A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mittmann, Verônica de Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224248
Resumo: A interdisciplinaridade vem se constituindo como uma verdade que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo perceber quais enunciados sobre a interdisciplinaridade circulam no curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza – campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do referido curso ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar. Percebemos que a justificativa destes estudantes acaba duplicando enunciados que atravessam a enunciação de autores que são referência da Licenciatura em Educação do Campo. Acreditamos que esta ressonância de enunciados poderá estar fortalecendo de forma concomitante tanto o Discurso da Interdisciplinaridade quanto o Discurso da Educação do Campo. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault.
id UFRGS-2_6bde05e95fff7f002f3c235d162e4429
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224248
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mittmann, Verônica de LimaDuarte, Cláudia Glavam2021-07-21T04:23:52Z20181980-9700http://hdl.handle.net/10183/224248001077593A interdisciplinaridade vem se constituindo como uma verdade que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo perceber quais enunciados sobre a interdisciplinaridade circulam no curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza – campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do referido curso ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar. Percebemos que a justificativa destes estudantes acaba duplicando enunciados que atravessam a enunciação de autores que são referência da Licenciatura em Educação do Campo. Acreditamos que esta ressonância de enunciados poderá estar fortalecendo de forma concomitante tanto o Discurso da Interdisciplinaridade quanto o Discurso da Educação do Campo. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault.Interdisciplinarity is becoming a truth that crosses the Brazilian educational field in the contemporary world. In this sense, this study aimed to understand which statements about interdisciplinarity circulate in the Degree course in Field Education: Natural Sciences - North Shore Campus, Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. Specifically, this article discusses and presents an analysis of the discourse in the Foucaultian perspective of enunciations that emerged in the speeches of the students of the course when justifying the need for an interdisciplinary curriculum. We perceive that the justification of these students ends up duplicating statements that cross the enunciation of authors that are reference of the Degree in Field Education. We believe that this resonance of statements may be concomitantly strengthening both the Discourse on Interdisciplinarity and the Discourse on Field Education. For this essay interviews were conducted with 32 students and the theoretical tools used come from the workshop of Michel Foucault.application/pdfporCadernos de pesquisa : pensamento educacional. Vol. 13, n. 34 (maio/ago. 2018), p. 131-149.Educação do campoInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityStatementKnowledge NetworkField Education.A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentesThe field education and the discourse of interdisciplinarity : reverberations in the student statementsinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001077593.pdf.txt001077593.pdf.txtExtracted Texttext/plain44904http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224248/2/001077593.pdf.txt8ca07858544381589c7d9336f95cd722MD52ORIGINAL001077593.pdfTexto completoapplication/pdf180746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224248/1/001077593.pdfbc1674b5897b149d76d82c9ce884d803MD5110183/2242482021-08-18 04:36:25.074119oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224248Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:36:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The field education and the discourse of interdisciplinarity : reverberations in the student statements
title A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes
spellingShingle A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes
Mittmann, Verônica de Lima
Educação do campo
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Statement
Knowledge Network
Field Education.
title_short A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes
title_full A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes
title_fullStr A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes
title_full_unstemmed A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes
title_sort A educação do campo e o discurso da interdisciplinaridade : reverberações nas enunciações discentes
author Mittmann, Verônica de Lima
author_facet Mittmann, Verônica de Lima
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mittmann, Verônica de Lima
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Interdisciplinaridade
topic Educação do campo
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
Statement
Knowledge Network
Field Education.
dc.subject.eng.fl_str_mv Interdisciplinarity
Statement
Knowledge Network
Field Education.
description A interdisciplinaridade vem se constituindo como uma verdade que atravessa o campo educacional brasileiro na contemporaneidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo perceber quais enunciados sobre a interdisciplinaridade circulam no curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza – campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso na perspectiva foucaultiana de enunciações que emergiram nas falas dos discentes do referido curso ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar. Percebemos que a justificativa destes estudantes acaba duplicando enunciados que atravessam a enunciação de autores que são referência da Licenciatura em Educação do Campo. Acreditamos que esta ressonância de enunciados poderá estar fortalecendo de forma concomitante tanto o Discurso da Interdisciplinaridade quanto o Discurso da Educação do Campo. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T04:23:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/224248
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-9700
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001077593
identifier_str_mv 1980-9700
001077593
url http://hdl.handle.net/10183/224248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos de pesquisa : pensamento educacional. Vol. 13, n. 34 (maio/ago. 2018), p. 131-149.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224248/2/001077593.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224248/1/001077593.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8ca07858544381589c7d9336f95cd722
bc1674b5897b149d76d82c9ce884d803
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225027012526080