Utilização do blog como ferramenta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bubiak Júnior, Walter
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1753
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais do Ensino Fundamental – 6o ao 9o ano. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Nepomoceno Kapp.
id UNIL_d2415e060217deba69a0264045088c4b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1753
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Utilização do blog como ferramenta de ensinoTecnologias de Informação e Comunicação (TIC)BlogEnsino-aprendizagemTrabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais do Ensino Fundamental – 6o ao 9o ano. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Nepomoceno Kapp.Essa pesquisa mostra o desfecho de um projeto efetuado com quinze professores da rede estadual de ensino, que teve como objetivo analisar a utilização do Blog no ensino e verificar a continuidade de seu emprego pelos professores. Dessa forma, o Blog pode se tornar uma opção a mais aos professores, uma ferramenta útil para o processo de ensino - aprendizagem. Acarreta em uma chance de ter-se uma educação mais adequada, não esquecendo, que o professor também, ao manusear o Blog, argumentará sobre os modos corretos de se aproveitar a internet. As principais contribuições teóricas utilizadas neste estudo foram de Filho e Pontes (2011), Hamze (2014), Pocinho e Gaspar (2012). Estes autores compreendem a relevância da utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar e como os professores são fundamentais para transformar esses dados em conhecimentos. A pesquisa foi bibliográfica e de levantamento, para coleta de dados utilizou-se de questionário. A análise do projeto apresentou que os professores integrantes demonstram-se contentes com a utilização do Blog e animados a continuarem a utilizar, mas declaram que para o emprego da ferramenta com maior frequência necessitam de tempo e melhores estruturas em suas escolas.This research shows the outcome of a project carried out with fifteen teachers from state schools, which aimed to analyze the use of the Blog in teaching and verify the continuity of their employment by teachers. Thus, the blog can become an additional option for teachers, a useful tool for teaching - learning process. Brings in a chance to have a better education, not forgetting that the teacher also, when handling the Blog, argue about the correct ways to leverage the internet. The main theoretical contributions used in this study were of the Filho and Pontes (2011), Hamze (2014), Pocinho and Gaspar (2012). These authors understand the relevance of the use of New Information and Communication Technologies at school and how teachers are essential to transform this data into knowledge. The research was literature and survey for data collection was used questionnaire. The project analysis showed that the members demonstrate teachers are content with the use of the Blog and encouraged to continue to use, but to declare that the use of the tool most often need time and better structures in their schools.Kapp, Marcelo NepomocenoBubiak Júnior, Walter2016info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfBUBIAK JÚNIOR, Walter. Utilização do blog como ferramenta de ensino. 2016. 29p. Monografia de Especialização (Curso apresentado a Universidade Federal da Integração Latino- Americana como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais do Ensino Fundamental – 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:57:37Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1753Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:57:37Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do blog como ferramenta de ensino
title Utilização do blog como ferramenta de ensino
spellingShingle Utilização do blog como ferramenta de ensino
Bubiak Júnior, Walter
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Blog
Ensino-aprendizagem
title_short Utilização do blog como ferramenta de ensino
title_full Utilização do blog como ferramenta de ensino
title_fullStr Utilização do blog como ferramenta de ensino
title_full_unstemmed Utilização do blog como ferramenta de ensino
title_sort Utilização do blog como ferramenta de ensino
author Bubiak Júnior, Walter
author_facet Bubiak Júnior, Walter
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kapp, Marcelo Nepomoceno
dc.contributor.author.fl_str_mv Bubiak Júnior, Walter
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Blog
Ensino-aprendizagem
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Blog
Ensino-aprendizagem
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais do Ensino Fundamental – 6o ao 9o ano. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Nepomoceno Kapp.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BUBIAK JÚNIOR, Walter. Utilização do blog como ferramenta de ensino. 2016. 29p. Monografia de Especialização (Curso apresentado a Universidade Federal da Integração Latino- Americana como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais do Ensino Fundamental – 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1753
identifier_str_mv BUBIAK JÚNIOR, Walter. Utilização do blog como ferramenta de ensino. 2016. 29p. Monografia de Especialização (Curso apresentado a Universidade Federal da Integração Latino- Americana como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática para Séries Finais do Ensino Fundamental – 6o ao 9o ano) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, 2016.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285248698679296