O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220847 |
Resumo: | O artigo se propõe a contribuir com a construção de propostas político-pedagógicas de cursos do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), a partir de um ensaio teórico. Argumenta-se que os saberes da experiência de trabalho e o conceito de profissão são centrais para a construção do currículo desses cursos, na perspectiva da formação humana. Recorre-se a estudos da relação Trabalho e Educação, em especial às abordagens da dualidade do sistema de ensino e do processo de compreensão histórica, social e pedagógica do PROEJA no Brasil, a partir de autores que defendem o processo de integração entre a educação profissional e a educação de jovens e adultos, bem como a estudos do trabalho e da sociologia das profissões |
id |
UFRGS-2_6bb35755260eabc962bcf96794c1f8e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220847 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Franzói, Naira LisboaFischer, Maria Clara Bueno2021-05-13T04:26:52Z20202175-6600http://hdl.handle.net/10183/220847001122500O artigo se propõe a contribuir com a construção de propostas político-pedagógicas de cursos do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), a partir de um ensaio teórico. Argumenta-se que os saberes da experiência de trabalho e o conceito de profissão são centrais para a construção do currículo desses cursos, na perspectiva da formação humana. Recorre-se a estudos da relação Trabalho e Educação, em especial às abordagens da dualidade do sistema de ensino e do processo de compreensão histórica, social e pedagógica do PROEJA no Brasil, a partir de autores que defendem o processo de integração entre a educação profissional e a educação de jovens e adultos, bem como a estudos do trabalho e da sociologia das profissõesThe article aims to contribute to the construction of political-pedagogical proposals for courses of the Professional Education Program Integrated with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA), from a theoretical essay. It is argued that the knowledge of work experience and the concept of profession are central to the construction of curriculum of these courses, from the perspective of human education. Studies of the relationship between Work and Education are used, especially the approaches to the duality of the education system and the process of historical, social and pedagogical understanding of PROEJA in Brazil, developed by authors who defend the process of integration between professional education and the education of youth and adults, as well as studies of work and sociology of professions.application/pdfporDebates em Educação. UFAL : Macéio, AL. Vol. 12, n. 26 (jan./abr. 2020), p. 515-526Educação de jovens e adultosTrabalhoPROEJAKnowledge of workProfessionO Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiênciaProeja and its subjects, profession and knowledge of work experience info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122500.pdf.txt001122500.pdf.txtExtracted Texttext/plain36635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220847/2/001122500.pdf.txt8249390790e7d8c0ca055298e7d70bceMD52ORIGINAL001122500.pdfTexto completoapplication/pdf169881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220847/1/001122500.pdf205c9db3575ca84725b1155bc601f59cMD5110183/2208472021-05-26 04:40:55.284945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220847Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:40:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Proeja and its subjects, profession and knowledge of work experience |
title |
O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência |
spellingShingle |
O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência Franzói, Naira Lisboa Educação de jovens e adultos Trabalho PROEJA Knowledge of work Profession |
title_short |
O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência |
title_full |
O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência |
title_fullStr |
O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência |
title_full_unstemmed |
O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência |
title_sort |
O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência |
author |
Franzói, Naira Lisboa |
author_facet |
Franzói, Naira Lisboa Fischer, Maria Clara Bueno |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Maria Clara Bueno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franzói, Naira Lisboa Fischer, Maria Clara Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Trabalho |
topic |
Educação de jovens e adultos Trabalho PROEJA Knowledge of work Profession |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
PROEJA Knowledge of work Profession |
description |
O artigo se propõe a contribuir com a construção de propostas político-pedagógicas de cursos do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), a partir de um ensaio teórico. Argumenta-se que os saberes da experiência de trabalho e o conceito de profissão são centrais para a construção do currículo desses cursos, na perspectiva da formação humana. Recorre-se a estudos da relação Trabalho e Educação, em especial às abordagens da dualidade do sistema de ensino e do processo de compreensão histórica, social e pedagógica do PROEJA no Brasil, a partir de autores que defendem o processo de integração entre a educação profissional e a educação de jovens e adultos, bem como a estudos do trabalho e da sociologia das profissões |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-13T04:26:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220847 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-6600 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001122500 |
identifier_str_mv |
2175-6600 001122500 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220847 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Debates em Educação. UFAL : Macéio, AL. Vol. 12, n. 26 (jan./abr. 2020), p. 515-526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220847/2/001122500.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220847/1/001122500.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8249390790e7d8c0ca055298e7d70bce 205c9db3575ca84725b1155bc601f59c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225016734384128 |