O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzói, Naira Lisboa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fischer, Maria Clara Bueno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220847
Resumo: O artigo se propõe a contribuir com a construção de propostas político-pedagógicas de cursos do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), a partir de um ensaio teórico. Argumenta-se que os saberes da experiência de trabalho e o conceito de profissão são centrais para a construção do currículo desses cursos, na perspectiva da formação humana. Recorre-se a estudos da relação Trabalho e Educação, em especial às abordagens da dualidade do sistema de ensino e do processo de compreensão histórica, social e pedagógica do PROEJA no Brasil, a partir de autores que defendem o processo de integração entre a educação profissional e a educação de jovens e adultos, bem como a estudos do trabalho e da sociologia das profissões
id UFRGS-2_6bb35755260eabc962bcf96794c1f8e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220847
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Franzói, Naira LisboaFischer, Maria Clara Bueno2021-05-13T04:26:52Z20202175-6600http://hdl.handle.net/10183/220847001122500O artigo se propõe a contribuir com a construção de propostas político-pedagógicas de cursos do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), a partir de um ensaio teórico. Argumenta-se que os saberes da experiência de trabalho e o conceito de profissão são centrais para a construção do currículo desses cursos, na perspectiva da formação humana. Recorre-se a estudos da relação Trabalho e Educação, em especial às abordagens da dualidade do sistema de ensino e do processo de compreensão histórica, social e pedagógica do PROEJA no Brasil, a partir de autores que defendem o processo de integração entre a educação profissional e a educação de jovens e adultos, bem como a estudos do trabalho e da sociologia das profissõesThe article aims to contribute to the construction of political-pedagogical proposals for courses of the Professional Education Program Integrated with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA), from a theoretical essay. It is argued that the knowledge of work experience and the concept of profession are central to the construction of curriculum of these courses, from the perspective of human education. Studies of the relationship between Work and Education are used, especially the approaches to the duality of the education system and the process of historical, social and pedagogical understanding of PROEJA in Brazil, developed by authors who defend the process of integration between professional education and the education of youth and adults, as well as studies of work and sociology of professions.application/pdfporDebates em Educação. UFAL : Macéio, AL. Vol. 12, n. 26 (jan./abr. 2020), p. 515-526Educação de jovens e adultosTrabalhoPROEJAKnowledge of workProfessionO Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiênciaProeja and its subjects, profession and knowledge of work experience info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122500.pdf.txt001122500.pdf.txtExtracted Texttext/plain36635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220847/2/001122500.pdf.txt8249390790e7d8c0ca055298e7d70bceMD52ORIGINAL001122500.pdfTexto completoapplication/pdf169881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220847/1/001122500.pdf205c9db3575ca84725b1155bc601f59cMD5110183/2208472021-05-26 04:40:55.284945oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220847Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:40:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proeja and its subjects, profession and knowledge of work experience
title O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência
spellingShingle O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência
Franzói, Naira Lisboa
Educação de jovens e adultos
Trabalho
PROEJA
Knowledge of work
Profession
title_short O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência
title_full O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência
title_fullStr O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência
title_full_unstemmed O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência
title_sort O Proeja e seus sujeitos, profissão e saberes da experiência
author Franzói, Naira Lisboa
author_facet Franzói, Naira Lisboa
Fischer, Maria Clara Bueno
author_role author
author2 Fischer, Maria Clara Bueno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzói, Naira Lisboa
Fischer, Maria Clara Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Trabalho
topic Educação de jovens e adultos
Trabalho
PROEJA
Knowledge of work
Profession
dc.subject.eng.fl_str_mv PROEJA
Knowledge of work
Profession
description O artigo se propõe a contribuir com a construção de propostas político-pedagógicas de cursos do Programa de Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), a partir de um ensaio teórico. Argumenta-se que os saberes da experiência de trabalho e o conceito de profissão são centrais para a construção do currículo desses cursos, na perspectiva da formação humana. Recorre-se a estudos da relação Trabalho e Educação, em especial às abordagens da dualidade do sistema de ensino e do processo de compreensão histórica, social e pedagógica do PROEJA no Brasil, a partir de autores que defendem o processo de integração entre a educação profissional e a educação de jovens e adultos, bem como a estudos do trabalho e da sociologia das profissões
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:26:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220847
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-6600
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001122500
identifier_str_mv 2175-6600
001122500
url http://hdl.handle.net/10183/220847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Debates em Educação. UFAL : Macéio, AL. Vol. 12, n. 26 (jan./abr. 2020), p. 515-526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220847/2/001122500.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220847/1/001122500.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8249390790e7d8c0ca055298e7d70bce
205c9db3575ca84725b1155bc601f59c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016734384128