Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em 2013, que investigou a micro-política escolar e o trabalho docente em Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. Caracteriza-se por um estudo qualitativo e descritivo. Aprendemos com nossos achados que a escola constitui-se um ambiente fértil em relações interpessoais imersas em negociações, sendo este o objeto que nos propomos identificar e descrever. Entendemos que os elementos micropolíticos são comuns aos diferentes ambientes escolares, contudo as estratégias dos sujeitos diante das situações são diferentes. Portanto, a micropolítica, que configura o cenário escolar, representa influência decisiva ao trabalho docente. |
id |
FURG-12_231c3e72fa2fd5b093321c3ab8bb2945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/4169 |
network_acronym_str |
FURG-12 |
network_name_str |
Revista Didática Sistêmica |
repository_id_str |
|
spelling |
Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões.Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docenteO presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em 2013, que investigou a micro-política escolar e o trabalho docente em Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. Caracteriza-se por um estudo qualitativo e descritivo. Aprendemos com nossos achados que a escola constitui-se um ambiente fértil em relações interpessoais imersas em negociações, sendo este o objeto que nos propomos identificar e descrever. Entendemos que os elementos micropolíticos são comuns aos diferentes ambientes escolares, contudo as estratégias dos sujeitos diante das situações são diferentes. Portanto, a micropolítica, que configura o cenário escolar, representa influência decisiva ao trabalho docente.Lepidus2014-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169Revista Didática Sistêmica; 2013: Edição Especial; 55-681809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169/2715Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil Borba, Jônatas CostaWittizorecki, Elisandro Schultz2018-11-08T18:40:25Zoai:periodicos.furg.br:article/4169Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:40:25Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões. |
title |
Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões. |
spellingShingle |
Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões. Brasil Borba, Jônatas Costa Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente |
title_short |
Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões. |
title_full |
Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões. |
title_fullStr |
Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões. |
title_full_unstemmed |
Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões. |
title_sort |
Micropolítica Escolar e o trabalho docente em educação Física:negociações,acordos e concessões. |
author |
Brasil Borba, Jônatas Costa |
author_facet |
Brasil Borba, Jônatas Costa Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author_role |
author |
author2 |
Wittizorecki, Elisandro Schultz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil Borba, Jônatas Costa Wittizorecki, Elisandro Schultz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente |
topic |
Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente |
description |
O presente artigo apresenta uma pesquisa realizada em 2013, que investigou a micro-política escolar e o trabalho docente em Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. Caracteriza-se por um estudo qualitativo e descritivo. Aprendemos com nossos achados que a escola constitui-se um ambiente fértil em relações interpessoais imersas em negociações, sendo este o objeto que nos propomos identificar e descrever. Entendemos que os elementos micropolíticos são comuns aos diferentes ambientes escolares, contudo as estratégias dos sujeitos diante das situações são diferentes. Portanto, a micropolítica, que configura o cenário escolar, representa influência decisiva ao trabalho docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169 |
url |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/4169/2715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista Didática Sistêmica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica; 2013: Edição Especial; 55-68 1809-3108 reponame:Revista Didática Sistêmica instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Revista Didática Sistêmica |
collection |
Revista Didática Sistêmica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com |
_version_ |
1797041940440547328 |