A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251972 |
Resumo: | Pensar na dimensão das infâncias é fazer da escola um espaço que dê às crianças o protagonismo, a partir de práticas sensíveis dentro dos processos de aprendizagem, provocando efeitos significativos na relação das crianças e dos professores com a escola. Esta pesquisa foi realizada a partir da perspectiva do Saber da Experiência (Larrosa, 2002), traz relatos de autoexperiências profissionais sobre os aspectos construtivos do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, relatando como o desejo de mudança, a partir dos anseios de um coletivo de professoras da escola pública do município de Porto Alegre, do qual faço parte, ressignificou as experiências escolares acerca da educação voltada à perspectiva sensível e da permacultura, evidenciando como é possível tornar a escola um espaço de vivências plenas e de construção de saberes, que empregam valor e sentido às aprendizagens, realizando a conexão entre as experiências e a fundamentação teórica que aborda o tema do sensível na educação. |
id |
UFRGS-2_6d376d4b28fb28a8af96ea28c4fd30cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251972 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendez, Paula AraújoPereira, Diego Carlos2022-11-30T04:53:11Z2022http://hdl.handle.net/10183/251972001154111Pensar na dimensão das infâncias é fazer da escola um espaço que dê às crianças o protagonismo, a partir de práticas sensíveis dentro dos processos de aprendizagem, provocando efeitos significativos na relação das crianças e dos professores com a escola. Esta pesquisa foi realizada a partir da perspectiva do Saber da Experiência (Larrosa, 2002), traz relatos de autoexperiências profissionais sobre os aspectos construtivos do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, relatando como o desejo de mudança, a partir dos anseios de um coletivo de professoras da escola pública do município de Porto Alegre, do qual faço parte, ressignificou as experiências escolares acerca da educação voltada à perspectiva sensível e da permacultura, evidenciando como é possível tornar a escola um espaço de vivências plenas e de construção de saberes, que empregam valor e sentido às aprendizagens, realizando a conexão entre as experiências e a fundamentação teórica que aborda o tema do sensível na educação.Thinking about the dimension of childhood is to make the school a space that gives children the leading role, from sensitive practices within the learning processes, causing significant effects in the relationship of children and teachers with the school. This research was carried out from the perspective of Knowledge of Experience (Larrosa, 2002), it brings reports of professional self-experiences about the constructive aspects of children's development and learning, reporting how the desire for change, based on the desires of a collective of teachers from the public school in the city of Porto Alegre, of which I am a part, re-signified school experiences about education focused on the sensitive perspective and permaculture, showing how it is possible to make the school a space for full experiences and knowledge construction, which employ value and meaning to learning, making the connection between experiences and the theoretical foundation that addresses the theme of a sensitive education.application/pdfporPermaculturaInfânciaEducação sensívelEscola públicaRelato de experiênciaSensitive educationExperience of knowledgePermacultureChildhoodA educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154111.pdf.txt001154111.pdf.txtExtracted Texttext/plain83712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251972/2/001154111.pdf.txt8b4a6d4a3691205bcc445a6337ec65acMD52ORIGINAL001154111.pdfTexto completoapplication/pdf453544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251972/1/001154111.pdf8d081024f766c35e4bef75cd0ee95bd8MD5110183/2519722022-12-01 05:52:10.731034oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251972Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-01T07:52:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo |
title |
A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo |
spellingShingle |
A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo Mendez, Paula Araújo Permacultura Infância Educação sensível Escola pública Relato de experiência Sensitive education Experience of knowledge Permaculture Childhood |
title_short |
A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo |
title_full |
A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo |
title_fullStr |
A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo |
title_full_unstemmed |
A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo |
title_sort |
A educação sensível aplicada em escola da rede pública : relato de experiência sobre seus benefícios no desenvolvimento infantil individual e coletivo |
author |
Mendez, Paula Araújo |
author_facet |
Mendez, Paula Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendez, Paula Araújo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Diego Carlos |
contributor_str_mv |
Pereira, Diego Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Permacultura Infância Educação sensível Escola pública Relato de experiência |
topic |
Permacultura Infância Educação sensível Escola pública Relato de experiência Sensitive education Experience of knowledge Permaculture Childhood |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sensitive education Experience of knowledge Permaculture Childhood |
description |
Pensar na dimensão das infâncias é fazer da escola um espaço que dê às crianças o protagonismo, a partir de práticas sensíveis dentro dos processos de aprendizagem, provocando efeitos significativos na relação das crianças e dos professores com a escola. Esta pesquisa foi realizada a partir da perspectiva do Saber da Experiência (Larrosa, 2002), traz relatos de autoexperiências profissionais sobre os aspectos construtivos do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças, relatando como o desejo de mudança, a partir dos anseios de um coletivo de professoras da escola pública do município de Porto Alegre, do qual faço parte, ressignificou as experiências escolares acerca da educação voltada à perspectiva sensível e da permacultura, evidenciando como é possível tornar a escola um espaço de vivências plenas e de construção de saberes, que empregam valor e sentido às aprendizagens, realizando a conexão entre as experiências e a fundamentação teórica que aborda o tema do sensível na educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-30T04:53:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/251972 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001154111 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/251972 |
identifier_str_mv |
001154111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251972/2/001154111.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251972/1/001154111.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b4a6d4a3691205bcc445a6337ec65ac 8d081024f766c35e4bef75cd0ee95bd8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447324093054976 |