Desempenho escolar e produtividade relativa das redes pública e privada de ensino fundamental no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Roberta Berneira de Espirito
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/7231
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar os determinantes do desempenho escolar em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos da 4a série/5o ano do ensino fundamental nos dois setores do estado do Rio Grande do Sul e os fatores que influenciam a decisão familiar quanto à inserção dos filhos em escolas da rede pública ou privada, utilizando dados do SAEB de 2013. Além disso, também foi estimado o diferencial de desempenho entre estudantes das referidas redes educacionais. A fim de alcançar tais propósitos, foi utilizado o modelo de Heckman (1979) para estimar o desempenho escolar e corrigir o possível viés de seleção decorrente da tendência da família em escolher a rede privada de ensino. O Rio Grande do Sul foi escolhido devido à tendência declinante da proficiência dos alunos em ambos os setores escolares no período que compreende 1995 a 2005. Segundo Hanushek (2002), a função de desempenho escolar leva em consideração três principais características: do aluno, background familiar e características das escolas e professores. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se o nível socioeconômico dos pais, pois, à medida que este se eleva, maior é a probabilidade de inserção em escolas particulares, e também iniciar os estudos pela pré-escola e realizar o dever de casa, são fatores que elevam o desempenho escolar dos alunos.
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