Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258034 |
Resumo: | Este trabalho busca analisar a relação dos alunos graduandos do curso de graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – EA/UFRGS com as suas finanças durante o cenário pandêmico. Em um cenário tão extremo quanto a pandemia de Covid-19, com grandes perdas emocionais e financeiras, é preciso reforçar a importância de buscar estar preparado financeiramente para passar por períodos turbulentos que possam surgir no decorrer da vida. O estudo busca contextualizar temas como, finanças pessoais, reserva de emergência, cenário pandêmico, buscando trazer pesquisas de colegas do curso de Administração para reforçar a importância do assunto no presente trabalho. A pesquisa tem uma metodologia quali-quanti que busca analisar métodos qualitativos, e métodos quantitativos. O questionário foi aplicado no período de junho e julho, com alunos graduandos do primeiro semestre até o último semestre. Foi possível observar através do questionário proposto que os alunos têm consciência da importância do conhecimento sobre suas finanças pessoais, que consideram o tema importante e que assuntos abordados na sala de aula trouxeram alguma contribuição positiva no planejamento financeiro pessoal. |
id |
UFRGS-2_6d71eb0a9adb03c1e268985d2858f986 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258034 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dorn, Eduarda SoaresMacêdo, Guilherme Ribeiro de2023-05-13T03:27:37Z2022http://hdl.handle.net/10183/258034001167033Este trabalho busca analisar a relação dos alunos graduandos do curso de graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – EA/UFRGS com as suas finanças durante o cenário pandêmico. Em um cenário tão extremo quanto a pandemia de Covid-19, com grandes perdas emocionais e financeiras, é preciso reforçar a importância de buscar estar preparado financeiramente para passar por períodos turbulentos que possam surgir no decorrer da vida. O estudo busca contextualizar temas como, finanças pessoais, reserva de emergência, cenário pandêmico, buscando trazer pesquisas de colegas do curso de Administração para reforçar a importância do assunto no presente trabalho. A pesquisa tem uma metodologia quali-quanti que busca analisar métodos qualitativos, e métodos quantitativos. O questionário foi aplicado no período de junho e julho, com alunos graduandos do primeiro semestre até o último semestre. Foi possível observar através do questionário proposto que os alunos têm consciência da importância do conhecimento sobre suas finanças pessoais, que consideram o tema importante e que assuntos abordados na sala de aula trouxeram alguma contribuição positiva no planejamento financeiro pessoal.This work seeks to analyze the relationship of undergraduate students of the undergraduate course in Administration of the School of Administration of the Federal University of Rio Grande does Sul - EA/UFRGS with their finances during the pandemic scenario. In a scenario as extreme as the Covid-19 pandemic, with great emotional and financial losses, it is necessary to reinforce the importance of seeking to be financially prepared to go through turbulent periods that may arise in the course of life. The study seeks to contextualize topics such as personal finance, emergency reserve, and pandemic scenario, seeking to bring research from colleagues from the Administration course to reinforce the importance of the subject in the present work. The research has a quali-quanti methodology that seeks to analyze qualitative and quantitative methods. The questionnaire was applied in the period June and July, with students graduating from the first semester to the last semester. It was possible to observe through the proposed questionnaire that students are aware of the importance of knowledge about their finances, that they consider the topic important, and that subjects addressed in the classroom have brought some positive contributions to personal financial planning.application/pdfporEducação financeiraAdministração financeiraCOVID-19Finanças pessoaisEstudantesFinancial educationPersonal financesEmergency reservePandemic scenarioYoung studentsPlanejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167033.pdf.txt001167033.pdf.txtExtracted Texttext/plain101894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258034/2/001167033.pdf.txt7ebc99c4f4a7977a0b4518d5179b1cadMD52ORIGINAL001167033.pdfTexto completoapplication/pdf731071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258034/1/001167033.pdfa24d05b934749bd66bb555bc904dfa8fMD5110183/2580342023-05-14 03:24:21.804145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:24:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19 |
title |
Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19 |
spellingShingle |
Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19 Dorn, Eduarda Soares Educação financeira Administração financeira COVID-19 Finanças pessoais Estudantes Financial education Personal finances Emergency reserve Pandemic scenario Young students |
title_short |
Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19 |
title_full |
Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19 |
title_fullStr |
Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19 |
title_sort |
Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19 |
author |
Dorn, Eduarda Soares |
author_facet |
Dorn, Eduarda Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dorn, Eduarda Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Macêdo, Guilherme Ribeiro de |
contributor_str_mv |
Macêdo, Guilherme Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação financeira Administração financeira COVID-19 Finanças pessoais Estudantes |
topic |
Educação financeira Administração financeira COVID-19 Finanças pessoais Estudantes Financial education Personal finances Emergency reserve Pandemic scenario Young students |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Financial education Personal finances Emergency reserve Pandemic scenario Young students |
description |
Este trabalho busca analisar a relação dos alunos graduandos do curso de graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – EA/UFRGS com as suas finanças durante o cenário pandêmico. Em um cenário tão extremo quanto a pandemia de Covid-19, com grandes perdas emocionais e financeiras, é preciso reforçar a importância de buscar estar preparado financeiramente para passar por períodos turbulentos que possam surgir no decorrer da vida. O estudo busca contextualizar temas como, finanças pessoais, reserva de emergência, cenário pandêmico, buscando trazer pesquisas de colegas do curso de Administração para reforçar a importância do assunto no presente trabalho. A pesquisa tem uma metodologia quali-quanti que busca analisar métodos qualitativos, e métodos quantitativos. O questionário foi aplicado no período de junho e julho, com alunos graduandos do primeiro semestre até o último semestre. Foi possível observar através do questionário proposto que os alunos têm consciência da importância do conhecimento sobre suas finanças pessoais, que consideram o tema importante e que assuntos abordados na sala de aula trouxeram alguma contribuição positiva no planejamento financeiro pessoal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-13T03:27:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/258034 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001167033 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/258034 |
identifier_str_mv |
001167033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258034/2/001167033.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258034/1/001167033.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ebc99c4f4a7977a0b4518d5179b1cad a24d05b934749bd66bb555bc904dfa8f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224659103907840 |