Dança e educação: a arte em incluir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118757 |
Resumo: | O trabalho proposto irá destacar as possibilidades que a Dança traz para o aluno com necessidades educativas especiais em sua inserção escolar, seus elementos de desenvolvimento, na busca de romper assim modelos e paradigmas que a sociedade por anos tenta conservar. As revisões literárias irão compor todo o procedimento metodológico, resultando então em uma pesquisa bibliográfica. Arte e educação poderão apontar que podem produzir conhecimentos científicos e significativos. Nesse sentido, a Dança tornará um subsídio que tende a facilitar o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência. A inclusão atualmente adentra-se em um caminho social, cultural, político e educacional e assim exige atuações que inovem todo esse processo. A escola poderá se utilizar dessa inovação, juntamente com o educador? Assim o trabalho explicitará que a Dança possui funções que desenvolverá esse processo, pois essa poderá então favorecer nesse processo buscando inovar e criar identidades. Então é necessário buscar a compreensão dessa arte, para que se torne significativa e produza conhecimentos, podendo assim criar novos sentidos de viver as pessoas com deficiência. Por fim pretendo mostrar que a Dança possui ações, movimentos e expressões que são elementos que possibilitam a interação com o outro dentro do contexto escolar, proporcionando assim aos alunos com necessidades educativas especiais uma visão do meio em que vivem, sabendo respeitar seus limites. Nesse sentido, a Dança apontará que possui capacidades de nos revelar que a arte não se encontra no que é belo, mas no que é sentido |
id |
UNSP_a178a67adf344c25f7f27ce529c80006 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118757 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Dança e educação: a arte em incluirDançaEducação especialInclusão socialArte e educaçãoO trabalho proposto irá destacar as possibilidades que a Dança traz para o aluno com necessidades educativas especiais em sua inserção escolar, seus elementos de desenvolvimento, na busca de romper assim modelos e paradigmas que a sociedade por anos tenta conservar. As revisões literárias irão compor todo o procedimento metodológico, resultando então em uma pesquisa bibliográfica. Arte e educação poderão apontar que podem produzir conhecimentos científicos e significativos. Nesse sentido, a Dança tornará um subsídio que tende a facilitar o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência. A inclusão atualmente adentra-se em um caminho social, cultural, político e educacional e assim exige atuações que inovem todo esse processo. A escola poderá se utilizar dessa inovação, juntamente com o educador? Assim o trabalho explicitará que a Dança possui funções que desenvolverá esse processo, pois essa poderá então favorecer nesse processo buscando inovar e criar identidades. Então é necessário buscar a compreensão dessa arte, para que se torne significativa e produza conhecimentos, podendo assim criar novos sentidos de viver as pessoas com deficiência. Por fim pretendo mostrar que a Dança possui ações, movimentos e expressões que são elementos que possibilitam a interação com o outro dentro do contexto escolar, proporcionando assim aos alunos com necessidades educativas especiais uma visão do meio em que vivem, sabendo respeitar seus limites. Nesse sentido, a Dança apontará que possui capacidades de nos revelar que a arte não se encontra no que é belo, mas no que é sentidoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Aguiar, Carmen Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Carla Eduarda Dias da [UNESP]2015-03-23T15:12:47Z2015-03-23T15:12:47Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfCOSTA, Carla Eduarda Dias da. Dança e educação: a arte em incluir. 2012. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/118757000716249costa_ced_tcc_rcla.pdf9054423139563231Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-20T06:32:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118757Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:29:53.346129Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dança e educação: a arte em incluir |
title |
Dança e educação: a arte em incluir |
spellingShingle |
Dança e educação: a arte em incluir Costa, Carla Eduarda Dias da [UNESP] Dança Educação especial Inclusão social Arte e educação |
title_short |
Dança e educação: a arte em incluir |
title_full |
Dança e educação: a arte em incluir |
title_fullStr |
Dança e educação: a arte em incluir |
title_full_unstemmed |
Dança e educação: a arte em incluir |
title_sort |
Dança e educação: a arte em incluir |
author |
Costa, Carla Eduarda Dias da [UNESP] |
author_facet |
Costa, Carla Eduarda Dias da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, Carmen Maria [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Carla Eduarda Dias da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação especial Inclusão social Arte e educação |
topic |
Dança Educação especial Inclusão social Arte e educação |
description |
O trabalho proposto irá destacar as possibilidades que a Dança traz para o aluno com necessidades educativas especiais em sua inserção escolar, seus elementos de desenvolvimento, na busca de romper assim modelos e paradigmas que a sociedade por anos tenta conservar. As revisões literárias irão compor todo o procedimento metodológico, resultando então em uma pesquisa bibliográfica. Arte e educação poderão apontar que podem produzir conhecimentos científicos e significativos. Nesse sentido, a Dança tornará um subsídio que tende a facilitar o processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência. A inclusão atualmente adentra-se em um caminho social, cultural, político e educacional e assim exige atuações que inovem todo esse processo. A escola poderá se utilizar dessa inovação, juntamente com o educador? Assim o trabalho explicitará que a Dança possui funções que desenvolverá esse processo, pois essa poderá então favorecer nesse processo buscando inovar e criar identidades. Então é necessário buscar a compreensão dessa arte, para que se torne significativa e produza conhecimentos, podendo assim criar novos sentidos de viver as pessoas com deficiência. Por fim pretendo mostrar que a Dança possui ações, movimentos e expressões que são elementos que possibilitam a interação com o outro dentro do contexto escolar, proporcionando assim aos alunos com necessidades educativas especiais uma visão do meio em que vivem, sabendo respeitar seus limites. Nesse sentido, a Dança apontará que possui capacidades de nos revelar que a arte não se encontra no que é belo, mas no que é sentido |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:12:47Z 2015-03-23T15:12:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Carla Eduarda Dias da. Dança e educação: a arte em incluir. 2012. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/118757 000716249 costa_ced_tcc_rcla.pdf 9054423139563231 |
identifier_str_mv |
COSTA, Carla Eduarda Dias da. Dança e educação: a arte em incluir. 2012. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000716249 costa_ced_tcc_rcla.pdf 9054423139563231 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
52 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129526139453440 |