Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Rochele Resende
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134663
Resumo: Este trabalho reflete sobre memórias da trajetória de vida da autora nas aulas de arte na escola como estudante e professora de teatro. A narrativa de seus fatos marcantes, aprendizados e relações tem por objetivo propor reflexões sobre formas de pensar a arte na escola e a formação acadêmica e artística. A metodologia de pesquisa-formação em Historia de vida é a abordagem utilizada para compreender, através das narrativas escritas, a relevância de uma formação docente auto-reflexiva voltada para invenção de aprendizagens.
id UFRGS-2_6b0d30011de2ed96742111a4384e9c0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134663
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Porto, Rochele ResendeSantos, Vera Lucia Bertoni dos2016-04-01T02:05:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/134663000987344Este trabalho reflete sobre memórias da trajetória de vida da autora nas aulas de arte na escola como estudante e professora de teatro. A narrativa de seus fatos marcantes, aprendizados e relações tem por objetivo propor reflexões sobre formas de pensar a arte na escola e a formação acadêmica e artística. A metodologia de pesquisa-formação em Historia de vida é a abordagem utilizada para compreender, através das narrativas escritas, a relevância de uma formação docente auto-reflexiva voltada para invenção de aprendizagens.Este trabajo reflexiona sobre los recuerdos de la historia de la vida del autor en las clases de arte en la escuela como estudiante y profesor de teatro. El relato de su hitos, el aprendizaje y las relaciones tiene como objetivo proponer reflexiones sobre la manera de pensar sobre el arte en la escuela y la formación académica y artística. La metodología de investigación - formación en la historia de la vida es el enfoque utilizado para comprender, a través de las narraciones escritas, la relevancia de una formación docente auto-reflexiva centró en invención del aprendizaje.application/pdfporTeatro : Formação de professoresInvençãoMemóriaNarrativaHistória de vidaFormación del profesoradoInvenciónLa memoriaLa narrativa y la historia de vidaNarrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2015Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987344.pdf000987344.pdfTexto completoapplication/pdf326975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/1/000987344.pdf6178341920f7eb6646f409b285030aa7MD51TEXT000987344.pdf.txt000987344.pdf.txtExtracted Texttext/plain70428http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/2/000987344.pdf.txt759bacf4a65c03d6ded9de07237e9a0dMD52THUMBNAIL000987344.pdf.jpg000987344.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/3/000987344.pdf.jpg56d2fc7230344c57639434278465f03bMD5310183/1346632018-10-05 08:37:18.083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:37:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro
title Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro
spellingShingle Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro
Porto, Rochele Resende
Teatro : Formação de professores
Invenção
Memória
Narrativa
História de vida
Formación del profesorado
Invención
La memoria
La narrativa y la historia de vida
title_short Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro
title_full Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro
title_fullStr Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro
title_full_unstemmed Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro
title_sort Narrativas de memória : Histórias de vida na escola e formação do professor de teatro
author Porto, Rochele Resende
author_facet Porto, Rochele Resende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Rochele Resende
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Formação de professores
Invenção
Memória
Narrativa
História de vida
topic Teatro : Formação de professores
Invenção
Memória
Narrativa
História de vida
Formación del profesorado
Invención
La memoria
La narrativa y la historia de vida
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación del profesorado
Invención
La memoria
La narrativa y la historia de vida
description Este trabalho reflete sobre memórias da trajetória de vida da autora nas aulas de arte na escola como estudante e professora de teatro. A narrativa de seus fatos marcantes, aprendizados e relações tem por objetivo propor reflexões sobre formas de pensar a arte na escola e a formação acadêmica e artística. A metodologia de pesquisa-formação em Historia de vida é a abordagem utilizada para compreender, através das narrativas escritas, a relevância de uma formação docente auto-reflexiva voltada para invenção de aprendizagens.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-01T02:05:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134663
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000987344
url http://hdl.handle.net/10183/134663
identifier_str_mv 000987344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/1/000987344.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/2/000987344.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134663/3/000987344.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6178341920f7eb6646f409b285030aa7
759bacf4a65c03d6ded9de07237e9a0d
56d2fc7230344c57639434278465f03b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224502826237952