Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129155 |
Resumo: | O artigo discute a experiência do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores |
id |
UFRGS-2_7cc9cd7a56d9bc28ac3b0f2aded86eb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129155 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Franzói, Naira LisboaHypolito, Alvaro MoreiraFischer, Maria Clara BuenoDel Pino, Mauro Augusto BurkertSantos, Simone Valdete dos2015-11-09T16:27:38Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/129155000737726O artigo discute a experiência do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadoresThis article discusses the experience of implementation of PROEJA – National Program that integrates vocational education and basic education for Adult and Young people – in the state of Rio Grande do Sul/Brazil. It analyzes some aspects related to tensions and relationship between school and workers’ knowledge. It also debates the following schooling elements: curriculum, enrollment, dropouts, and social inclusion. The paper begins presenting the program PROEJA and the research proposal that has been undertaken in Rio Grande do Sul. The methodology has been designed as follows: a) a map of general information of students’ profile, the PROEJA courses and the schools; b) case studies undertaken in some schools to follow up the program within local contexts. The article also discusses the relationship between school and work as a theoretical perspective to analyze data collected regarding the attempts to put into practice a proposal of a curriculum committed to integrate technical and general knowledge and some research data related to dropout, access and successful student performance. The authors conclude that Program faces several difficulties in its development, but they affirm that it is still a great possibility to improve educative experiences with workers.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 167-186Educação de jovens e adultosTrabalhoConhecimentoAdult educationWorkKnowledgeEscola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do SulSchool, Knowledge and Work: the research on PROEJA at Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000737726.pdf000737726.pdfTexto completoapplication/pdf587186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/1/000737726.pdf29ef2fcde8b97ba2e1f947c933f2aa50MD51TEXT000737726.pdf.txt000737726.pdf.txtExtracted Texttext/plain58995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/2/000737726.pdf.txtbb9da5b3592dabb8b5685eb22a7f5ffeMD52THUMBNAIL000737726.pdf.jpg000737726.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/3/000737726.pdf.jpgb670e26b36d273f6a347f910f29efdadMD5310183/1291552018-10-24 09:12:08.748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
School, Knowledge and Work: the research on PROEJA at Rio Grande do Sul |
title |
Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul Franzói, Naira Lisboa Educação de jovens e adultos Trabalho Conhecimento Adult education Work Knowledge |
title_short |
Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
title_full |
Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
title_sort |
Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul |
author |
Franzói, Naira Lisboa |
author_facet |
Franzói, Naira Lisboa Hypolito, Alvaro Moreira Fischer, Maria Clara Bueno Del Pino, Mauro Augusto Burkert Santos, Simone Valdete dos |
author_role |
author |
author2 |
Hypolito, Alvaro Moreira Fischer, Maria Clara Bueno Del Pino, Mauro Augusto Burkert Santos, Simone Valdete dos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franzói, Naira Lisboa Hypolito, Alvaro Moreira Fischer, Maria Clara Bueno Del Pino, Mauro Augusto Burkert Santos, Simone Valdete dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Trabalho Conhecimento |
topic |
Educação de jovens e adultos Trabalho Conhecimento Adult education Work Knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Adult education Work Knowledge |
description |
O artigo discute a experiência do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-09T16:27:38Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/129155 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000737726 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000737726 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/129155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 167-186 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/1/000737726.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/2/000737726.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/3/000737726.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29ef2fcde8b97ba2e1f947c933f2aa50 bb9da5b3592dabb8b5685eb22a7f5ffe b670e26b36d273f6a347f910f29efdad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447600927604736 |