A arte de olhar para o exercício de incluir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kley, Marília
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17910
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância do olhar do professor para o aluno nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Através da obra de arte "Operários" de Tarsila do Amaral busca-se ilustrar a individualidade dos sujeitos, a diversidade e a diferença que existe entre os alunos. Neste sentido, o trabalho discute alguns fatores que contribuem para o sucesso ou o insucesso escolar, destacando a importância papel do professor e a sua formação na identificação das dificuldades de aprendizagem na sala de aula e das estratégias possíveis de intervenção ou encaminhamentos. do aluno tendo assim a possibilidade de pensar em um encaminhamento adequado. Na busca por um olhar para o exercício de incluir são discutidos os espaços existentes para o atendimento aos alunos com dificuldades ou transtorno de aprendizagem dentro ou fora do ambiente escolar.
id UFRGS-2_6b44063c83b76699c9ac68377a944c2e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17910
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kley, MaríliaCorso, Luciana Vellinho2009-12-12T04:15:35Z2009http://hdl.handle.net/10183/17910000726083Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância do olhar do professor para o aluno nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Através da obra de arte "Operários" de Tarsila do Amaral busca-se ilustrar a individualidade dos sujeitos, a diversidade e a diferença que existe entre os alunos. Neste sentido, o trabalho discute alguns fatores que contribuem para o sucesso ou o insucesso escolar, destacando a importância papel do professor e a sua formação na identificação das dificuldades de aprendizagem na sala de aula e das estratégias possíveis de intervenção ou encaminhamentos. do aluno tendo assim a possibilidade de pensar em um encaminhamento adequado. Na busca por um olhar para o exercício de incluir são discutidos os espaços existentes para o atendimento aos alunos com dificuldades ou transtorno de aprendizagem dentro ou fora do ambiente escolar.application/pdfporInclusão escolarDificuldades de aprendizagemEducação especialA arte de olhar para o exercício de incluirinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000726083.pdf000726083.pdfTexto completoapplication/pdf244456http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17910/1/000726083.pdf43009d8c86793e9f7806d7702b277f4bMD51TEXT000726083.pdf.txt000726083.pdf.txtExtracted Texttext/plain64673http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17910/2/000726083.pdf.txt65433056775f87a29a7884534512d25bMD52THUMBNAIL000726083.pdf.jpg000726083.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg941http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17910/3/000726083.pdf.jpga2d99d6c917d752fa13a747aea51a177MD5310183/179102018-10-11 08:24:03.672oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17910Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:24:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A arte de olhar para o exercício de incluir
title A arte de olhar para o exercício de incluir
spellingShingle A arte de olhar para o exercício de incluir
Kley, Marília
Inclusão escolar
Dificuldades de aprendizagem
Educação especial
title_short A arte de olhar para o exercício de incluir
title_full A arte de olhar para o exercício de incluir
title_fullStr A arte de olhar para o exercício de incluir
title_full_unstemmed A arte de olhar para o exercício de incluir
title_sort A arte de olhar para o exercício de incluir
author Kley, Marília
author_facet Kley, Marília
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kley, Marília
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
contributor_str_mv Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Dificuldades de aprendizagem
Educação especial
topic Inclusão escolar
Dificuldades de aprendizagem
Educação especial
description Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância do olhar do professor para o aluno nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Através da obra de arte "Operários" de Tarsila do Amaral busca-se ilustrar a individualidade dos sujeitos, a diversidade e a diferença que existe entre os alunos. Neste sentido, o trabalho discute alguns fatores que contribuem para o sucesso ou o insucesso escolar, destacando a importância papel do professor e a sua formação na identificação das dificuldades de aprendizagem na sala de aula e das estratégias possíveis de intervenção ou encaminhamentos. do aluno tendo assim a possibilidade de pensar em um encaminhamento adequado. Na busca por um olhar para o exercício de incluir são discutidos os espaços existentes para o atendimento aos alunos com dificuldades ou transtorno de aprendizagem dentro ou fora do ambiente escolar.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-12-12T04:15:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17910
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000726083
url http://hdl.handle.net/10183/17910
identifier_str_mv 000726083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17910/1/000726083.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17910/2/000726083.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17910/3/000726083.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 43009d8c86793e9f7806d7702b277f4b
65433056775f87a29a7884534512d25b
a2d99d6c917d752fa13a747aea51a177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447031660937216