Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorn, Eduarda Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258034
Resumo: Este trabalho busca analisar a relação dos alunos graduandos do curso de graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – EA/UFRGS com as suas finanças durante o cenário pandêmico. Em um cenário tão extremo quanto a pandemia de Covid-19, com grandes perdas emocionais e financeiras, é preciso reforçar a importância de buscar estar preparado financeiramente para passar por períodos turbulentos que possam surgir no decorrer da vida. O estudo busca contextualizar temas como, finanças pessoais, reserva de emergência, cenário pandêmico, buscando trazer pesquisas de colegas do curso de Administração para reforçar a importância do assunto no presente trabalho. A pesquisa tem uma metodologia quali-quanti que busca analisar métodos qualitativos, e métodos quantitativos. O questionário foi aplicado no período de junho e julho, com alunos graduandos do primeiro semestre até o último semestre. Foi possível observar através do questionário proposto que os alunos têm consciência da importância do conhecimento sobre suas finanças pessoais, que consideram o tema importante e que assuntos abordados na sala de aula trouxeram alguma contribuição positiva no planejamento financeiro pessoal.
id UFRGS-2_6d71eb0a9adb03c1e268985d2858f986
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258034
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dorn, Eduarda SoaresMacêdo, Guilherme Ribeiro de2023-05-13T03:27:37Z2022http://hdl.handle.net/10183/258034001167033Este trabalho busca analisar a relação dos alunos graduandos do curso de graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – EA/UFRGS com as suas finanças durante o cenário pandêmico. Em um cenário tão extremo quanto a pandemia de Covid-19, com grandes perdas emocionais e financeiras, é preciso reforçar a importância de buscar estar preparado financeiramente para passar por períodos turbulentos que possam surgir no decorrer da vida. O estudo busca contextualizar temas como, finanças pessoais, reserva de emergência, cenário pandêmico, buscando trazer pesquisas de colegas do curso de Administração para reforçar a importância do assunto no presente trabalho. A pesquisa tem uma metodologia quali-quanti que busca analisar métodos qualitativos, e métodos quantitativos. O questionário foi aplicado no período de junho e julho, com alunos graduandos do primeiro semestre até o último semestre. Foi possível observar através do questionário proposto que os alunos têm consciência da importância do conhecimento sobre suas finanças pessoais, que consideram o tema importante e que assuntos abordados na sala de aula trouxeram alguma contribuição positiva no planejamento financeiro pessoal.This work seeks to analyze the relationship of undergraduate students of the undergraduate course in Administration of the School of Administration of the Federal University of Rio Grande does Sul - EA/UFRGS with their finances during the pandemic scenario. In a scenario as extreme as the Covid-19 pandemic, with great emotional and financial losses, it is necessary to reinforce the importance of seeking to be financially prepared to go through turbulent periods that may arise in the course of life. The study seeks to contextualize topics such as personal finance, emergency reserve, and pandemic scenario, seeking to bring research from colleagues from the Administration course to reinforce the importance of the subject in the present work. The research has a quali-quanti methodology that seeks to analyze qualitative and quantitative methods. The questionnaire was applied in the period June and July, with students graduating from the first semester to the last semester. It was possible to observe through the proposed questionnaire that students are aware of the importance of knowledge about their finances, that they consider the topic important, and that subjects addressed in the classroom have brought some positive contributions to personal financial planning.application/pdfporEducação financeiraAdministração financeiraCOVID-19Finanças pessoaisEstudantesFinancial educationPersonal financesEmergency reservePandemic scenarioYoung studentsPlanejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167033.pdf.txt001167033.pdf.txtExtracted Texttext/plain101894http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258034/2/001167033.pdf.txt7ebc99c4f4a7977a0b4518d5179b1cadMD52ORIGINAL001167033.pdfTexto completoapplication/pdf731071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258034/1/001167033.pdfa24d05b934749bd66bb555bc904dfa8fMD5110183/2580342023-05-14 03:24:21.804145oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-14T06:24:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19
title Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19
spellingShingle Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19
Dorn, Eduarda Soares
Educação financeira
Administração financeira
COVID-19
Finanças pessoais
Estudantes
Financial education
Personal finances
Emergency reserve
Pandemic scenario
Young students
title_short Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19
title_full Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19
title_fullStr Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19
title_full_unstemmed Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19
title_sort Planejamento financeiro de jovens estudantes da EA/UFRGS durante a pandemia do Covid-19
author Dorn, Eduarda Soares
author_facet Dorn, Eduarda Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorn, Eduarda Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macêdo, Guilherme Ribeiro de
contributor_str_mv Macêdo, Guilherme Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação financeira
Administração financeira
COVID-19
Finanças pessoais
Estudantes
topic Educação financeira
Administração financeira
COVID-19
Finanças pessoais
Estudantes
Financial education
Personal finances
Emergency reserve
Pandemic scenario
Young students
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial education
Personal finances
Emergency reserve
Pandemic scenario
Young students
description Este trabalho busca analisar a relação dos alunos graduandos do curso de graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – EA/UFRGS com as suas finanças durante o cenário pandêmico. Em um cenário tão extremo quanto a pandemia de Covid-19, com grandes perdas emocionais e financeiras, é preciso reforçar a importância de buscar estar preparado financeiramente para passar por períodos turbulentos que possam surgir no decorrer da vida. O estudo busca contextualizar temas como, finanças pessoais, reserva de emergência, cenário pandêmico, buscando trazer pesquisas de colegas do curso de Administração para reforçar a importância do assunto no presente trabalho. A pesquisa tem uma metodologia quali-quanti que busca analisar métodos qualitativos, e métodos quantitativos. O questionário foi aplicado no período de junho e julho, com alunos graduandos do primeiro semestre até o último semestre. Foi possível observar através do questionário proposto que os alunos têm consciência da importância do conhecimento sobre suas finanças pessoais, que consideram o tema importante e que assuntos abordados na sala de aula trouxeram alguma contribuição positiva no planejamento financeiro pessoal.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-13T03:27:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258034
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001167033
url http://hdl.handle.net/10183/258034
identifier_str_mv 001167033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258034/2/001167033.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258034/1/001167033.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ebc99c4f4a7977a0b4518d5179b1cad
a24d05b934749bd66bb555bc904dfa8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224659103907840