A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendez, Paula Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251972
Resumo: Pensar na dimensão das infâncias é fazer da escola um espaço que dê às crianças o protagonismo, a partir de práticas sensíveis dentro dos processos de aprendizagem, provocando efeitos significativos na relação das crianças e dos professores com a escola. Esta pesquisa foi realizada a partir da perspectiva do Saber da Experiência (Larrosa, 2002), traz relatos de autoexperiências profissionais sobre os aspectos construtivos do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, relatando como o desejo de mudança, a partir dos anseios de um coletivo de professoras da escola pública do município de Porto Alegre, do qual faço parte, ressignificou as experiências escolares acerca da educação voltada à perspectiva sensível e da permacultura, evidenciando como é possível tornar a escola um espaço de vivências plenas e de construção de saberes, que empregam valor e sentido às aprendizagens, realizando a conexão entre as experiências e a fundamentação teórica que aborda o tema do sensível na educação.
id UFRGS-2_6d376d4b28fb28a8af96ea28c4fd30cb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251972
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendez, Paula AraújoPereira, Diego Carlos2022-11-30T04:53:11Z2022http://hdl.handle.net/10183/251972001154111Pensar na dimensão das infâncias é fazer da escola um espaço que dê às crianças o protagonismo, a partir de práticas sensíveis dentro dos processos de aprendizagem, provocando efeitos significativos na relação das crianças e dos professores com a escola. Esta pesquisa foi realizada a partir da perspectiva do Saber da Experiência (Larrosa, 2002), traz relatos de autoexperiências profissionais sobre os aspectos construtivos do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, relatando como o desejo de mudança, a partir dos anseios de um coletivo de professoras da escola pública do município de Porto Alegre, do qual faço parte, ressignificou as experiências escolares acerca da educação voltada à perspectiva sensível e da permacultura, evidenciando como é possível tornar a escola um espaço de vivências plenas e de construção de saberes, que empregam valor e sentido às aprendizagens, realizando a conexão entre as experiências e a fundamentação teórica que aborda o tema do sensível na educação.Thinking about the dimension of childhood is to make the school a space that gives children the leading role, from sensitive practices within the learning processes, causing significant effects in the relationship of children and teachers with the school. This research was carried out from the perspective of Knowledge of Experience (Larrosa, 2002), it brings reports of professional self-experiences about the constructive aspects of children's development and learning, reporting how the desire for change, based on the desires of a collective of teachers from the public school in the city of Porto Alegre, of which I am a part, re-signified school experiences about education focused on the sensitive perspective and permaculture, showing how it is possible to make the school a space for full experiences and knowledge construction, which employ value and meaning to learning, making the connection between experiences and the theoretical foundation that addresses the theme of a sensitive education.application/pdfporPermaculturaInfânciaEducação sensívelEscola públicaRelato de experiênciaSensitive educationExperience of knowledgePermacultureChildhoodA educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154111.pdf.txt001154111.pdf.txtExtracted Texttext/plain83712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251972/2/001154111.pdf.txt8b4a6d4a3691205bcc445a6337ec65acMD52ORIGINAL001154111.pdfTexto completoapplication/pdf453544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251972/1/001154111.pdf8d081024f766c35e4bef75cd0ee95bd8MD5110183/2519722022-12-01 05:52:10.731034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251972Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:52:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo
title A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo
spellingShingle A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo
Mendez, Paula Araújo
Permacultura
Infância
Educação sensível
Escola pública
Relato de experiência
Sensitive education
Experience of knowledge
Permaculture
Childhood
title_short A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo
title_full A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo
title_fullStr A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo
title_full_unstemmed A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo
title_sort A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo
author Mendez, Paula Araújo
author_facet Mendez, Paula Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendez, Paula Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Diego Carlos
contributor_str_mv Pereira, Diego Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Permacultura
Infância
Educação sensível
Escola pública
Relato de experiência
topic Permacultura
Infância
Educação sensível
Escola pública
Relato de experiência
Sensitive education
Experience of knowledge
Permaculture
Childhood
dc.subject.eng.fl_str_mv Sensitive education
Experience of knowledge
Permaculture
Childhood
description Pensar na dimensão das infâncias é fazer da escola um espaço que dê às crianças o protagonismo, a partir de práticas sensíveis dentro dos processos de aprendizagem, provocando efeitos significativos na relação das crianças e dos professores com a escola. Esta pesquisa foi realizada a partir da perspectiva do Saber da Experiência (Larrosa, 2002), traz relatos de autoexperiências profissionais sobre os aspectos construtivos do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, relatando como o desejo de mudança, a partir dos anseios de um coletivo de professoras da escola pública do município de Porto Alegre, do qual faço parte, ressignificou as experiências escolares acerca da educação voltada à perspectiva sensível e da permacultura, evidenciando como é possível tornar a escola um espaço de vivências plenas e de construção de saberes, que empregam valor e sentido às aprendizagens, realizando a conexão entre as experiências e a fundamentação teórica que aborda o tema do sensível na educação.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T04:53:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251972
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154111
url http://hdl.handle.net/10183/251972
identifier_str_mv 001154111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251972/2/001154111.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251972/1/001154111.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b4a6d4a3691205bcc445a6337ec65ac
8d081024f766c35e4bef75cd0ee95bd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447324093054976