Igualdade de oportunidade no Brasil entre 2009 e 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bassotto, Camila Scholz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130270
Resumo: Igualdade de Oportunidade é definida por John Roemer como “nivelar o campo do jogo”, ou seja, compensar os grupos com recursos internos inferiores com mais recursos externos. Através desse conceito ele define “circunstância” e “esforço”. A circunstância é algo que não depende do indivíduo – como sua origem, lugar de nascimento, gênero, etc; esforço, ao contrário, é um ato de escolha livre do indivíduo e pelo qual ele deve ser responsabilizado. Os resultados, em termos de bem-estar e qualidade de vida que uma pessoa atinge dependem de suas circunstâncias e do grau de esforço realizado. Esse trabalho objetivou realizar uma análise exploratória de oportunidades e de diferenças em circunstâncias no acesso a Educação no Brasil, utilizando os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre 2009 e 2012. Confrontamos características dos indivíduos, como background famíliar, renda e educação dos pais, dentre outros, com o desempenho dos filhos na prova do ENEM. Verificamos que para os anos de 2011 e 2012, candidatos em desvantagem obtiveram pior desempenho na prova.
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