A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/224248 |
Resumo: | A interdisciplinaridade vem se constituindo como uma verdade que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo perceber quais enunciados sobre a interdisciplinaridade circulam no curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza – campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do referido curso ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar. Percebemos que a justificativa destes estudantes acaba duplicando enunciados que atravessam a enunciação de autores que são referência da Licenciatura em Educação do Campo. Acreditamos que esta ressonância de enunciados poderá estar fortalecendo de forma concomitante tanto o Discurso da Interdisciplinaridade quanto o Discurso da Educação do Campo. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault. |
id |
UFRGS-2_6bde05e95fff7f002f3c235d162e4429 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224248 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mittmann, Verônica de LimaDuarte, Cláudia Glavam2021-07-21T04:23:52Z20181980-9700http://hdl.handle.net/10183/224248001077593A interdisciplinaridade vem se constituindo como uma verdade que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo perceber quais enunciados sobre a interdisciplinaridade circulam no curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza – campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do referido curso ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar. Percebemos que a justificativa destes estudantes acaba duplicando enunciados que atravessam a enunciação de autores que são referência da Licenciatura em Educação do Campo. Acreditamos que esta ressonância de enunciados poderá estar fortalecendo de forma concomitante tanto o Discurso da Interdisciplinaridade quanto o Discurso da Educação do Campo. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault.Interdisciplinarity is becoming a truth that crosses the Brazilian educational field in the contemporary world. In this sense, this study aimed to understand which statements about interdisciplinarity circulate in the Degree course in Field Education: Natural Sciences - North Shore Campus, Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. Specifically, this article discusses and presents an analysis of the discourse in the Foucaultian perspective of enunciations that emerged in the speeches of the students of the course when justifying the need for an interdisciplinary curriculum. We perceive that the justification of these students ends up duplicating statements that cross the enunciation of authors that are reference of the Degree in Field Education. We believe that this resonance of statements may be concomitantly strengthening both the Discourse on Interdisciplinarity and the Discourse on Field Education. For this essay interviews were conducted with 32 students and the theoretical tools used come from the workshop of Michel Foucault.application/pdfporCadernos de pesquisa : pensamento educacional. Vol. 13, n. 34 (maio/ago. 2018), p. 131-149.Educação do campoInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityStatementKnowledge NetworkField Education.A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentesThe field education and the discourse of interdisciplinarity : reverberations in the student statementsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077593.pdf.txt001077593.pdf.txtExtracted Texttext/plain44904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224248/2/001077593.pdf.txt8ca07858544381589c7d9336f95cd722MD52ORIGINAL001077593.pdfTexto completoapplication/pdf180746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224248/1/001077593.pdfbc1674b5897b149d76d82c9ce884d803MD5110183/2242482021-08-18 04:36:25.074119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The field education and the discourse of interdisciplinarity : reverberations in the student statements |
title |
A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes |
spellingShingle |
A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes Mittmann, Verônica de Lima Educação do campo Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Statement Knowledge Network Field Education. |
title_short |
A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes |
title_full |
A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes |
title_fullStr |
A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes |
title_full_unstemmed |
A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes |
title_sort |
A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes |
author |
Mittmann, Verônica de Lima |
author_facet |
Mittmann, Verônica de Lima Duarte, Cláudia Glavam |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Cláudia Glavam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mittmann, Verônica de Lima Duarte, Cláudia Glavam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Interdisciplinaridade |
topic |
Educação do campo Interdisciplinaridade Interdisciplinarity Statement Knowledge Network Field Education. |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interdisciplinarity Statement Knowledge Network Field Education. |
description |
A interdisciplinaridade vem se constituindo como uma verdade que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo perceber quais enunciados sobre a interdisciplinaridade circulam no curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza – campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do referido curso ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar. Percebemos que a justificativa destes estudantes acaba duplicando enunciados que atravessam a enunciação de autores que são referência da Licenciatura em Educação do Campo. Acreditamos que esta ressonância de enunciados poderá estar fortalecendo de forma concomitante tanto o Discurso da Interdisciplinaridade quanto o Discurso da Educação do Campo. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-21T04:23:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/224248 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1980-9700 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001077593 |
identifier_str_mv |
1980-9700 001077593 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/224248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos de pesquisa : pensamento educacional. Vol. 13, n. 34 (maio/ago. 2018), p. 131-149. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224248/2/001077593.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224248/1/001077593.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8ca07858544381589c7d9336f95cd722 bc1674b5897b149d76d82c9ce884d803 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225027012526080 |