O letramento científico no ambiente escolar : um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de habilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merazzi, Denise Westphal
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Robaina, Jose Vicente Lima, Silva, Daniela Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243438
Resumo: A prática do cotidiano da sala de aula, em suas diversas áreas, traz consigo os seus entraves e desafios. E, é nesse contexto que se espera a formação do sujeito crítico, que articule o conhecimento com a sua realidade. O presente trabalho traz a discussão sobre o desenvolvimento de habilidades que envolvem a formação de um indivíduo cientificamente letrado no ambiente escolar. A pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo e foi realizada com a participação de 43 professores de diversas redes e cidades. Percebe-se que, para alcançar o desenvolvimento de habilidades para o Letramento Científico no ambiente escolar, as estratégias podem percorrer diversos caminhos didáticos, desde que sejam planejados e alinhados para que, nesse processo, tragam oportunidades de discussões envolvendo os problemas que envolvem a sociedade e o ambiente, a partir da compreensão de conceitos científicos que relacionam-se com as explicações de fatos, fenômenos e produtos que envolvem a construção do conhecimento científico.
id UFRGS-2_6cc000a28f4661fd1e3bbb24d179cd09
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243438
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Merazzi, Denise WestphalRobaina, Jose Vicente LimaSilva, Daniela Alves da2022-07-21T04:57:45Z20212595-8569http://hdl.handle.net/10183/243438001145822A prática do cotidiano da sala de aula, em suas diversas áreas, traz consigo os seus entraves e desafios. E, é nesse contexto que se espera a formação do sujeito crítico, que articule o conhecimento com a sua realidade. O presente trabalho traz a discussão sobre o desenvolvimento de habilidades que envolvem a formação de um indivíduo cientificamente letrado no ambiente escolar. A pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo e foi realizada com a participação de 43 professores de diversas redes e cidades. Percebe-se que, para alcançar o desenvolvimento de habilidades para o Letramento Científico no ambiente escolar, as estratégias podem percorrer diversos caminhos didáticos, desde que sejam planejados e alinhados para que, nesse processo, tragam oportunidades de discussões envolvendo os problemas que envolvem a sociedade e o ambiente, a partir da compreensão de conceitos científicos que relacionam-se com as explicações de fatos, fenômenos e produtos que envolvem a construção do conhecimento científico.The classroom daily practice, in its many areas, brings its own barriers and challenges. And it is in this context that we expect the grow of the critical subject, which can develop the knowledge with its reality. This paper brings the discussion about the development of the abilities that involves the formation of a scientific literacy citizen in a school environment. The research has both qualitative and quantitative character, realized with the participation of 43 teachers from many cities and zones. It is perceived that, achieving the scientific literacy ability at the school environment, the strategies might scroll through many didactical paths, once planned and aligned for, in this process, brings opportunities of discussions involving the problems that involve the society and the environment, starting from the comprehension of the scientific concepts that relates with the explanations of facts, phenomena, and products that involves the construction of the scientific knowledge.La práctica de la vida cotidiana del aula, en sus diversas áreas, trae consigo sus obstáculos y desafíos. Y es en este contexto que se espera la formación del sujeto crítico, que articula el conocimiento con su realidad. El presente trabajo trae la discusión sobre el desarrollo de habilidades que implican la formación de un individuo científicamente alfabetizado en el entorno escolar. La investigación tiene un carácter cualitativo y cuantitativo y se llevó a cabo con la participación de 43 docentes de diversas redes y ciudades. Se percibe que, con el fin de lograr el desarrollo de habilidades para la Alfabetización Científica en el ámbito escolar, las estrategias pueden pasar por diversos caminos educativos, siempre que estén planificadas y alineadas para que, en este proceso, traigan oportunidades de discusión que involucren los problemas que involucran a la sociedad y al medio ambiente, desde la comprensión de conceptos científicos que se relacionan con las explicaciones de los hechos, fenómenos y productos que implican la construcción de la conocimiento científicoapplication/pdfporRevista Interdisciplinar Sulear. Ibirité, MG. Vol. 4, n. 11 (out./2021), p. 8-24Alfabetização científicaScience teachingScientific literacyAbilitiesEnseñanza de las cienciasAlfabetización científicaHabilidadesO letramento científico no ambiente escolar : um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de habilidadesAlfabetización científica en el entorno escolar : una mirada a las estrategias de enseñanza y el desarrollo de hbilidadesScientific literacy in the school environment : a look at teaching strategies and skill developmentinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145822.pdf.txt001145822.pdf.txtExtracted Texttext/plain36372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243438/2/001145822.pdf.txt9db65d60334985cb4f86696debf60e7fMD52ORIGINAL001145822.pdfTexto completoapplication/pdf907755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243438/1/001145822.pdf6d9cecc74cecb2ae761b39048596d850MD5110183/2434382022-07-22 04:55:23.939292oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243438Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:55:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O letramento científico no ambiente escolar : um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de habilidades
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Alfabetización científica en el entorno escolar : una mirada a las estrategias de enseñanza y el desarrollo de hbilidades
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Scientific literacy in the school environment : a look at teaching strategies and skill development
title O letramento científico no ambiente escolar : um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de habilidades
spellingShingle O letramento científico no ambiente escolar : um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de habilidades
Merazzi, Denise Westphal
Alfabetização científica
Science teaching
Scientific literacy
Abilities
Enseñanza de las ciencias
Alfabetización científica
Habilidades
title_short O letramento científico no ambiente escolar : um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de habilidades
title_full O letramento científico no ambiente escolar : um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de habilidades
title_fullStr O letramento científico no ambiente escolar : um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de habilidades
title_full_unstemmed O letramento científico no ambiente escolar : um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de habilidades
title_sort O letramento científico no ambiente escolar : um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de habilidades
author Merazzi, Denise Westphal
author_facet Merazzi, Denise Westphal
Robaina, Jose Vicente Lima
Silva, Daniela Alves da
author_role author
author2 Robaina, Jose Vicente Lima
Silva, Daniela Alves da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merazzi, Denise Westphal
Robaina, Jose Vicente Lima
Silva, Daniela Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
topic Alfabetização científica
Science teaching
Scientific literacy
Abilities
Enseñanza de las ciencias
Alfabetización científica
Habilidades
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
Scientific literacy
Abilities
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza de las ciencias
Alfabetización científica
Habilidades
description A prática do cotidiano da sala de aula, em suas diversas áreas, traz consigo os seus entraves e desafios. E, é nesse contexto que se espera a formação do sujeito crítico, que articule o conhecimento com a sua realidade. O presente trabalho traz a discussão sobre o desenvolvimento de habilidades que envolvem a formação de um indivíduo cientificamente letrado no ambiente escolar. A pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo e foi realizada com a participação de 43 professores de diversas redes e cidades. Percebe-se que, para alcançar o desenvolvimento de habilidades para o Letramento Científico no ambiente escolar, as estratégias podem percorrer diversos caminhos didáticos, desde que sejam planejados e alinhados para que, nesse processo, tragam oportunidades de discussões envolvendo os problemas que envolvem a sociedade e o ambiente, a partir da compreensão de conceitos científicos que relacionam-se com as explicações de fatos, fenômenos e produtos que envolvem a construção do conhecimento científico.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:57:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243438
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-8569
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145822
identifier_str_mv 2595-8569
001145822
url http://hdl.handle.net/10183/243438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Sulear. Ibirité, MG. Vol. 4, n. 11 (out./2021), p. 8-24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243438/2/001145822.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243438/1/001145822.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9db65d60334985cb4f86696debf60e7f
6d9cecc74cecb2ae761b39048596d850
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225062185959424