Obrigatoriedade da pré escola : análise em relação a inserção de turmas de pré-escola no contexto do espaço de uma instituição de ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schröder, Suzeti Silva Dornelles
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195619
Resumo: Este trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a obrigatoriedade da Pré-escola a partir da análise da inserção de turmas de pré-escola no contexto do espaço de uma instituição de ensino fundamental. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa através de um estudo de caso que visa conhecer a realidade de uma escola que atende turmas de pré-escola e ensino fundamental. Como estratégia metodológica optou-se, inicialmente, pela pesquisa bibliográfica na busca de fontes sobre a temática em teses, artigos, pesquisas, revistas e livros, em sites de bibliotecas, portal da Capes e da Scielo. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professoras que atuam em turmas de pré-escola e com uma pessoa que atua na área da gestão escolar, explicitando a visão da gestão sobre a inserção de turmas de pré-escola na instituição. O estudo de alguns documentos legais como Lei Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais Educação Infantil, Constituição Federal, entre outros, bem como de pesquisas realizadas por especialistas da área da educação infantil como Barbosa e Campos, foram referenciais que subsidiaram a análise da pesquisa. O estudo buscou também conhecer a trajetóriadas professoras que atuam comessa faixa etária e suas concepções acerca da obrigatoriedade da pré-escola e os desafios encontrados no contexto vivenciadopor elas numa escola de ensino fundamental. Com os dados obtidos foramrealizadas análises articuladas com os referenciais teóricos do campo da Educação Infantil sobre atemática da obrigatoriedade e especificidadesdesta etapa de ensino. Nestaperspectiva, oestudo aponta os desafios encontrados para promover uma educação dequalidade paraas crianças da educação infantil. Concluiu-se que as especificidades da educação infantil precisam ser asseguradas em diferentes espaços, destaca-se a ideiade escolarização que as professoras efamílias possuem, articulada à concepçãode alfabetização, e de preparação para oensino fundamental. Por fim, oestudo apresenta comoo espaço da escola que acolhe crianças de diferentes faixas etárias daeducaçãobásica precisa oferecer potencialidades paraacolher com qualidade as especificidades garantindo os direitos das crianças.
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O estudo de alguns documentos legais como Lei Diretrizes e Bases da Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais Educação Infantil, Constituição Federal, entre outros, bem como de pesquisas realizadas por especialistas da área da educação infantil como Barbosa e Campos, foram referenciais que subsidiaram a análise da pesquisa. O estudo buscou também conhecer a trajetóriadas professoras que atuam comessa faixa etária e suas concepções acerca da obrigatoriedade da pré-escola e os desafios encontrados no contexto vivenciadopor elas numa escola de ensino fundamental. Com os dados obtidos foramrealizadas análises articuladas com os referenciais teóricos do campo da Educação Infantil sobre atemática da obrigatoriedade e especificidadesdesta etapa de ensino. Nestaperspectiva, oestudo aponta os desafios encontrados para promover uma educação dequalidade paraas crianças da educação infantil. Concluiu-se que as especificidades da educação infantil precisam ser asseguradas em diferentes espaços, destaca-se a ideiade escolarização que as professoras efamílias possuem, articulada à concepçãode alfabetização, e de preparação para oensino fundamental. Por fim, oestudo apresenta comoo espaço da escola que acolhe crianças de diferentes faixas etárias daeducaçãobásica precisa oferecer potencialidades paraacolher com qualidade as especificidades garantindo os direitos das crianças.This work aims to research on the compulsory Preschool from the analysis of the insertion of pre-school classes in the context of the space of an elementary school. The methodology used was a qualitative approach through a case study that aims to know the reality of a school that attends classes of preschool and elementary school. As a methodological strategy, we initially opted for bibliographical research in the search of sources on the subject in theses, articles, researches, magazines and books, on library sites, Capes and Scielo portals. Semi-structured interviews were also carried out with four teachers who work in pre-school classes and with a person who works in the area of school management, explaining the management's view on the insertion of pre-school classes in the institution. The study of some legal documents such as the Laws and Bases of Education, National Curricular Guidelines for Early Childhood Education, Federal Constitution, among others, as well as research carried out by children's education specialists such as Barbosa and Campos, were references that supported the analysis of search. The study also sought to know the trajectory of the teachers who work with this age group and their conceptions about the compulsory preschool and the challenges found in the context experienced by them in a primary school. With the obtained data, we performed analyzes articulated with the theoretical references of the field of Infantile Education on the subject of the obligatoriness and specificities of this stage of education. From this perspective, the study points out the challenges encountered in promoting quality education for children in early childhood education.application/pdfporEnsino fundamentalEducação pré-escolarEducação infantilObrigatoriedade escolarObrigatoriedade da pré escola : análise em relação a inserção de turmas de pré-escola no contexto do espaço de uma instituição de ensino fundamental.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092270.pdf.txt001092270.pdf.txtExtracted Texttext/plain126871http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195619/2/001092270.pdf.txtf0e78162fb54664be1a55ca8b6161749MD52ORIGINAL001092270.pdfTexto completoapplication/pdf615003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195619/1/001092270.pdf66268ffd438febd8f29f5107fbcbaf7dMD5110183/1956192021-05-07 05:16:21.042336oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195619Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:16:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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