O ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla Rosa, Jean Cargnelutti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Borges, Robson Machado, Fraga, Alex Branco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263874
Resumo: O ensino dos esportes centrado na tática tem sido considerado eficaz para ensinar modalidades de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão, pois está em conformidade com as características da lógica interna desse tipo de esporte. No entanto, pouco se produz sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos. Nesse contexto, este estudo visa iden-tificar os tipos de tarefas e as intervenções priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão e sua relação com o papel do aluno nos treinos. A pesquisa está pautada em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo, caracterizando-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva no interior do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e de longa duração, havendo uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos sem questionamentos por parte do treinador sobre as decisões por eles tomadas. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não são provo-cados a refletir sobre o que estão fazendo. Aliado a isso, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento, o que gera a aplicação de tarefas e intervenções distintas para diferentes subpapéis e intenções táticas dentro de um mesmo treino.
id UFRGS-2_6c423e0f522fc410dc270dc2c14bf28b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263874
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dalla Rosa, Jean CargneluttiBorges, Robson MachadoFraga, Alex Branco2023-08-23T03:29:01Z20202359-2494http://hdl.handle.net/10183/263874001167999O ensino dos esportes centrado na tática tem sido considerado eficaz para ensinar modalidades de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão, pois está em conformidade com as características da lógica interna desse tipo de esporte. No entanto, pouco se produz sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos. Nesse contexto, este estudo visa iden-tificar os tipos de tarefas e as intervenções priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão e sua relação com o papel do aluno nos treinos. A pesquisa está pautada em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo, caracterizando-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva no interior do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e de longa duração, havendo uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos sem questionamentos por parte do treinador sobre as decisões por eles tomadas. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não são provo-cados a refletir sobre o que estão fazendo. Aliado a isso, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento, o que gera a aplicação de tarefas e intervenções distintas para diferentes subpapéis e intenções táticas dentro de um mesmo treino.application/pdfporRevista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal. Brasília, DF. Vol. 7,n. 7, (maio, 2020), p. 34-44EnsinoEsportesTreinadoresAlunoO ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167999.pdf.txt001167999.pdf.txtExtracted Texttext/plain47033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263874/2/001167999.pdf.txtef02b1809e936c1cfafd776bd2ce5e5eMD52ORIGINAL001167999.pdfTexto completoapplication/pdf255031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263874/1/001167999.pdfa09bb846853e5a30181fd46f82ecf42dMD5110183/2638742023-08-24 03:33:17.490753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263874Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-24T06:33:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
title O ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
spellingShingle O ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
Dalla Rosa, Jean Cargnelutti
Ensino
Esportes
Treinadores
Aluno
title_short O ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
title_full O ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
title_fullStr O ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
title_full_unstemmed O ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
title_sort O ensino dos esportes em espaços não escolares : uma análise das tarefas e intervenções propostas por treinadores
author Dalla Rosa, Jean Cargnelutti
author_facet Dalla Rosa, Jean Cargnelutti
Borges, Robson Machado
Fraga, Alex Branco
author_role author
author2 Borges, Robson Machado
Fraga, Alex Branco
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalla Rosa, Jean Cargnelutti
Borges, Robson Machado
Fraga, Alex Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Esportes
Treinadores
Aluno
topic Ensino
Esportes
Treinadores
Aluno
description O ensino dos esportes centrado na tática tem sido considerado eficaz para ensinar modalidades de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão, pois está em conformidade com as características da lógica interna desse tipo de esporte. No entanto, pouco se produz sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos. Nesse contexto, este estudo visa iden-tificar os tipos de tarefas e as intervenções priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão e sua relação com o papel do aluno nos treinos. A pesquisa está pautada em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo, caracterizando-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva no interior do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e de longa duração, havendo uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos sem questionamentos por parte do treinador sobre as decisões por eles tomadas. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não são provo-cados a refletir sobre o que estão fazendo. Aliado a isso, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento, o que gera a aplicação de tarefas e intervenções distintas para diferentes subpapéis e intenções táticas dentro de um mesmo treino.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-23T03:29:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263874
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2359-2494
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001167999
identifier_str_mv 2359-2494
001167999
url http://hdl.handle.net/10183/263874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal. Brasília, DF. Vol. 7,n. 7, (maio, 2020), p. 34-44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263874/2/001167999.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263874/1/001167999.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef02b1809e936c1cfafd776bd2ce5e5e
a09bb846853e5a30181fd46f82ecf42d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225097136046080