A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colla, Gabriele Pasquali
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/168816
Resumo: No âmbito das políticas educacionais, uma das maneiras para melhorar a educação envolve a transferência de recursos adicionais às escolas. Nas análises de Eric Alan Hanushek, economista norteamericano da área de Economia da Educação, essa relação entre os recursos escolares e a proficiência acadêmica é questionada. Ao longo de mais de quatro décadas, o autor vem contribuindo com o debate acerca da eficiência na alocação dos recursos na educação e com a formulação de políticas públicas educacionais. Dada a importância das pesquisas de Hanushek no âmbito da Economia da Educação, propõe-se uma revisão bibliográfica cronológica de suas contribuições, de 1970 a 2016, através dos artigos do autor que priorizam esse tema. Também são abordados os críticos do pesquisador e a internalização do debate de Hanushek no Brasil. São elementos chave do discurso do autor a ausência de relação forte ou sistemática entre os recursos e o desempenho acadêmico, assim como a alocação dos recursos educacionais e a qualidade da educação. Além disso, aprimorar o aspecto institucional do sistema de ensino, através de incentivos aos docentes, de políticas de responsabilização, da valorização do professor e da gestão escolar, mostra-se essencial para a promoção do resultado cognitivo dos alunos.
id UFRGS-2_6ad3233d40e5cba32092772032539073
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168816
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Colla, Gabriele PasqualiComim, Flavio Vasconcellos2017-09-26T02:26:01Z2017http://hdl.handle.net/10183/168816001046369No âmbito das políticas educacionais, uma das maneiras para melhorar a educação envolve a transferência de recursos adicionais às escolas. Nas análises de Eric Alan Hanushek, economista norteamericano da área de Economia da Educação, essa relação entre os recursos escolares e a proficiência acadêmica é questionada. Ao longo de mais de quatro décadas, o autor vem contribuindo com o debate acerca da eficiência na alocação dos recursos na educação e com a formulação de políticas públicas educacionais. Dada a importância das pesquisas de Hanushek no âmbito da Economia da Educação, propõe-se uma revisão bibliográfica cronológica de suas contribuições, de 1970 a 2016, através dos artigos do autor que priorizam esse tema. Também são abordados os críticos do pesquisador e a internalização do debate de Hanushek no Brasil. São elementos chave do discurso do autor a ausência de relação forte ou sistemática entre os recursos e o desempenho acadêmico, assim como a alocação dos recursos educacionais e a qualidade da educação. Além disso, aprimorar o aspecto institucional do sistema de ensino, através de incentivos aos docentes, de políticas de responsabilização, da valorização do professor e da gestão escolar, mostra-se essencial para a promoção do resultado cognitivo dos alunos.Within the scope of educational policy, one of the ways to improve education involves transferring additional resources to schools. In the analysis of Eric Alan Hanushek, North American economist of the area of Economics of Education, this relation between school resources and academic proficiency is questioned. For over four decades, the author has contributed to the controversial debate about the efficiency in the allocation of resources in education and to the formulation of educational public policies. Given the importance of the author's research in the field of Economics of Education, a chronological bibliographical review of his contributions, from 1970 to 2016, is proposed through the author's articles that prioritize this theme. The author‟s critics are also addressed as well as the internalization of the Hanushek debate in Brazil. Key elements of the author's discourse are the lack of a strong or systematic relationship between resources and academic performance, as well as the allocation of educational resources and the quality of education. In addition, to improve the institutional aspect of the education system, through incentives for teachers, accountability policies, teacher appreciation and school management is essential for the promotion of students' cognitive outcomes.application/pdfporEconomia da educaçãoDesempenhoStudent performanceSchool resourcesEducational production functionEconomics of educationA influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushekinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046369.pdf001046369.pdfTexto completoapplication/pdf981585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/1/001046369.pdf2c06adc6850ebe330ec69fd847ee23c4MD51TEXT001046369.pdf.txt001046369.pdf.txtExtracted Texttext/plain218207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/2/001046369.pdf.txt24fb18c6fc46bdad0ddcc6f77f40a5aeMD52THUMBNAIL001046369.pdf.jpg001046369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/3/001046369.pdf.jpgb3f461eaf11fd34121339ee846a4a49cMD5310183/1688162018-10-29 07:41:47.37oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:41:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek
title A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek
spellingShingle A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek
Colla, Gabriele Pasquali
Economia da educação
Desempenho
Student performance
School resources
Educational production function
Economics of education
title_short A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek
title_full A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek
title_fullStr A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek
title_full_unstemmed A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek
title_sort A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek
author Colla, Gabriele Pasquali
author_facet Colla, Gabriele Pasquali
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colla, Gabriele Pasquali
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comim, Flavio Vasconcellos
contributor_str_mv Comim, Flavio Vasconcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Economia da educação
Desempenho
topic Economia da educação
Desempenho
Student performance
School resources
Educational production function
Economics of education
dc.subject.eng.fl_str_mv Student performance
School resources
Educational production function
Economics of education
description No âmbito das políticas educacionais, uma das maneiras para melhorar a educação envolve a transferência de recursos adicionais às escolas. Nas análises de Eric Alan Hanushek, economista norteamericano da área de Economia da Educação, essa relação entre os recursos escolares e a proficiência acadêmica é questionada. Ao longo de mais de quatro décadas, o autor vem contribuindo com o debate acerca da eficiência na alocação dos recursos na educação e com a formulação de políticas públicas educacionais. Dada a importância das pesquisas de Hanushek no âmbito da Economia da Educação, propõe-se uma revisão bibliográfica cronológica de suas contribuições, de 1970 a 2016, através dos artigos do autor que priorizam esse tema. Também são abordados os críticos do pesquisador e a internalização do debate de Hanushek no Brasil. São elementos chave do discurso do autor a ausência de relação forte ou sistemática entre os recursos e o desempenho acadêmico, assim como a alocação dos recursos educacionais e a qualidade da educação. Além disso, aprimorar o aspecto institucional do sistema de ensino, através de incentivos aos docentes, de políticas de responsabilização, da valorização do professor e da gestão escolar, mostra-se essencial para a promoção do resultado cognitivo dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T02:26:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/168816
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001046369
url http://hdl.handle.net/10183/168816
identifier_str_mv 001046369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/1/001046369.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/2/001046369.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/3/001046369.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c06adc6850ebe330ec69fd847ee23c4
24fb18c6fc46bdad0ddcc6f77f40a5ae
b3f461eaf11fd34121339ee846a4a49c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224537598066688