Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/240236 |
Resumo: | O presente trabalho é uma avaliação de dois livros do 3º ano do Ensino Médio, indicados por três escolas da cidade de Porto Alegre: um livro é indicado por uma escola pública estadual e o outro por uma escola pública federal e uma escola particular, ambos indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Realizamos uma análise criteriosa dos livros avaliando categorias como o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais, comparando os dois livros. Ambos os livros apresentam as categorias analisadas, no entanto, o livro 360º Biologia apresentou conteúdos teóricos clássicos, mas também apresentou assuntos pertinentes a realidade dos alunos, trazendo temas atuais da Genética. |
id |
UFRGS-2_6b4e20be86269fe6fee2e8bcb009d92e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240236 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Francielly DiasBenfato, Mara da SilveiraSantos, Eliane Kaltchuk dos2022-06-14T04:43:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/240236001130199O presente trabalho é uma avaliação de dois livros do 3º ano do Ensino Médio, indicados por três escolas da cidade de Porto Alegre: um livro é indicado por uma escola pública estadual e o outro por uma escola pública federal e uma escola particular, ambos indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Realizamos uma análise criteriosa dos livros avaliando categorias como o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais, comparando os dois livros. Ambos os livros apresentam as categorias analisadas, no entanto, o livro 360º Biologia apresentou conteúdos teóricos clássicos, mas também apresentou assuntos pertinentes a realidade dos alunos, trazendo temas atuais da Genética.The current work is an evaluation of two 3rd year high school schoolbooks, both indicated by Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), chosen by three schools in Porto Alegre city: one chosen by a state public school and both federal and private schools chose the other. We performed a criterions analysis and evaluated categories such as theoretical content, visual resources, proposed activities and additional resources, comparing both books. Both books had all the categories proposed however, the book 360º Biologia presented classical theoretical subjects, also brought relevant issues to the students, bringing updated genetic subjects.application/pdfporLivro didáticoEnsino de ciênciasGenéticaEnsino médioSchoolbookGeneticsAnalisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130199.pdf.txt001130199.pdf.txtExtracted Texttext/plain82646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240236/2/001130199.pdf.txtcd6350ddd311ababef33d0d150579426MD52ORIGINAL001130199.pdfTexto completoapplication/pdf396549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240236/1/001130199.pdf836eb3371fb48fad3cb62498ba7ca4d7MD5110183/2402362022-06-15 04:48:03.369789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240236Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:48:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética |
title |
Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética |
spellingShingle |
Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética Pereira, Francielly Dias Livro didático Ensino de ciências Genética Ensino médio Schoolbook Genetics |
title_short |
Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética |
title_full |
Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética |
title_fullStr |
Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética |
title_full_unstemmed |
Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética |
title_sort |
Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética |
author |
Pereira, Francielly Dias |
author_facet |
Pereira, Francielly Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Francielly Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Benfato, Mara da Silveira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Eliane Kaltchuk dos |
contributor_str_mv |
Benfato, Mara da Silveira Santos, Eliane Kaltchuk dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Ensino de ciências Genética Ensino médio |
topic |
Livro didático Ensino de ciências Genética Ensino médio Schoolbook Genetics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Schoolbook Genetics |
description |
O presente trabalho é uma avaliação de dois livros do 3º ano do Ensino Médio, indicados por três escolas da cidade de Porto Alegre: um livro é indicado por uma escola pública estadual e o outro por uma escola pública federal e uma escola particular, ambos indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Realizamos uma análise criteriosa dos livros avaliando categorias como o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais, comparando os dois livros. Ambos os livros apresentam as categorias analisadas, no entanto, o livro 360º Biologia apresentou conteúdos teóricos clássicos, mas também apresentou assuntos pertinentes a realidade dos alunos, trazendo temas atuais da Genética. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-14T04:43:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/240236 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001130199 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/240236 |
identifier_str_mv |
001130199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240236/2/001130199.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240236/1/001130199.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cd6350ddd311ababef33d0d150579426 836eb3371fb48fad3cb62498ba7ca4d7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447312959275008 |