Novas tecnologias, novos métodos? : uma investigação sobre o uso autogerenciado de videoaulas de química para o ingresso no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Charles Silveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182243
Resumo: A crescente utilização e importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é incontestável, especialmente aquelas conectadas à internet, em diversos segmentos da sociedade. No âmbito da educação um destaque atual são as videoaulas, um recurso didático que visa à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem, seja no ambiente escolar ou fora dele. Em cenário extra-classe, com estudantes com o propósito de acesso ao ensino superior, é que surge o objetivo principal deste trabalho: analisar o uso de videoaulas de Química, de forma autogerenciada, na preparação dos ingressantes em cursos com peso 3 em Química no vestibular da UFRGS. Para atingir tal propósito, realizou-se uma investigação de caráter quantitativo por meio do método de pesquisa de “Levantamento” (Survey). A primeira etapa do trabalho envolveu a construção e a validação de um questionário com 84 itens, estruturado em 5 seções que abordam aspectos pessoais e em relação ao ensino médio e a preparação para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior, principalmente ENEM e UFRGS. A segunda etapa da pesquisa foi realizada com a aplicação do questionário a 114 alunos, dos quais 98 (85,96%) afirmaram terem usado videoaulas de Química com alguma frequência, contra 16 (14,04%) que nunca usaram. Para os alunos que utilizaram videoaulas de Química, 25,53% afirmaram que essa ferramenta foi o método principal, frente a 74,47% que declararam ter sido um método complementar. Entre todas as disciplinas, a Química foi a que obteve o maior índice de utilização de videoaulas, o que parece reforçar a afirmação de pesquisadores da área de Educação em Química em relação à abstração, a dificuldade de compreensão dessa ciência e a necessidade de ferramentas visuais. De forma geral, foi possível constatar que o uso de videoaulas de Química de maneira autogerenciada foi um recurso recorrente e apropriado para os estudantes durante sua preparação para o ingresso no ensino superior.
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A primeira etapa do trabalho envolveu a construção e a validação de um questionário com 84 itens, estruturado em 5 seções que abordam aspectos pessoais e em relação ao ensino médio e a preparação para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior, principalmente ENEM e UFRGS. A segunda etapa da pesquisa foi realizada com a aplicação do questionário a 114 alunos, dos quais 98 (85,96%) afirmaram terem usado videoaulas de Química com alguma frequência, contra 16 (14,04%) que nunca usaram. Para os alunos que utilizaram videoaulas de Química, 25,53% afirmaram que essa ferramenta foi o método principal, frente a 74,47% que declararam ter sido um método complementar. Entre todas as disciplinas, a Química foi a que obteve o maior índice de utilização de videoaulas, o que parece reforçar a afirmação de pesquisadores da área de Educação em Química em relação à abstração, a dificuldade de compreensão dessa ciência e a necessidade de ferramentas visuais. De forma geral, foi possível constatar que o uso de videoaulas de Química de maneira autogerenciada foi um recurso recorrente e apropriado para os estudantes durante sua preparação para o ingresso no ensino superior.The growing use and importance of Information and Communication Technologies (ICTs) is indisputable, especially those connected to the Internet, in various segments of society. In the context of education a current highlight is video lessons, a didactic resource that aims to improve teaching and learning processes, whether in the school environment or outside. In an extra-class scenario, with students with the purpose of access to higher education, the main objective of this work arises: to analyze the use of chemistry videotapes, in a self-managed way, in the preparation of the students in courses with a weight of 3 in Chemistry in the vestibular of UFRGS. To achieve this purpose, a quantitative research was carried out through the Survey method.The first stage of the work involved the construction and validation of a questionnaire with 84 items, structured in 5 sections that deal with personal aspects and in relation to high school and the preparation for the selective processes of entrance to higher education, mainly ENEM and UFRGS. The second stage of the research was carried out with the application of the questionnaire to 114 students, of whom 98 (85.96%) reported using Chemistry videotapes with some frequency, against 16 (14.04%) that they never used. For the students who used Chemistry videotapes, 25.53% stated that this tool was the main method, compared to 74.47% that they declared to be a complementary method. Among all disciplines, Chemistry was the one that obtained the highest index of videotape use, what seems to reinforce the affirmation of researchers of the area of Education in Chemistry in relation to the abstraction, the difficulty of understanding this science and the necessity of visual tools . In general, it was possible to verify that the use of chemistry videotapes in a self-managed way was a recurrent and appropriate resource for the students during their preparation for entry into higher education.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulExame Nacional do Ensino MédioTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)VestibularEnsino de quimicaEnsino e aprendizagemVideo classesHigher educationSelf-managedInternetNovas tecnologias, novos métodos? : uma investigação sobre o uso autogerenciado de videoaulas de química para o ingresso no ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de QuímicaPorto Alegre, BR-RS2018Química: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001075819.pdfTexto completoapplication/pdf1448426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182243/1/001075819.pdf34378245c122b9e45bf614ecf8a2c2e2MD51TEXT001075819.pdf.txt001075819.pdf.txtExtracted Texttext/plain136581http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182243/2/001075819.pdf.txt9250f366840a9594b78564492f3df644MD52THUMBNAIL001075819.pdf.jpg001075819.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182243/3/001075819.pdf.jpg7172dd8dd7dcae0c5028e6bdd17ee26dMD5310183/1822432018-10-05 07:53:10.834oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182243Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:53:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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