O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristina de Siqueira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95958
Resumo: Este trabalho tem por finalidade verificar o uso da ferramenta Blog como recurso pedagógico na socialização de atividades realizadas com alunos pertencentes a uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Gravataí/RS, na disciplina de Artes Visuais, buscando a sua ação, interação e construção do conhecimento, e mostrando ações que podem ser realizadas interdisciplinarmente de modo interativo e colaborativo. De jeito despretensioso chama os professores a refletirem sobre o fazer pedagógico, sobre a bagagem de conhecimento que os alunos trazem consigo e sobre as inferências que podem advir do trabalho com Arquiteturas Pedagógicas e os Projetos de Aprendizagens. A metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso e documental ficou centrada na observação da autora procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos.
id UFRGS-2_6afb371eb646e82e149b098d789e3a24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95958
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Cristina de Siqueira daBernardi, Maira2014-06-03T02:03:57Z2012http://hdl.handle.net/10183/95958000912406Este trabalho tem por finalidade verificar o uso da ferramenta Blog como recurso pedagógico na socialização de atividades realizadas com alunos pertencentes a uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Gravataí/RS, na disciplina de Artes Visuais, buscando a sua ação, interação e construção do conhecimento, e mostrando ações que podem ser realizadas interdisciplinarmente de modo interativo e colaborativo. De jeito despretensioso chama os professores a refletirem sobre o fazer pedagógico, sobre a bagagem de conhecimento que os alunos trazem consigo e sobre as inferências que podem advir do trabalho com Arquiteturas Pedagógicas e os Projetos de Aprendizagens. A metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso e documental ficou centrada na observação da autora procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos.application/pdfporBlogAprendizagemEnsinoArtes visuaisO uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000912406.pdf000912406.pdfTexto completoapplication/pdf1825602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/1/000912406.pdfc42162a7f81fed1e0e37467282f495c7MD51TEXT000912406.pdf.txt000912406.pdf.txtExtracted Texttext/plain84368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/2/000912406.pdf.txt16d2f7b761ae0189d9eaa631e08518a4MD52THUMBNAIL000912406.pdf.jpg000912406.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1081http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/3/000912406.pdf.jpgdc73c26d9b457b33491a46fa9b324fc6MD5310183/959582018-10-15 09:17:27.017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95958Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:17:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental
title O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental
spellingShingle O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental
Silva, Cristina de Siqueira da
Blog
Aprendizagem
Ensino
Artes visuais
title_short O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental
title_full O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental
title_fullStr O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental
title_sort O uso da ferramenta blog como um motivador e socializador da aprendizagem para os alunos do 4º ano do ensino fundamental
author Silva, Cristina de Siqueira da
author_facet Silva, Cristina de Siqueira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristina de Siqueira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bernardi, Maira
contributor_str_mv Bernardi, Maira
dc.subject.por.fl_str_mv Blog
Aprendizagem
Ensino
Artes visuais
topic Blog
Aprendizagem
Ensino
Artes visuais
description Este trabalho tem por finalidade verificar o uso da ferramenta Blog como recurso pedagógico na socialização de atividades realizadas com alunos pertencentes a uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Gravataí/RS, na disciplina de Artes Visuais, buscando a sua ação, interação e construção do conhecimento, e mostrando ações que podem ser realizadas interdisciplinarmente de modo interativo e colaborativo. De jeito despretensioso chama os professores a refletirem sobre o fazer pedagógico, sobre a bagagem de conhecimento que os alunos trazem consigo e sobre as inferências que podem advir do trabalho com Arquiteturas Pedagógicas e os Projetos de Aprendizagens. A metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso e documental ficou centrada na observação da autora procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95958
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000912406
url http://hdl.handle.net/10183/95958
identifier_str_mv 000912406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/1/000912406.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/2/000912406.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95958/3/000912406.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c42162a7f81fed1e0e37467282f495c7
16d2f7b761ae0189d9eaa631e08518a4
dc73c26d9b457b33491a46fa9b324fc6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486791333871616