Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Francielly Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240236
Resumo: O presente trabalho é uma avaliação de dois livros do 3º ano do Ensino Médio, indicados por três escolas da cidade de Porto Alegre: um livro é indicado por uma escola pública estadual e o outro por uma escola pública federal e uma escola particular, ambos indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Realizamos uma análise criteriosa dos livros avaliando categorias como o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais, comparando os dois livros. Ambos os livros apresentam as categorias analisadas, no entanto, o livro 360º Biologia apresentou conteúdos teóricos clássicos, mas também apresentou assuntos pertinentes a realidade dos alunos, trazendo temas atuais da Genética.
id UFRGS-2_6b4e20be86269fe6fee2e8bcb009d92e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240236
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Francielly DiasBenfato, Mara da SilveiraSantos, Eliane Kaltchuk dos2022-06-14T04:43:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/240236001130199O presente trabalho é uma avaliação de dois livros do 3º ano do Ensino Médio, indicados por três escolas da cidade de Porto Alegre: um livro é indicado por uma escola pública estadual e o outro por uma escola pública federal e uma escola particular, ambos indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Realizamos uma análise criteriosa dos livros avaliando categorias como o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais, comparando os dois livros. Ambos os livros apresentam as categorias analisadas, no entanto, o livro 360º Biologia apresentou conteúdos teóricos clássicos, mas também apresentou assuntos pertinentes a realidade dos alunos, trazendo temas atuais da Genética.The current work is an evaluation of two 3rd year high school schoolbooks, both indicated by Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), chosen by three schools in Porto Alegre city: one chosen by a state public school and both federal and private schools chose the other. We performed a criterions analysis and evaluated categories such as theoretical content, visual resources, proposed activities and additional resources, comparing both books. Both books had all the categories proposed however, the book 360º Biologia presented classical theoretical subjects, also brought relevant issues to the students, bringing updated genetic subjects.application/pdfporLivro didáticoEnsino de ciênciasGenéticaEnsino médioSchoolbookGeneticsAnalisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2019Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130199.pdf.txt001130199.pdf.txtExtracted Texttext/plain82646http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240236/2/001130199.pdf.txtcd6350ddd311ababef33d0d150579426MD52ORIGINAL001130199.pdfTexto completoapplication/pdf396549http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240236/1/001130199.pdf836eb3371fb48fad3cb62498ba7ca4d7MD5110183/2402362022-06-15 04:48:03.369789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240236Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:48:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética
title Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética
spellingShingle Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética
Pereira, Francielly Dias
Livro didático
Ensino de ciências
Genética
Ensino médio
Schoolbook
Genetics
title_short Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética
title_full Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética
title_fullStr Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética
title_full_unstemmed Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética
title_sort Analisando livros didáticos do ensino médio : um olhar específico para o tema de genética
author Pereira, Francielly Dias
author_facet Pereira, Francielly Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Francielly Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Benfato, Mara da Silveira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Eliane Kaltchuk dos
contributor_str_mv Benfato, Mara da Silveira
Santos, Eliane Kaltchuk dos
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Ensino de ciências
Genética
Ensino médio
topic Livro didático
Ensino de ciências
Genética
Ensino médio
Schoolbook
Genetics
dc.subject.eng.fl_str_mv Schoolbook
Genetics
description O presente trabalho é uma avaliação de dois livros do 3º ano do Ensino Médio, indicados por três escolas da cidade de Porto Alegre: um livro é indicado por uma escola pública estadual e o outro por uma escola pública federal e uma escola particular, ambos indicados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD). Realizamos uma análise criteriosa dos livros avaliando categorias como o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais, comparando os dois livros. Ambos os livros apresentam as categorias analisadas, no entanto, o livro 360º Biologia apresentou conteúdos teóricos clássicos, mas também apresentou assuntos pertinentes a realidade dos alunos, trazendo temas atuais da Genética.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-14T04:43:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240236
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130199
url http://hdl.handle.net/10183/240236
identifier_str_mv 001130199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240236/2/001130199.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240236/1/001130199.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd6350ddd311ababef33d0d150579426
836eb3371fb48fad3cb62498ba7ca4d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447312959275008