Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267529 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um conjunto de materiais lúdico pedagógicos acessíveis, destinado a crianças em anos iniciais da educação básica. O projeto tem como propósito demonstrar como o design pode contribuir para a interação com o livro e a leitura na escola por todos, incluindo alunos com deficiência. Com base na metodologia adaptada do Design Thinking e do Design Instrucional Contextualizado, o projeto foi estruturado em quatro etapas projetuais: descobrir, que engloba a análise e o diagnóstico do cenário educacional e identificação de necessidades de aprendizagem, através de pesquisa bibliográfica e entrevista com profissionais da educação; definir, que trata da identificação, planejamento e construção do conjunto de materiais através de análise de similares e levantamento de requisitos de projeto; desenvolver, que apropria-se da conceituação assim como da geração e seleção de alternativas para fins de prototipação e verificação com especialistas; e entregar, fase de aprimoramento e refinamento do produto final. O projeto contou com a colaboração e acompanhamento de profissionais da educação e especialistas em acessibilidade durante a definição, desenvolvimento e aprimoramento dos materiais. A partir disso se chega em um conjunto de cinco materiais lúdicos pedagógicos, divididos em três grupos: “Kubai e a Magia das Palavras”, destinado ao ensino do português através de jogo da memória e silabário; “Kubai e a Magia dos Números” destinado ao ensino da matemática através de jogo de dominó e régua de parede; e “Kubai e a Trilha do Conhecimento” que une mais de um conhecimento específico através de um jogo de tabuleiro. |
id |
UFRGS-2_6d2210151dd20be689627b6694ae601f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267529 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Taiane Vieira dosCardoso, Eduardo2023-11-23T03:35:34Z2023http://hdl.handle.net/10183/267529001186661Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um conjunto de materiais lúdico pedagógicos acessíveis, destinado a crianças em anos iniciais da educação básica. O projeto tem como propósito demonstrar como o design pode contribuir para a interação com o livro e a leitura na escola por todos, incluindo alunos com deficiência. Com base na metodologia adaptada do Design Thinking e do Design Instrucional Contextualizado, o projeto foi estruturado em quatro etapas projetuais: descobrir, que engloba a análise e o diagnóstico do cenário educacional e identificação de necessidades de aprendizagem, através de pesquisa bibliográfica e entrevista com profissionais da educação; definir, que trata da identificação, planejamento e construção do conjunto de materiais através de análise de similares e levantamento de requisitos de projeto; desenvolver, que apropria-se da conceituação assim como da geração e seleção de alternativas para fins de prototipação e verificação com especialistas; e entregar, fase de aprimoramento e refinamento do produto final. O projeto contou com a colaboração e acompanhamento de profissionais da educação e especialistas em acessibilidade durante a definição, desenvolvimento e aprimoramento dos materiais. A partir disso se chega em um conjunto de cinco materiais lúdicos pedagógicos, divididos em três grupos: “Kubai e a Magia das Palavras”, destinado ao ensino do português através de jogo da memória e silabário; “Kubai e a Magia dos Números” destinado ao ensino da matemática através de jogo de dominó e régua de parede; e “Kubai e a Trilha do Conhecimento” que une mais de um conhecimento específico através de um jogo de tabuleiro.This paper presents the development of a set of accessible ludic-pedagogical materials aimed at children in the early years of basic education. The project aims to demonstrate how design can contribute to interaction with books and reading in school for all, including students with disabilities. Based on the adapted methodology of Design Thinking and Contextualized Instructional Design, the project was structured in four design stages: discovering, encompassing analysis and diagnosis of the educational scenario, identification of learning needs through bibliographic research and interviews with education professionals; defining, addressing the identification, planning, and construction of the set of materials through analysis of similar products and project requirements gathering; developing, embracing conceptualization, as well as generation and selection of alternatives for prototyping and expert verification; and delivering, a phase of refining and enhancing the final product. The project benefited from the collaboration and guidance of education professionals and accessibility experts during the definition, development, and improvement of the materials. This leads to a set of five ludic-pedagogical materials, divided into three groups: "Kubai and the Magic of Words," designed for teaching Portuguese through memory games and syllabary; "Kubai and the Magic of Numbers," intended for mathematics teaching through domino games and wall rulers; and "Kubai and the Trail of Knowledge," which combines multiple specific knowledge areas through a board game.application/pdfporDesignAcessibilidadeJogosAccessibilityInclusive EducationGameLudic MaterialLeitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2023Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186661.pdf.txt001186661.pdf.txtExtracted Texttext/plain129819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267529/2/001186661.pdf.txt5086978c4d41e070d4177c86ffc82c4dMD52ORIGINAL001186661.pdfTexto completoapplication/pdf15615847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267529/1/001186661.pdfa8fef3ce79e1dbaf13bc64ad0e6784f7MD5110183/2675292023-11-24 04:26:17.920277oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267529Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-24T06:26:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s |
title |
Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s |
spellingShingle |
Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s Santos, Taiane Vieira dos Design Acessibilidade Jogos Accessibility Inclusive Education Game Ludic Material |
title_short |
Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s |
title_full |
Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s |
title_fullStr |
Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s |
title_full_unstemmed |
Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s |
title_sort |
Leitura em pares : material lúdico pedagógico para apoio à leitura por tod(e)s |
author |
Santos, Taiane Vieira dos |
author_facet |
Santos, Taiane Vieira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Taiane Vieira dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Eduardo |
contributor_str_mv |
Cardoso, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Acessibilidade Jogos |
topic |
Design Acessibilidade Jogos Accessibility Inclusive Education Game Ludic Material |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Accessibility Inclusive Education Game Ludic Material |
description |
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um conjunto de materiais lúdico pedagógicos acessíveis, destinado a crianças em anos iniciais da educação básica. O projeto tem como propósito demonstrar como o design pode contribuir para a interação com o livro e a leitura na escola por todos, incluindo alunos com deficiência. Com base na metodologia adaptada do Design Thinking e do Design Instrucional Contextualizado, o projeto foi estruturado em quatro etapas projetuais: descobrir, que engloba a análise e o diagnóstico do cenário educacional e identificação de necessidades de aprendizagem, através de pesquisa bibliográfica e entrevista com profissionais da educação; definir, que trata da identificação, planejamento e construção do conjunto de materiais através de análise de similares e levantamento de requisitos de projeto; desenvolver, que apropria-se da conceituação assim como da geração e seleção de alternativas para fins de prototipação e verificação com especialistas; e entregar, fase de aprimoramento e refinamento do produto final. O projeto contou com a colaboração e acompanhamento de profissionais da educação e especialistas em acessibilidade durante a definição, desenvolvimento e aprimoramento dos materiais. A partir disso se chega em um conjunto de cinco materiais lúdicos pedagógicos, divididos em três grupos: “Kubai e a Magia das Palavras”, destinado ao ensino do português através de jogo da memória e silabário; “Kubai e a Magia dos Números” destinado ao ensino da matemática através de jogo de dominó e régua de parede; e “Kubai e a Trilha do Conhecimento” que une mais de um conhecimento específico através de um jogo de tabuleiro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-23T03:35:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267529 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001186661 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267529 |
identifier_str_mv |
001186661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267529/2/001186661.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267529/1/001186661.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5086978c4d41e070d4177c86ffc82c4d a8fef3ce79e1dbaf13bc64ad0e6784f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447352482201600 |