Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzói, Naira Lisboa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hypolito, Alvaro Moreira, Fischer, Maria Clara Bueno, Del Pino, Mauro Augusto Burkert, Santos, Simone Valdete dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129155
Resumo: O artigo discute a experiência do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores
id UFRGS-2_7cc9cd7a56d9bc28ac3b0f2aded86eb1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129155
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Franzói, Naira LisboaHypolito, Alvaro MoreiraFischer, Maria Clara BuenoDel Pino, Mauro Augusto BurkertSantos, Simone Valdete dos2015-11-09T16:27:38Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/129155000737726O artigo discute a experiência do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadoresThis article discusses the experience of implementation of PROEJA – National Program that integrates vocational education and basic education for Adult and Young people – in the state of Rio Grande do Sul/Brazil. It analyzes some aspects related to tensions and relationship between school and workers’ knowledge. It also debates the following schooling elements: curriculum, enrollment, dropouts, and social inclusion. The paper begins presenting the program PROEJA and the research proposal that has been undertaken in Rio Grande do Sul. The methodology has been designed as follows: a) a map of general information of students’ profile, the PROEJA courses and the schools; b) case studies undertaken in some schools to follow up the program within local contexts. The article also discusses the relationship between school and work as a theoretical perspective to analyze data collected regarding the attempts to put into practice a proposal of a curriculum committed to integrate technical and general knowledge and some research data related to dropout, access and successful student performance. The authors conclude that Program faces several difficulties in its development, but they affirm that it is still a great possibility to improve educative experiences with workers.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 167-186Educação de jovens e adultosTrabalhoConhecimentoAdult educationWorkKnowledgeEscola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do SulSchool, Knowledge and Work: the research on PROEJA at Rio Grande do Sul info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000737726.pdf000737726.pdfTexto completoapplication/pdf587186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/1/000737726.pdf29ef2fcde8b97ba2e1f947c933f2aa50MD51TEXT000737726.pdf.txt000737726.pdf.txtExtracted Texttext/plain58995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/2/000737726.pdf.txtbb9da5b3592dabb8b5685eb22a7f5ffeMD52THUMBNAIL000737726.pdf.jpg000737726.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/3/000737726.pdf.jpgb670e26b36d273f6a347f910f29efdadMD5310183/1291552018-10-24 09:12:08.748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129155Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-24T12:12:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School, Knowledge and Work: the research on PROEJA at Rio Grande do Sul
title Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
spellingShingle Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
Franzói, Naira Lisboa
Educação de jovens e adultos
Trabalho
Conhecimento
Adult education
Work
Knowledge
title_short Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
title_full Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
title_fullStr Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
title_sort Escola, saberes e trabalho : a pesquisa do PROEJA no Rio Grande do Sul
author Franzói, Naira Lisboa
author_facet Franzói, Naira Lisboa
Hypolito, Alvaro Moreira
Fischer, Maria Clara Bueno
Del Pino, Mauro Augusto Burkert
Santos, Simone Valdete dos
author_role author
author2 Hypolito, Alvaro Moreira
Fischer, Maria Clara Bueno
Del Pino, Mauro Augusto Burkert
Santos, Simone Valdete dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzói, Naira Lisboa
Hypolito, Alvaro Moreira
Fischer, Maria Clara Bueno
Del Pino, Mauro Augusto Burkert
Santos, Simone Valdete dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Trabalho
Conhecimento
topic Educação de jovens e adultos
Trabalho
Conhecimento
Adult education
Work
Knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Adult education
Work
Knowledge
description O artigo discute a experiência do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) no Rio Grande do Sul, analisa aspectos relativos à escola e aos saberes do trabalho e discute propostas curriculares, acesso, permanência e inclusão social. O texto inicia apresentando a proposta do PROEJA no Rio Grande do Sul e o projeto de pesquisa no estado. A metodologia parte de um mapeamento do perfil dos estudantes, dos cursos e das escolas, e de estudos de caso em escolas. Discute o tema da escola e dos saberes do trabalho e dos trabalhadores, que dá suporte teórico para as análises sobre as propostas curriculares integradas e sobre dados que se referem à evasão e ao acesso e permanência. Conclui-se que o Programa nas instituições federais de Educação Profissional e Tecnológica enfrenta inúmeras dificuldades na sua implantação, mas é ainda uma possibilidade de aprofundamento de experiências educativas dos trabalhadores
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:27:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129155
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000737726
identifier_str_mv 0100-3143
000737726
url http://hdl.handle.net/10183/129155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 1 (jan./abr. 2010), p. 167-186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/1/000737726.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/2/000737726.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129155/3/000737726.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 29ef2fcde8b97ba2e1f947c933f2aa50
bb9da5b3592dabb8b5685eb22a7f5ffe
b670e26b36d273f6a347f910f29efdad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447600927604736