Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues-Moura,Sebastião
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza,Cintia Aliny Silva de, Seabra,Silvaney Fonseca Ferreira, Gonçalves,Terezinha Valim Oliver
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100261
Resumo: Resumo: Neste artigo analisamos as narrativas formativas que constituem o processo de imersão na docência entre memórias de experiências vivenciadas, histórias de vida relatadas, e sentimentos expressos por uma professora de ciências. À professora, em contexto investigativo, foi proposta a escrita de uma carta a um professor que houvesse participado do seu percurso formativo e, posteriormente, fizemos uma entrevista semiestruturada para elucidar aspectos memorialísticos, cujas manifestações foram analisadas à luz dos referenciais da Análise Textual Discursiva, das quais emergiram dois filetes de análise no espaço-tempo das narrativas. Os resultados apontam que os sentimentos expressos estão narrativamente relacionados com o processo de introspecção e extrospecção do (re)contado e (re)vivido pela professora, bem como as contribuições do vir a ser professora circulam no movimento retrospectivo e prospectivo que moldam a sua prática, fortemente entrelaçados em um mosaico de experiências que a acompanham no presente e se projetam ao futuro.
id UNESP-22_94ce2c45ee069a6cce0a2b96a19ce76a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132020000100261
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da DocênciaMemórias de docênciaHistória de vidaPesquisa narrativaNarrativas de professoresResumo: Neste artigo analisamos as narrativas formativas que constituem o processo de imersão na docência entre memórias de experiências vivenciadas, histórias de vida relatadas, e sentimentos expressos por uma professora de ciências. À professora, em contexto investigativo, foi proposta a escrita de uma carta a um professor que houvesse participado do seu percurso formativo e, posteriormente, fizemos uma entrevista semiestruturada para elucidar aspectos memorialísticos, cujas manifestações foram analisadas à luz dos referenciais da Análise Textual Discursiva, das quais emergiram dois filetes de análise no espaço-tempo das narrativas. Os resultados apontam que os sentimentos expressos estão narrativamente relacionados com o processo de introspecção e extrospecção do (re)contado e (re)vivido pela professora, bem como as contribuições do vir a ser professora circulam no movimento retrospectivo e prospectivo que moldam a sua prática, fortemente entrelaçados em um mosaico de experiências que a acompanham no presente e se projetam ao futuro.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100261Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200064info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues-Moura,SebastiãoSouza,Cintia Aliny Silva deSeabra,Silvaney Fonseca FerreiraGonçalves,Terezinha Valim Oliverpor2020-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100261Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:15.646316Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência
title Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência
spellingShingle Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência
Rodrigues-Moura,Sebastião
Memórias de docência
História de vida
Pesquisa narrativa
Narrativas de professores
title_short Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência
title_full Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência
title_fullStr Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência
title_full_unstemmed Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência
title_sort Mosaico do vir a ser uma Professora de Ciências: por entre Memórias de Escolarização, Histórias de Vida e Sentimentos da Docência
author Rodrigues-Moura,Sebastião
author_facet Rodrigues-Moura,Sebastião
Souza,Cintia Aliny Silva de
Seabra,Silvaney Fonseca Ferreira
Gonçalves,Terezinha Valim Oliver
author_role author
author2 Souza,Cintia Aliny Silva de
Seabra,Silvaney Fonseca Ferreira
Gonçalves,Terezinha Valim Oliver
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues-Moura,Sebastião
Souza,Cintia Aliny Silva de
Seabra,Silvaney Fonseca Ferreira
Gonçalves,Terezinha Valim Oliver
dc.subject.por.fl_str_mv Memórias de docência
História de vida
Pesquisa narrativa
Narrativas de professores
topic Memórias de docência
História de vida
Pesquisa narrativa
Narrativas de professores
description Resumo: Neste artigo analisamos as narrativas formativas que constituem o processo de imersão na docência entre memórias de experiências vivenciadas, histórias de vida relatadas, e sentimentos expressos por uma professora de ciências. À professora, em contexto investigativo, foi proposta a escrita de uma carta a um professor que houvesse participado do seu percurso formativo e, posteriormente, fizemos uma entrevista semiestruturada para elucidar aspectos memorialísticos, cujas manifestações foram analisadas à luz dos referenciais da Análise Textual Discursiva, das quais emergiram dois filetes de análise no espaço-tempo das narrativas. Os resultados apontam que os sentimentos expressos estão narrativamente relacionados com o processo de introspecção e extrospecção do (re)contado e (re)vivido pela professora, bem como as contribuições do vir a ser professora circulam no movimento retrospectivo e prospectivo que moldam a sua prática, fortemente entrelaçados em um mosaico de experiências que a acompanham no presente e se projetam ao futuro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100261
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320200064
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958936211456