O ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/263874 |
Resumo: | O ensino dos esportes centrado na tática tem sido considerado eficaz para ensinar modalidades de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão, pois está em conformidade com as características da lógica interna desse tipo de esporte. No entanto, pouco se produz sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos. Nesse contexto, este estudo visa iden-tificar os tipos de tarefas e as intervenções priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão e sua relação com o papel do aluno nos treinos. A pesquisa está pautada em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo, caracterizando-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva no interior do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e de longa duração, havendo uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos sem questionamentos por parte do treinador sobre as decisões por eles tomadas. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não são provo-cados a refletir sobre o que estão fazendo. Aliado a isso, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento, o que gera a aplicação de tarefas e intervenções distintas para diferentes subpapéis e intenções táticas dentro de um mesmo treino. |
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