Ensaios sobre igualdade de oportunidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206619 |
Resumo: | A desigualdade sempre foi um tema recorrente na agenda dos economistas, tanto pelo seu aspecto social como pelo seu aspecto econômico. O algoritmo proposto por Roemer (1998) se tornou central na discussão sobre desigualdade de oportunidades em várias dimensões, pelo seu poder de mensuração e de indicar desigualdades de oportunidades existentes entre indivíduos diferentes em circunstancias e, portanto, em desigualdades devidas por fatores fora do controle ou autonomia dos indivíduos. Buscando captar as diferentes dimensões de oportunidades e dos diferentes grupos sociais existentes, este trabalho foi separado em três ensaios: o primeiro ensaio disserta sobre a evolução teórica de justiça voltada a Igualdade de Oportunidades e o trabalho seminal de Roemer (1998) responsável por criar as ferramentas necessárias para aplicação prática deste conceito; o segundo ensaio contém uma aplicação do Human Opportunity Index, um índice unidimensional de Oportunidades, aos resultados da prova do ENEM de 2009 a 2016. É possível observar que mesmo com os esforços de criar uma prova que melhorasse o acesso de indivíduos ao ensino superior, esse é um mecanismo que ainda beneficia grupos com melhores backgrounds familiares; o terceiro ensaio trata da aplicação do índice de dissimilaridade multidimensional de Cramer-Person, proposto por Yalonetsky (2010), para dados comparativos da PNAD entre os anos de 2007 e 2015. Como principais resultados pode-se observar que houve uma queda geral de desigualdade de oportunidades ao comparar os anos de 2007 e 2015, para ambos resultados de educação e renda. Além disso, independente do resultado analisado (renda ou educação) a desigualdade entre homens e mulheres aumentou para os mais jovens como reflexo do maior acesso das mulheres a educação no Brasil. |
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Assis, Rodrigo Salvato dePôrto Júnior, Sabino da Silva2020-03-11T04:16:59Z2018http://hdl.handle.net/10183/206619001113376A desigualdade sempre foi um tema recorrente na agenda dos economistas, tanto pelo seu aspecto social como pelo seu aspecto econômico. O algoritmo proposto por Roemer (1998) se tornou central na discussão sobre desigualdade de oportunidades em várias dimensões, pelo seu poder de mensuração e de indicar desigualdades de oportunidades existentes entre indivíduos diferentes em circunstancias e, portanto, em desigualdades devidas por fatores fora do controle ou autonomia dos indivíduos. Buscando captar as diferentes dimensões de oportunidades e dos diferentes grupos sociais existentes, este trabalho foi separado em três ensaios: o primeiro ensaio disserta sobre a evolução teórica de justiça voltada a Igualdade de Oportunidades e o trabalho seminal de Roemer (1998) responsável por criar as ferramentas necessárias para aplicação prática deste conceito; o segundo ensaio contém uma aplicação do Human Opportunity Index, um índice unidimensional de Oportunidades, aos resultados da prova do ENEM de 2009 a 2016. É possível observar que mesmo com os esforços de criar uma prova que melhorasse o acesso de indivíduos ao ensino superior, esse é um mecanismo que ainda beneficia grupos com melhores backgrounds familiares; o terceiro ensaio trata da aplicação do índice de dissimilaridade multidimensional de Cramer-Person, proposto por Yalonetsky (2010), para dados comparativos da PNAD entre os anos de 2007 e 2015. Como principais resultados pode-se observar que houve uma queda geral de desigualdade de oportunidades ao comparar os anos de 2007 e 2015, para ambos resultados de educação e renda. Além disso, independente do resultado analisado (renda ou educação) a desigualdade entre homens e mulheres aumentou para os mais jovens como reflexo do maior acesso das mulheres a educação no Brasil.Inequality had Always been a frequent theme in economists agenda, not only for its social aspect but the economic impact as well. Proposed by Roemer (1998), the algorithm for Equality of Opportunity became central on multidimensional inequality studies for its robustness in measuring and decomposing inequality as a result of effort and circunstances. The main objective of this presente work is to study the origins of Equality of Oportunity as well as to presente different measures for it. The presente study is separated in three parts: the first dissertates about the theoretical evolution of Justice and how it relates to Equality of opportunity, based on the seminal work of Roemer (1998); the second paper is na application of the Human Opportunity Index, an unidimensional Opportunity index, on the results of ENEM from 2009 to 2016. It is importante to note that even with the efforts made to build na exam capable of equalizing access to universities, it still is a mechanism that beneficiates groups with better circunstances (familiar background, for exemple); the third paper is an aplication of the Cramer-Person multidimensional dissimilarity index proposed by Yalonetsky (2010). It was applied on comparative PNAD data for the years 2007 and 2015. The main results are a general fall in inequalities for both education and income. Lastly, the inequality between genders has risen for the younger cohorts studied.application/pdfporIgualdadeGêneroEducaçãoDesigualdade de rendaInequalityEquality of opportunityEducationIncomeEnsaios sobre igualdade de oportunidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113376.pdf.txt001113376.pdf.txtExtracted Texttext/plain196414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206619/2/001113376.pdf.txtee76d2b363142126e00634b752bb2124MD52ORIGINAL001113376.pdfTexto completoapplication/pdf1881390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206619/1/001113376.pdf687a358f5cb32de2001e2d12390f38a8MD5110183/2066192022-05-24 04:45:14.188875oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206619Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-24T07:45:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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