Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134663 |
Resumo: | Este trabalho reflete sobre memórias da trajetória de vida da autora nas aulas de arte na escola como estudante e professora de teatro. A narrativa de seus fatos marcantes, aprendizados e relações tem por objetivo propor reflexões sobre formas de pensar a arte na escola e a formação acadêmica e artística. A metodologia de pesquisa-formação em Historia de vida é a abordagem utilizada para compreender, através das narrativas escritas, a relevância de uma formação docente auto-reflexiva voltada para invenção de aprendizagens. |
id |
UFRGS-2_6b0d30011de2ed96742111a4384e9c0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134663 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Porto, Rochele ResendeSantos, Vera Lucia Bertoni dos2016-04-01T02:05:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/134663000987344Este trabalho reflete sobre memórias da trajetória de vida da autora nas aulas de arte na escola como estudante e professora de teatro. A narrativa de seus fatos marcantes, aprendizados e relações tem por objetivo propor reflexões sobre formas de pensar a arte na escola e a formação acadêmica e artística. A metodologia de pesquisa-formação em Historia de vida é a abordagem utilizada para compreender, através das narrativas escritas, a relevância de uma formação docente auto-reflexiva voltada para invenção de aprendizagens.Este trabajo reflexiona sobre los recuerdos de la historia de la vida del autor en las clases de arte en la escuela como estudiante y profesor de teatro. El relato de su hitos, el aprendizaje y las relaciones tiene como objetivo proponer reflexiones sobre la manera de pensar sobre el arte en la escuela y la formación académica y artística. La metodología de investigación - formación en la historia de la vida es el enfoque utilizado para comprender, a través de las narraciones escritas, la relevancia de una formación docente auto-reflexiva centró en invención del aprendizaje.application/pdfporTeatro : Formação de professoresInvençãoMemóriaNarrativaHistória de vidaFormación del profesoradoInvenciónLa memoriaLa narrativa y la historia de vidaNarrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987344.pdf000987344.pdfTexto completoapplication/pdf326975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/1/000987344.pdf6178341920f7eb6646f409b285030aa7MD51TEXT000987344.pdf.txt000987344.pdf.txtExtracted Texttext/plain70428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/2/000987344.pdf.txt759bacf4a65c03d6ded9de07237e9a0dMD52THUMBNAIL000987344.pdf.jpg000987344.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/3/000987344.pdf.jpg56d2fc7230344c57639434278465f03bMD5310183/1346632018-10-05 08:37:18.083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:37:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro |
title |
Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro |
spellingShingle |
Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro Porto, Rochele Resende Teatro : Formação de professores Invenção Memória Narrativa História de vida Formación del profesorado Invención La memoria La narrativa y la historia de vida |
title_short |
Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro |
title_full |
Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro |
title_fullStr |
Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro |
title_full_unstemmed |
Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro |
title_sort |
Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro |
author |
Porto, Rochele Resende |
author_facet |
Porto, Rochele Resende |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Rochele Resende |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
contributor_str_mv |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro : Formação de professores Invenção Memória Narrativa História de vida |
topic |
Teatro : Formação de professores Invenção Memória Narrativa História de vida Formación del profesorado Invención La memoria La narrativa y la historia de vida |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Formación del profesorado Invención La memoria La narrativa y la historia de vida |
description |
Este trabalho reflete sobre memórias da trajetória de vida da autora nas aulas de arte na escola como estudante e professora de teatro. A narrativa de seus fatos marcantes, aprendizados e relações tem por objetivo propor reflexões sobre formas de pensar a arte na escola e a formação acadêmica e artística. A metodologia de pesquisa-formação em Historia de vida é a abordagem utilizada para compreender, através das narrativas escritas, a relevância de uma formação docente auto-reflexiva voltada para invenção de aprendizagens. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-01T02:05:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134663 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000987344 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134663 |
identifier_str_mv |
000987344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/1/000987344.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/2/000987344.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/3/000987344.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6178341920f7eb6646f409b285030aa7 759bacf4a65c03d6ded9de07237e9a0d 56d2fc7230344c57639434278465f03b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447166140809216 |