O bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Elisa Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272436
Resumo: A biblioteca escolar é parte integrante da educação dos alunos e formação de leitores, atuando desde o apoio educacional até o incentivo à leitura de formas estimulantes para os alunos. Este trabalho tem por objetivo investigar como ocorre a atuação do bibliotecário no processo de incentivo à leitura, no âmbito das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando como metodologia entrevistas semi estruturadas com três bibliotecárias atuantes em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre. Os resultados desta pesquisa mostram que todas as bibliotecárias participam efetivamente das ações de incentivo à leitura que ocorrem nas escolas em que atuam e buscam promover momentos diversos de promoção da leitura visando aproximar os alunos da biblioteca escolar. Os resultados da pesquisa permitiram compreender como os bibliotecários das escolas escolhidas estão atuando para mediar e incentivar a leitura e o contato com a biblioteca. Espera-se, através deste estudo, ampliar as discussões e pesquisas a respeito da biblioteca escolar como agente de educação e, também, que outros bibliotecários possam se inspirar no trabalho realizado pelas bibliotecárias entrevistadas. Conclui-se que a biblioteca escolar atua sempre buscando melhorar seus serviços e aproximar-se da comunidade escolar. Os bibliotecários escolares devem ser reconhecidos por seu papel na educação de novos leitores e buscar sempre melhorias nos serviços da biblioteca, a fim de torná-la atrativa aos alunos.
id UFRGS-2_6c3c59dc0df21b69572461280800535d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272436
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vieira, Elisa CarvalhoPavão, Caterina Marta GroposoEstabel, Lizandra Brasil2024-02-29T04:58:24Z2023http://hdl.handle.net/10183/272436001194315A biblioteca escolar é parte integrante da educação dos alunos e formação de leitores, atuando desde o apoio educacional até o incentivo à leitura de formas estimulantes para os alunos. Este trabalho tem por objetivo investigar como ocorre a atuação do bibliotecário no processo de incentivo à leitura, no âmbito das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando como metodologia entrevistas semi estruturadas com três bibliotecárias atuantes em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre. Os resultados desta pesquisa mostram que todas as bibliotecárias participam efetivamente das ações de incentivo à leitura que ocorrem nas escolas em que atuam e buscam promover momentos diversos de promoção da leitura visando aproximar os alunos da biblioteca escolar. Os resultados da pesquisa permitiram compreender como os bibliotecários das escolas escolhidas estão atuando para mediar e incentivar a leitura e o contato com a biblioteca. Espera-se, através deste estudo, ampliar as discussões e pesquisas a respeito da biblioteca escolar como agente de educação e, também, que outros bibliotecários possam se inspirar no trabalho realizado pelas bibliotecárias entrevistadas. Conclui-se que a biblioteca escolar atua sempre buscando melhorar seus serviços e aproximar-se da comunidade escolar. Os bibliotecários escolares devem ser reconhecidos por seu papel na educação de novos leitores e buscar sempre melhorias nos serviços da biblioteca, a fim de torná-la atrativa aos alunos.The school library is an integral part of student education and reader training, acting from educational support to encouraging reading in stimulating ways for students. This work aims to investigate how the librarian's role occurs in the process of encouraging reading, within the scope of school libraries in the private teaching network of Porto Alegre. For this, exploratory research was carried out, using as a methodology semi-structured interviews with three librarians working in libraries of private schools in Porto Alegre. The results of this research show that all librarians effectively participate in actions to encourage reading that take place in the schools where they work and seek to promote different moments of reading promotion in order to bring students closer to the school library. The research results allowed us to understand how the librarians of the chosen schools are acting to mediate and encourage reading and contact with the library. It is hoped, through this study, to expand discussions and research regarding the school library as an agent of education, and that other librarians may be inspired by the work carried out by the librarians interviewed. It is concluded that the school library is always looking to improve its services and approach the school community. School librarians should be recognized for their role in educating new readers and always look for improvements in library services in order to make it attractive to students.application/pdfporBiblioteca escolarIncentivo à leituraSchool libraryReadingReading mediationSuccessful initiativesO bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194315.pdf.txt001194315.pdf.txtExtracted Texttext/plain130955http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272436/2/001194315.pdf.txt3450cfa64f59ea7c412e29be1f97db71MD52ORIGINAL001194315.pdfTexto completoapplication/pdf413322http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272436/1/001194315.pdfd0a9587160e51e62e921bca8d0dbda62MD5110183/2724362024-05-11 06:37:29.885553oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272436Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-11T09:37:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS
title O bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS
spellingShingle O bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS
Vieira, Elisa Carvalho
Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
School library
Reading
Reading mediation
Successful initiatives
title_short O bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS
title_full O bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS
title_fullStr O bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS
title_full_unstemmed O bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS
title_sort O bibliotecário e as práticas de incentivo à leitura : um estudo sobre as ações das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre/RS
author Vieira, Elisa Carvalho
author_facet Vieira, Elisa Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Elisa Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pavão, Caterina Marta Groposo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Estabel, Lizandra Brasil
contributor_str_mv Pavão, Caterina Marta Groposo
Estabel, Lizandra Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
topic Biblioteca escolar
Incentivo à leitura
School library
Reading
Reading mediation
Successful initiatives
dc.subject.eng.fl_str_mv School library
Reading
Reading mediation
Successful initiatives
description A biblioteca escolar é parte integrante da educação dos alunos e formação de leitores, atuando desde o apoio educacional até o incentivo à leitura de formas estimulantes para os alunos. Este trabalho tem por objetivo investigar como ocorre a atuação do bibliotecário no processo de incentivo à leitura, no âmbito das bibliotecas escolares da rede particular de ensino de Porto Alegre. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando como metodologia entrevistas semi estruturadas com três bibliotecárias atuantes em bibliotecas de escolas particulares de Porto Alegre. Os resultados desta pesquisa mostram que todas as bibliotecárias participam efetivamente das ações de incentivo à leitura que ocorrem nas escolas em que atuam e buscam promover momentos diversos de promoção da leitura visando aproximar os alunos da biblioteca escolar. Os resultados da pesquisa permitiram compreender como os bibliotecários das escolas escolhidas estão atuando para mediar e incentivar a leitura e o contato com a biblioteca. Espera-se, através deste estudo, ampliar as discussões e pesquisas a respeito da biblioteca escolar como agente de educação e, também, que outros bibliotecários possam se inspirar no trabalho realizado pelas bibliotecárias entrevistadas. Conclui-se que a biblioteca escolar atua sempre buscando melhorar seus serviços e aproximar-se da comunidade escolar. Os bibliotecários escolares devem ser reconhecidos por seu papel na educação de novos leitores e buscar sempre melhorias nos serviços da biblioteca, a fim de torná-la atrativa aos alunos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-29T04:58:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272436
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001194315
url http://hdl.handle.net/10183/272436
identifier_str_mv 001194315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272436/2/001194315.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272436/1/001194315.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3450cfa64f59ea7c412e29be1f97db71
d0a9587160e51e62e921bca8d0dbda62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224676298457088