A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/168816 |
Resumo: | No âmbito das políticas educacionais, uma das maneiras para melhorar a educação envolve a transferência de recursos adicionais às escolas. Nas análises de Eric Alan Hanushek, economista norteamericano da área de Economia da Educação, essa relação entre os recursos escolares e a proficiência acadêmica é questionada. Ao longo de mais de quatro décadas, o autor vem contribuindo com o debate acerca da eficiência na alocação dos recursos na educação e com a formulação de políticas públicas educacionais. Dada a importância das pesquisas de Hanushek no âmbito da Economia da Educação, propõe-se uma revisão bibliográfica cronológica de suas contribuições, de 1970 a 2016, através dos artigos do autor que priorizam esse tema. Também são abordados os críticos do pesquisador e a internalização do debate de Hanushek no Brasil. São elementos chave do discurso do autor a ausência de relação forte ou sistemática entre os recursos e o desempenho acadêmico, assim como a alocação dos recursos educacionais e a qualidade da educação. Além disso, aprimorar o aspecto institucional do sistema de ensino, através de incentivos aos docentes, de políticas de responsabilização, da valorização do professor e da gestão escolar, mostra-se essencial para a promoção do resultado cognitivo dos alunos. |
id |
UFRGS-2_6ad3233d40e5cba32092772032539073 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168816 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Colla, Gabriele PasqualiComim, Flavio Vasconcellos2017-09-26T02:26:01Z2017http://hdl.handle.net/10183/168816001046369No âmbito das políticas educacionais, uma das maneiras para melhorar a educação envolve a transferência de recursos adicionais às escolas. Nas análises de Eric Alan Hanushek, economista norteamericano da área de Economia da Educação, essa relação entre os recursos escolares e a proficiência acadêmica é questionada. Ao longo de mais de quatro décadas, o autor vem contribuindo com o debate acerca da eficiência na alocação dos recursos na educação e com a formulação de políticas públicas educacionais. Dada a importância das pesquisas de Hanushek no âmbito da Economia da Educação, propõe-se uma revisão bibliográfica cronológica de suas contribuições, de 1970 a 2016, através dos artigos do autor que priorizam esse tema. Também são abordados os críticos do pesquisador e a internalização do debate de Hanushek no Brasil. São elementos chave do discurso do autor a ausência de relação forte ou sistemática entre os recursos e o desempenho acadêmico, assim como a alocação dos recursos educacionais e a qualidade da educação. Além disso, aprimorar o aspecto institucional do sistema de ensino, através de incentivos aos docentes, de políticas de responsabilização, da valorização do professor e da gestão escolar, mostra-se essencial para a promoção do resultado cognitivo dos alunos.Within the scope of educational policy, one of the ways to improve education involves transferring additional resources to schools. In the analysis of Eric Alan Hanushek, North American economist of the area of Economics of Education, this relation between school resources and academic proficiency is questioned. For over four decades, the author has contributed to the controversial debate about the efficiency in the allocation of resources in education and to the formulation of educational public policies. Given the importance of the author's research in the field of Economics of Education, a chronological bibliographical review of his contributions, from 1970 to 2016, is proposed through the author's articles that prioritize this theme. The author‟s critics are also addressed as well as the internalization of the Hanushek debate in Brazil. Key elements of the author's discourse are the lack of a strong or systematic relationship between resources and academic performance, as well as the allocation of educational resources and the quality of education. In addition, to improve the institutional aspect of the education system, through incentives for teachers, accountability policies, teacher appreciation and school management is essential for the promotion of students' cognitive outcomes.application/pdfporEconomia da educaçãoDesempenhoStudent performanceSchool resourcesEducational production functionEconomics of educationA influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushekinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2017Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001046369.pdf001046369.pdfTexto completoapplication/pdf981585http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/1/001046369.pdf2c06adc6850ebe330ec69fd847ee23c4MD51TEXT001046369.pdf.txt001046369.pdf.txtExtracted Texttext/plain218207http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/2/001046369.pdf.txt24fb18c6fc46bdad0ddcc6f77f40a5aeMD52THUMBNAIL001046369.pdf.jpg001046369.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/3/001046369.pdf.jpgb3f461eaf11fd34121339ee846a4a49cMD5310183/1688162018-10-29 07:41:47.37oai:www.lume.ufrgs.br:10183/168816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:41:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek |
title |
A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek |
spellingShingle |
A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek Colla, Gabriele Pasquali Economia da educação Desempenho Student performance School resources Educational production function Economics of education |
title_short |
A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek |
title_full |
A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek |
title_fullStr |
A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek |
title_full_unstemmed |
A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek |
title_sort |
A influência dos recursos escolares no desempenho dos alunos : uma análise das contribuições de Eric Alan Hanushek |
author |
Colla, Gabriele Pasquali |
author_facet |
Colla, Gabriele Pasquali |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colla, Gabriele Pasquali |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comim, Flavio Vasconcellos |
contributor_str_mv |
Comim, Flavio Vasconcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia da educação Desempenho |
topic |
Economia da educação Desempenho Student performance School resources Educational production function Economics of education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Student performance School resources Educational production function Economics of education |
description |
No âmbito das políticas educacionais, uma das maneiras para melhorar a educação envolve a transferência de recursos adicionais às escolas. Nas análises de Eric Alan Hanushek, economista norteamericano da área de Economia da Educação, essa relação entre os recursos escolares e a proficiência acadêmica é questionada. Ao longo de mais de quatro décadas, o autor vem contribuindo com o debate acerca da eficiência na alocação dos recursos na educação e com a formulação de políticas públicas educacionais. Dada a importância das pesquisas de Hanushek no âmbito da Economia da Educação, propõe-se uma revisão bibliográfica cronológica de suas contribuições, de 1970 a 2016, através dos artigos do autor que priorizam esse tema. Também são abordados os críticos do pesquisador e a internalização do debate de Hanushek no Brasil. São elementos chave do discurso do autor a ausência de relação forte ou sistemática entre os recursos e o desempenho acadêmico, assim como a alocação dos recursos educacionais e a qualidade da educação. Além disso, aprimorar o aspecto institucional do sistema de ensino, através de incentivos aos docentes, de políticas de responsabilização, da valorização do professor e da gestão escolar, mostra-se essencial para a promoção do resultado cognitivo dos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T02:26:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/168816 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001046369 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/168816 |
identifier_str_mv |
001046369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/1/001046369.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/2/001046369.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/168816/3/001046369.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c06adc6850ebe330ec69fd847ee23c4 24fb18c6fc46bdad0ddcc6f77f40a5ae b3f461eaf11fd34121339ee846a4a49c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224537598066688 |