O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95958 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade verificar o uso da ferramenta Blog como recurso pedagógico na socialização de atividades realizadas com alunos pertencentes a uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Gravataí/RS, na disciplina de Artes Visuais, buscando a sua ação, interação e construção do conhecimento, e mostrando ações que podem ser realizadas interdisciplinarmente de modo interativo e colaborativo. De jeito despretensioso chama os professores a refletirem sobre o fazer pedagógico, sobre a bagagem de conhecimento que os alunos trazem consigo e sobre as inferências que podem advir do trabalho com Arquiteturas Pedagógicas e os Projetos de Aprendizagens. A metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso e documental ficou centrada na observação da autora procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos. |
id |
UFRGS-2_6afb371eb646e82e149b098d789e3a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95958 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Cristina de Siqueira daBernardi, Maira2014-06-03T02:03:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95958000912406Este trabalho tem por finalidade verificar o uso da ferramenta Blog como recurso pedagógico na socialização de atividades realizadas com alunos pertencentes a uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Gravataí/RS, na disciplina de Artes Visuais, buscando a sua ação, interação e construção do conhecimento, e mostrando ações que podem ser realizadas interdisciplinarmente de modo interativo e colaborativo. De jeito despretensioso chama os professores a refletirem sobre o fazer pedagógico, sobre a bagagem de conhecimento que os alunos trazem consigo e sobre as inferências que podem advir do trabalho com Arquiteturas Pedagógicas e os Projetos de Aprendizagens. A metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso e documental ficou centrada na observação da autora procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos.application/pdfporBlogAprendizagemEnsinoArtes visuaisO uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912406.pdf000912406.pdfTexto completoapplication/pdf1825602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/1/000912406.pdfc42162a7f81fed1e0e37467282f495c7MD51TEXT000912406.pdf.txt000912406.pdf.txtExtracted Texttext/plain84368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/2/000912406.pdf.txt16d2f7b761ae0189d9eaa631e08518a4MD52THUMBNAIL000912406.pdf.jpg000912406.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/3/000912406.pdf.jpgdc73c26d9b457b33491a46fa9b324fc6MD5310183/959582018-10-15 09:17:27.017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95958Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:17:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental |
title |
O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental Silva, Cristina de Siqueira da Blog Aprendizagem Ensino Artes visuais |
title_short |
O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental |
title_full |
O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental |
title_sort |
O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental |
author |
Silva, Cristina de Siqueira da |
author_facet |
Silva, Cristina de Siqueira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cristina de Siqueira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bernardi, Maira |
contributor_str_mv |
Bernardi, Maira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blog Aprendizagem Ensino Artes visuais |
topic |
Blog Aprendizagem Ensino Artes visuais |
description |
Este trabalho tem por finalidade verificar o uso da ferramenta Blog como recurso pedagógico na socialização de atividades realizadas com alunos pertencentes a uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Gravataí/RS, na disciplina de Artes Visuais, buscando a sua ação, interação e construção do conhecimento, e mostrando ações que podem ser realizadas interdisciplinarmente de modo interativo e colaborativo. De jeito despretensioso chama os professores a refletirem sobre o fazer pedagógico, sobre a bagagem de conhecimento que os alunos trazem consigo e sobre as inferências que podem advir do trabalho com Arquiteturas Pedagógicas e os Projetos de Aprendizagens. A metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso e documental ficou centrada na observação da autora procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95958 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000912406 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95958 |
identifier_str_mv |
000912406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/1/000912406.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/2/000912406.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/3/000912406.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c42162a7f81fed1e0e37467282f495c7 16d2f7b761ae0189d9eaa631e08518a4 dc73c26d9b457b33491a46fa9b324fc6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486791333871616 |