Desempenho escolar e produtividade relativa das redes pública e privada de ensino fundamental no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7231 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é investigar os determinantes do desempenho escolar em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos da 4a série/5o ano do ensino fundamental nos dois setores do estado do Rio Grande do Sul e os fatores que influenciam a decisão familiar quanto à inserção dos filhos em escolas da rede pública ou privada, utilizando dados do SAEB de 2013. Além disso, também foi estimado o diferencial de desempenho entre estudantes das referidas redes educacionais. A fim de alcançar tais propósitos, foi utilizado o modelo de Heckman (1979) para estimar o desempenho escolar e corrigir o possível viés de seleção decorrente da tendência da família em escolher a rede privada de ensino. O Rio Grande do Sul foi escolhido devido à tendência declinante da proficiência dos alunos em ambos os setores escolares no período que compreende 1995 a 2005. Segundo Hanushek (2002), a função de desempenho escolar leva em consideração três principais características: do aluno, background familiar e características das escolas e professores. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se o nível socioeconômico dos pais, pois, à medida que este se eleva, maior é a probabilidade de inserção em escolas particulares, e também iniciar os estudos pela pré-escola e realizar o dever de casa, são fatores que elevam o desempenho escolar dos alunos. |
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Desempenho escolar e produtividade relativa das redes pública e privada de ensino fundamental no Rio Grande do SulDesempenho escolarHeckmamFundação de produção educacionalDiferencial de proficiênciaSchool performanceEducational production functionDifferential proficiencyO objetivo deste estudo é investigar os determinantes do desempenho escolar em Matemática e Língua Portuguesa dos alunos da 4a série/5o ano do ensino fundamental nos dois setores do estado do Rio Grande do Sul e os fatores que influenciam a decisão familiar quanto à inserção dos filhos em escolas da rede pública ou privada, utilizando dados do SAEB de 2013. Além disso, também foi estimado o diferencial de desempenho entre estudantes das referidas redes educacionais. A fim de alcançar tais propósitos, foi utilizado o modelo de Heckman (1979) para estimar o desempenho escolar e corrigir o possível viés de seleção decorrente da tendência da família em escolher a rede privada de ensino. O Rio Grande do Sul foi escolhido devido à tendência declinante da proficiência dos alunos em ambos os setores escolares no período que compreende 1995 a 2005. Segundo Hanushek (2002), a função de desempenho escolar leva em consideração três principais características: do aluno, background familiar e características das escolas e professores. Entre os principais resultados encontrados, destacam-se o nível socioeconômico dos pais, pois, à medida que este se eleva, maior é a probabilidade de inserção em escolas particulares, e também iniciar os estudos pela pré-escola e realizar o dever de casa, são fatores que elevam o desempenho escolar dos alunos.The objective of this study is to investigate the determinants of school performance in Mathematics and Portuguese Language of students in 4th grade / 5th year of primary education in the two sectors of the state of Rio Grande do Sul and the factors that influence the family decision regarding the insertion of children in public or private schools, using data from the SAEB of 2013. In addition, it was also estimated the differential of performance among students of the educational networks referred before. In order to reach such purposes, the Heckman (1979) model was used to estimate the school performance and correct the possible selection bias due to the family's tendency to choose private schooling. Rio Grande do Sul was chosen due to the declining tendency of student proficiency in both school sectors in the period from 1995 to 2005. According to Hanushek (2002), the school performance function takes into account three main characteristics: student, family background and characteristics of schools and teachers. Among the main results found, the socioeconomic level of the parents stands out because, as it rises, the probability of insertion in private schools is higher, and also initiating pre-school studies and do the homework, are factors that elevate students' school performance.Orellana, Vivian dos Santos QueirozSanto, Roberta Berneira de Espirito2017-07-13T14:30:05Z2017-07-13T14:30:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfESPIRITO SANTOS, Roberta Berneira do. Desempenho escolar e produtividade relativa das redes pública e privada de ensino fundamental no Rio Grande do Sul. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Curso de Ciências Econômicas, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/7231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-08-02T16:45:09Zoai:repositorio.furg.br:1/7231Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-08-02T16:45:09Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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