Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Taiane Vieira dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267529
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um conjunto de materiais lúdico pedagógicos acessíveis, destinado a crianças em anos iniciais da educação básica. O projeto tem como propósito demonstrar como o design pode contribuir para a interação com o livro e a leitura na escola por todos, incluindo alunos com deficiência. Com base na metodologia adaptada do Design Thinking e do Design Instrucional Contextualizado, o projeto foi estruturado em quatro etapas projetuais: descobrir, que engloba a análise e o diagnóstico do cenário educacional e identificação de necessidades de aprendizagem, através de pesquisa bibliográfica e entrevista com profissionais da educação; definir, que trata da identificação, planejamento e construção do conjunto de materiais através de análise de similares e levantamento de requisitos de projeto; desenvolver, que apropria-se da conceituação assim como da geração e seleção de alternativas para fins de prototipação e verificação com especialistas; e entregar, fase de aprimoramento e refinamento do produto final. O projeto contou com a colaboração e acompanhamento de profissionais da educação e especialistas em acessibilidade durante a definição, desenvolvimento e aprimoramento dos materiais. A partir disso se chega em um conjunto de cinco materiais lúdicos pedagógicos, divididos em três grupos: “Kubai e a Magia das Palavras”, destinado ao ensino do português através de jogo da memória e silabário; “Kubai e a Magia dos Números” destinado ao ensino da matemática através de jogo de dominó e régua de parede; e “Kubai e a Trilha do Conhecimento” que une mais de um conhecimento específico através de um jogo de tabuleiro.
id UFRGS-2_6d2210151dd20be689627b6694ae601f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267529
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Taiane Vieira dosCardoso, Eduardo2023-11-23T03:35:34Z2023http://hdl.handle.net/10183/267529001186661Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um conjunto de materiais lúdico pedagógicos acessíveis, destinado a crianças em anos iniciais da educação básica. O projeto tem como propósito demonstrar como o design pode contribuir para a interação com o livro e a leitura na escola por todos, incluindo alunos com deficiência. Com base na metodologia adaptada do Design Thinking e do Design Instrucional Contextualizado, o projeto foi estruturado em quatro etapas projetuais: descobrir, que engloba a análise e o diagnóstico do cenário educacional e identificação de necessidades de aprendizagem, através de pesquisa bibliográfica e entrevista com profissionais da educação; definir, que trata da identificação, planejamento e construção do conjunto de materiais através de análise de similares e levantamento de requisitos de projeto; desenvolver, que apropria-se da conceituação assim como da geração e seleção de alternativas para fins de prototipação e verificação com especialistas; e entregar, fase de aprimoramento e refinamento do produto final. O projeto contou com a colaboração e acompanhamento de profissionais da educação e especialistas em acessibilidade durante a definição, desenvolvimento e aprimoramento dos materiais. A partir disso se chega em um conjunto de cinco materiais lúdicos pedagógicos, divididos em três grupos: “Kubai e a Magia das Palavras”, destinado ao ensino do português através de jogo da memória e silabário; “Kubai e a Magia dos Números” destinado ao ensino da matemática através de jogo de dominó e régua de parede; e “Kubai e a Trilha do Conhecimento” que une mais de um conhecimento específico através de um jogo de tabuleiro.This paper presents the development of a set of accessible ludic-pedagogical materials aimed at children in the early years of basic education. The project aims to demonstrate how design can contribute to interaction with books and reading in school for all, including students with disabilities. Based on the adapted methodology of Design Thinking and Contextualized Instructional Design, the project was structured in four design stages: discovering, encompassing analysis and diagnosis of the educational scenario, identification of learning needs through bibliographic research and interviews with education professionals; defining, addressing the identification, planning, and construction of the set of materials through analysis of similar products and project requirements gathering; developing, embracing conceptualization, as well as generation and selection of alternatives for prototyping and expert verification; and delivering, a phase of refining and enhancing the final product. The project benefited from the collaboration and guidance of education professionals and accessibility experts during the definition, development, and improvement of the materials. This leads to a set of five ludic-pedagogical materials, divided into three groups: "Kubai and the Magic of Words," designed for teaching Portuguese through memory games and syllabary; "Kubai and the Magic of Numbers," intended for mathematics teaching through domino games and wall rulers; and "Kubai and the Trail of Knowledge," which combines multiple specific knowledge areas through a board game.application/pdfporDesignAcessibilidadeJogosAccessibilityInclusive EducationGameLudic MaterialLeitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186661.pdf.txt001186661.pdf.txtExtracted Texttext/plain129819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267529/2/001186661.pdf.txt5086978c4d41e070d4177c86ffc82c4dMD52ORIGINAL001186661.pdfTexto completoapplication/pdf15615847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267529/1/001186661.pdfa8fef3ce79e1dbaf13bc64ad0e6784f7MD5110183/2675292023-11-24 04:26:17.920277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267529Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-24T06:26:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s
title Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s
spellingShingle Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s
Santos, Taiane Vieira dos
Design
Acessibilidade
Jogos
Accessibility
Inclusive Education
Game
Ludic Material
title_short Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s
title_full Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s
title_fullStr Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s
title_full_unstemmed Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s
title_sort Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s
author Santos, Taiane Vieira dos
author_facet Santos, Taiane Vieira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Taiane Vieira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Eduardo
contributor_str_mv Cardoso, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Acessibilidade
Jogos
topic Design
Acessibilidade
Jogos
Accessibility
Inclusive Education
Game
Ludic Material
dc.subject.eng.fl_str_mv Accessibility
Inclusive Education
Game
Ludic Material
description Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um conjunto de materiais lúdico pedagógicos acessíveis, destinado a crianças em anos iniciais da educação básica. O projeto tem como propósito demonstrar como o design pode contribuir para a interação com o livro e a leitura na escola por todos, incluindo alunos com deficiência. Com base na metodologia adaptada do Design Thinking e do Design Instrucional Contextualizado, o projeto foi estruturado em quatro etapas projetuais: descobrir, que engloba a análise e o diagnóstico do cenário educacional e identificação de necessidades de aprendizagem, através de pesquisa bibliográfica e entrevista com profissionais da educação; definir, que trata da identificação, planejamento e construção do conjunto de materiais através de análise de similares e levantamento de requisitos de projeto; desenvolver, que apropria-se da conceituação assim como da geração e seleção de alternativas para fins de prototipação e verificação com especialistas; e entregar, fase de aprimoramento e refinamento do produto final. O projeto contou com a colaboração e acompanhamento de profissionais da educação e especialistas em acessibilidade durante a definição, desenvolvimento e aprimoramento dos materiais. A partir disso se chega em um conjunto de cinco materiais lúdicos pedagógicos, divididos em três grupos: “Kubai e a Magia das Palavras”, destinado ao ensino do português através de jogo da memória e silabário; “Kubai e a Magia dos Números” destinado ao ensino da matemática através de jogo de dominó e régua de parede; e “Kubai e a Trilha do Conhecimento” que une mais de um conhecimento específico através de um jogo de tabuleiro.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-23T03:35:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267529
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001186661
url http://hdl.handle.net/10183/267529
identifier_str_mv 001186661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267529/2/001186661.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267529/1/001186661.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5086978c4d41e070d4177c86ffc82c4d
a8fef3ce79e1dbaf13bc64ad0e6784f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447352482201600