A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102810 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e na motivação dos estudantes na busca por uma Educação com base no protagonismo do educando. Assim, este estudo aposta na Pedagogia de projetos, como metodologia motivadora. Para tanto, será utilizado como exemplo um projeto cujo foco é estimular a leitura e a criação literária, projeto este, com referencial voltado para a utilização dos recursos disponibilizados por diversas mídias, bem como o uso do computador, ferramentas virtuais, jogos, aplicativos e programas educativos. Por meio da observação do desenvolvimento do projeto acima mencionado e pela tabulação dos resultados de uma sondagem de opinião junto aos estudantes participantes, este estudo comprovará o potencial das tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta pedagógica valiosa na inovação da prática pedagógica e no resgate da motivação no processo de ensino e de aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_6b21edffbb4230a9cc85f37d0fc0459e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102810 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Sonia MariaMorais, Carlos Tadeu Queiroz de2014-09-11T02:09:40Z2012http://hdl.handle.net/10183/102810000921470Este estudo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e na motivação dos estudantes na busca por uma Educação com base no protagonismo do educando. Assim, este estudo aposta na Pedagogia de projetos, como metodologia motivadora. Para tanto, será utilizado como exemplo um projeto cujo foco é estimular a leitura e a criação literária, projeto este, com referencial voltado para a utilização dos recursos disponibilizados por diversas mídias, bem como o uso do computador, ferramentas virtuais, jogos, aplicativos e programas educativos. Por meio da observação do desenvolvimento do projeto acima mencionado e pela tabulação dos resultados de uma sondagem de opinião junto aos estudantes participantes, este estudo comprovará o potencial das tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta pedagógica valiosa na inovação da prática pedagógica e no resgate da motivação no processo de ensino e de aprendizagem.This study aims to analyze the importance of the use of information and communication technologies in teaching activities and student motivation in the quest for an education based on the role of the student. This study bet on Pedagogy project as motivating methodology. Thus, we used the example of a project whose focus is to promote reading and literary creation, this project, with reference back to the use of the resources provided by various media as well as the use of computers, virtual tools, games, applications and programs educational. By observing the development of the aforementioned project and the tabulation of results of an opinion poll to participating students, this study will prove the potential of information and communication technologies as valuable educational tool in teaching practice and innovation in rescue motivation in teaching and learning.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AprendizagemMotivaçãoInformation and communication technologiesProjectsMotivationRescueTeachingLearningA importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000921470.pdf000921470.pdfTexto completoapplication/pdf398676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/1/000921470.pdf6999fa52824f40c726b35a4a9f024108MD51TEXT000921470.pdf.txt000921470.pdf.txtExtracted Texttext/plain74873http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/2/000921470.pdf.txt33048d764662a7a65cdd575793a9e896MD52THUMBNAIL000921470.pdf.jpg000921470.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/3/000921470.pdf.jpg4d6b67bec1adb0d657c1a0dcf093e794MD5310183/1028102018-10-24 09:16:26.823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102810Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:16:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem |
title |
A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem |
spellingShingle |
A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem Teixeira, Sonia Maria Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem Motivação Information and communication technologies Projects Motivation Rescue Teaching Learning |
title_short |
A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem |
title_full |
A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem |
title_fullStr |
A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem |
title_sort |
A importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica e na motivação da aprendizagem |
author |
Teixeira, Sonia Maria |
author_facet |
Teixeira, Sonia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Sonia Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
contributor_str_mv |
Morais, Carlos Tadeu Queiroz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem Motivação |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Aprendizagem Motivação Information and communication technologies Projects Motivation Rescue Teaching Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information and communication technologies Projects Motivation Rescue Teaching Learning |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação em atividades pedagógicas e na motivação dos estudantes na busca por uma Educação com base no protagonismo do educando. Assim, este estudo aposta na Pedagogia de projetos, como metodologia motivadora. Para tanto, será utilizado como exemplo um projeto cujo foco é estimular a leitura e a criação literária, projeto este, com referencial voltado para a utilização dos recursos disponibilizados por diversas mídias, bem como o uso do computador, ferramentas virtuais, jogos, aplicativos e programas educativos. Por meio da observação do desenvolvimento do projeto acima mencionado e pela tabulação dos resultados de uma sondagem de opinião junto aos estudantes participantes, este estudo comprovará o potencial das tecnologias de informação e comunicação, como ferramenta pedagógica valiosa na inovação da prática pedagógica e no resgate da motivação no processo de ensino e de aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102810 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000921470 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102810 |
identifier_str_mv |
000921470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/1/000921470.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/2/000921470.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102810/3/000921470.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6999fa52824f40c726b35a4a9f024108 33048d764662a7a65cdd575793a9e896 4d6b67bec1adb0d657c1a0dcf093e794 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132819161088 |