Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100261 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo analisamos as narrativas formativas que constituem o processo de imersão na docência entre memórias de experiências vivenciadas, histórias de vida relatadas, e sentimentos expressos por uma professora de ciências. À professora, em contexto investigativo, foi proposta a escrita de uma carta a um professor que houvesse participado do seu percurso formativo e, posteriormente, fizemos uma entrevista semiestruturada para elucidar aspectos memorialísticos, cujas manifestações foram analisadas à luz dos referenciais da Análise Textual Discursiva, das quais emergiram dois filetes de análise no espaço-tempo das narrativas. Os resultados apontam que os sentimentos expressos estão narrativamente relacionados com o processo de introspecção e extrospecção do (re)contado e (re)vivido pela professora, bem como as contribuições do vir a ser professora circulam no movimento retrospectivo e prospectivo que moldam a sua prática, fortemente entrelaçados em um mosaico de experiências que a acompanham no presente e se projetam ao futuro. |
id |
UNESP-22_94ce2c45ee069a6cce0a2b96a19ce76a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132020000100261 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da DocênciaMemórias de docênciaHistória de vidaPesquisa narrativaNarrativas de professoresResumo: Neste artigo analisamos as narrativas formativas que constituem o processo de imersão na docência entre memórias de experiências vivenciadas, histórias de vida relatadas, e sentimentos expressos por uma professora de ciências. À professora, em contexto investigativo, foi proposta a escrita de uma carta a um professor que houvesse participado do seu percurso formativo e, posteriormente, fizemos uma entrevista semiestruturada para elucidar aspectos memorialísticos, cujas manifestações foram analisadas à luz dos referenciais da Análise Textual Discursiva, das quais emergiram dois filetes de análise no espaço-tempo das narrativas. Os resultados apontam que os sentimentos expressos estão narrativamente relacionados com o processo de introspecção e extrospecção do (re)contado e (re)vivido pela professora, bem como as contribuições do vir a ser professora circulam no movimento retrospectivo e prospectivo que moldam a sua prática, fortemente entrelaçados em um mosaico de experiências que a acompanham no presente e se projetam ao futuro.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100261Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200064info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues-Moura,SebastiãoSouza,Cintia Aliny Silva deSeabra,Silvaney Fonseca FerreiraGonçalves,Terezinha Valim Oliverpor2020-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100261Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:15.646316Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência |
title |
Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência |
spellingShingle |
Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência Rodrigues-Moura,Sebastião Memórias de docência História de vida Pesquisa narrativa Narrativas de professores |
title_short |
Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência |
title_full |
Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência |
title_fullStr |
Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência |
title_full_unstemmed |
Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência |
title_sort |
Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência |
author |
Rodrigues-Moura,Sebastião |
author_facet |
Rodrigues-Moura,Sebastião Souza,Cintia Aliny Silva de Seabra,Silvaney Fonseca Ferreira Gonçalves,Terezinha Valim Oliver |
author_role |
author |
author2 |
Souza,Cintia Aliny Silva de Seabra,Silvaney Fonseca Ferreira Gonçalves,Terezinha Valim Oliver |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues-Moura,Sebastião Souza,Cintia Aliny Silva de Seabra,Silvaney Fonseca Ferreira Gonçalves,Terezinha Valim Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memórias de docência História de vida Pesquisa narrativa Narrativas de professores |
topic |
Memórias de docência História de vida Pesquisa narrativa Narrativas de professores |
description |
Resumo: Neste artigo analisamos as narrativas formativas que constituem o processo de imersão na docência entre memórias de experiências vivenciadas, histórias de vida relatadas, e sentimentos expressos por uma professora de ciências. À professora, em contexto investigativo, foi proposta a escrita de uma carta a um professor que houvesse participado do seu percurso formativo e, posteriormente, fizemos uma entrevista semiestruturada para elucidar aspectos memorialísticos, cujas manifestações foram analisadas à luz dos referenciais da Análise Textual Discursiva, das quais emergiram dois filetes de análise no espaço-tempo das narrativas. Os resultados apontam que os sentimentos expressos estão narrativamente relacionados com o processo de introspecção e extrospecção do (re)contado e (re)vivido pela professora, bem como as contribuições do vir a ser professora circulam no movimento retrospectivo e prospectivo que moldam a sua prática, fortemente entrelaçados em um mosaico de experiências que a acompanham no presente e se projetam ao futuro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100261 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320200064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958936211456 |