A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Maria Aparecida Lopes
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3191
Resumo: O texto origina-se de uma pesquisa sobre a percepção dos protagonistas de uma escola pública em Brasília, com respeito à sua participação nas decisões referentes à organização e gestão da escola. Buscou-se mediante abordagem qualitativa recolher a opinião dos interlocutores, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas para pais, direção e professores e expressões escritas e figurativas dos alunos de I a 4" séries do Ensino Fundamental. A investigação mostrou que a participação não alcança o ideal desejado para uma escola democrática, apresentando-se como uma prática que encontra o oferecimento de poucos espaços para a sua realização, e ocorrendo por meio do cumprimento das formalidades, se mostra como uma participação passiva e limitada.   
id UNB-32_58c62f08e5ad14a004bd74541da731eb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3191
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escolaParticipação;Comunidade escolar;Prática democrática;Gestão escolarO texto origina-se de uma pesquisa sobre a percepção dos protagonistas de uma escola pública em Brasília, com respeito à sua participação nas decisões referentes à organização e gestão da escola. Buscou-se mediante abordagem qualitativa recolher a opinião dos interlocutores, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas para pais, direção e professores e expressões escritas e figurativas dos alunos de I a 4" séries do Ensino Fundamental. A investigação mostrou que a participação não alcança o ideal desejado para uma escola democrática, apresentando-se como uma prática que encontra o oferecimento de poucos espaços para a sua realização, e ocorrendo por meio do cumprimento das formalidades, se mostra como uma participação passiva e limitada.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2004-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/319110.26512/lc.v10i18.3191Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 67-84Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 67-84Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 67-841981-04311516-489610.26512/lc.v10i18reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3191/2879Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Maria Aparecida Lopes2022-09-09T14:50:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3191Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:50:36Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola
title A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola
spellingShingle A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola
Carneiro, Maria Aparecida Lopes
Participação;
Comunidade escolar;
Prática democrática;
Gestão escolar
title_short A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola
title_full A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola
title_fullStr A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola
title_full_unstemmed A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola
title_sort A participação da comunidade escolar e suas implicações para prática democrática da escola
author Carneiro, Maria Aparecida Lopes
author_facet Carneiro, Maria Aparecida Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Maria Aparecida Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Participação;
Comunidade escolar;
Prática democrática;
Gestão escolar
topic Participação;
Comunidade escolar;
Prática democrática;
Gestão escolar
description O texto origina-se de uma pesquisa sobre a percepção dos protagonistas de uma escola pública em Brasília, com respeito à sua participação nas decisões referentes à organização e gestão da escola. Buscou-se mediante abordagem qualitativa recolher a opinião dos interlocutores, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas para pais, direção e professores e expressões escritas e figurativas dos alunos de I a 4" séries do Ensino Fundamental. A investigação mostrou que a participação não alcança o ideal desejado para uma escola democrática, apresentando-se como uma prática que encontra o oferecimento de poucos espaços para a sua realização, e ocorrendo por meio do cumprimento das formalidades, se mostra como uma participação passiva e limitada.   
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3191
10.26512/lc.v10i18.3191
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3191
identifier_str_mv 10.26512/lc.v10i18.3191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3191/2879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 10 No. 18 (2004): Gestão na Educação; 67-84
Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 18 (2004): Gestão na Educação; 67-84
Linhas Crí­ticas; v. 10 n. 18 (2004): Gestão na Educação; 67-84
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v10i18
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284978786304