O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalla Rosa, Jean Cargnelutti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5729
Resumo: A perspectiva de ensino centrada na tática tem se apresentado como mais eficaz para ensinar os esportes de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão do aluno, estando de acordo com as características da lógica interna desse tipo de modalidade. No entanto, pouco se tem produzido no meio acadêmico sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos nos treinos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo identificar os tipos de tarefas e as intervenções, priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão, e sua relação com o papel do aluno durante os treinos. Para isso, o estudo está pautado em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo. Mais precisamente, caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva em uma cidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e longa duração, sendo que há uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos, contudo, sem realização de indagações. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não refletem obre o que estão fazendo. Nesse contexto, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento.
id UNIJ_16c2a98f717448a303d458b393cb1340
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5729
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores2019-03-0120182019-03-01T14:22:50Z2019-03-01T14:22:50ZA perspectiva de ensino centrada na tática tem se apresentado como mais eficaz para ensinar os esportes de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão do aluno, estando de acordo com as características da lógica interna desse tipo de modalidade. No entanto, pouco se tem produzido no meio acadêmico sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos nos treinos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo identificar os tipos de tarefas e as intervenções, priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão, e sua relação com o papel do aluno durante os treinos. Para isso, o estudo está pautado em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo. Mais precisamente, caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva em uma cidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e longa duração, sendo que há uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos, contudo, sem realização de indagações. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não refletem obre o que estão fazendo. Nesse contexto, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento.36 f.Ciências da saúdeEducação físicaTarefasIntervenções dos treinadoresPapel do alunohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5729DMD_hdl_123456789/5729Dalla Rosa, Jean Cargneluttiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJean%20Cargnelutti%20Dalla%20Rosa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5729/1/Jean%20Cargnelutti%20Dalla%20Rosa.pdfapplication/pdf992741http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5729/1/Jean%20Cargnelutti%20Dalla%20Rosa.pdfd95f03fadb0e2fac8c7cb3df05be2699MD5123456789_5729_12019-03-02T06:57:13Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores
title O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores
spellingShingle O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores
Dalla Rosa, Jean Cargnelutti
Ciências da saúde
Educação física
Tarefas
Intervenções dos treinadores
Papel do aluno
title_short O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores
title_full O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores
title_fullStr O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores
title_full_unstemmed O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores
title_sort O ensino dos esportes em espaços não escolares: uma análise das tarefas e intervenções propostas pelos treinadores
author Dalla Rosa, Jean Cargnelutti
author_facet Dalla Rosa, Jean Cargnelutti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalla Rosa, Jean Cargnelutti
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Educação física
Tarefas
Intervenções dos treinadores
Papel do aluno
topic Ciências da saúde
Educação física
Tarefas
Intervenções dos treinadores
Papel do aluno
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A perspectiva de ensino centrada na tática tem se apresentado como mais eficaz para ensinar os esportes de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão do aluno, estando de acordo com as características da lógica interna desse tipo de modalidade. No entanto, pouco se tem produzido no meio acadêmico sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos nos treinos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo identificar os tipos de tarefas e as intervenções, priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão, e sua relação com o papel do aluno durante os treinos. Para isso, o estudo está pautado em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo. Mais precisamente, caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva em uma cidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e longa duração, sendo que há uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos, contudo, sem realização de indagações. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não refletem obre o que estão fazendo. Nesse contexto, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento.
36 f.
description A perspectiva de ensino centrada na tática tem se apresentado como mais eficaz para ensinar os esportes de invasão, devido a sua centralidade na tomada de decisão do aluno, estando de acordo com as características da lógica interna desse tipo de modalidade. No entanto, pouco se tem produzido no meio acadêmico sobre a relação entre os tipos de tarefas e intervenções proporcionadas pelos treinadores e o papel dos alunos nos treinos. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo identificar os tipos de tarefas e as intervenções, priorizadas por treinadores ao desenvolverem o ensino de esportes de invasão, e sua relação com o papel do aluno durante os treinos. Para isso, o estudo está pautado em uma abordagem mista de caráter quantitativo e qualitativo. Mais precisamente, caracteriza-se como um estudo de casos múltiplos, realizado em quatro escolinhas de iniciação esportiva em uma cidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foram observados cinco treinos de cada treinador, totalizando 20 observações. Os resultados indicam que os treinadores propõem tarefas de diferentes tipos – com e sem tomada de decisão – e longa duração, sendo que há uma prevalência do jogo formal. As intervenções realizadas privilegiam as instruções aos alunos, contudo, sem realização de indagações. Em consequência, os alunos têm um papel “parcialmente ativo” nos treinos, uma vez que experimentam tarefas com interação entre oponentes, mas não refletem obre o que estão fazendo. Nesse contexto, os treinadores não apresentam objetivos específicos em cada treinamento.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-03-01T14:22:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-01T14:22:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5729
DMD_hdl_123456789/5729
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5729
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1627013567085543424