Schultz2018-11-08T18:40:25Zoai:periodicos.furg.br:article/4169Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:25Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.
title Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.
spellingShingle Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.
Brasil Borba, Jônatas Costa
Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente
title_short Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.
title_full Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.
title_fullStr Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.
title_full_unstemmed Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.
title_sort Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.
author Brasil Borba, Jônatas Costa
author_facet Brasil Borba, Jônatas Costa
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil Borba, Jônatas Costa
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente
topic Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente
description O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em 2013, que investigou a micro-política escolar e o trabalho docente em Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. Caracteriza-se por um estudo qualitativo e descritivo. Aprendemos com nossos achados que a escola constitui-se um ambiente fértil em relações interpessoais imersas em negociações, sendo este o objeto que nos propomos identificar e descrever. Entendemos que os elementos micropolíticos são comuns aos diferentes ambientes escolares, contudo as estratégias dos sujeitos diante das situações são diferentes. Portanto, a micropolítica, que configura o cenário escolar, representa influência decisiva ao trabalho docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169/2715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; 2013: Edição Especial; 55-68
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940440547328