Finanças pessoais : o impacto da reserva de emergência na saúde financeira dos estudantes da UFRGS em tempos de COVID-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237821 |
Resumo: | Considerando o cenário pandêmico atípico que a COVID-19 gerou em termos de crise financeira, o presente trabalho tem como objetivo estudar o impacto da reserva de emergência na saúde financeira dos estudantes de administração da UFRGS. Para isso, verificaram-se as relações entre conhecimento financeiro, efeito da Covid- 19 nas finanças e a propensão em ter reservas de emergência. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa quantitativa, com dados obtidos a partir de questionário eletrônico e obteve uma amostra composta por 198 alunos. As perguntas foram feitas de forma que pudessem extrair informações referentes ao conhecimento financeiro objetivo e subjetivo, organização e dificuldades nas finanças, hábitos de poupança e mudanças na vida financeira devido à pandemia. A pesquisa apresentou que estudantes com reservas em níveis adequados mantiveram-se financeiramente estáveis no período de crise. Também foi identificado que o conhecimento financeiro objetivo está relacionado à propensão em possuir reserva de emergência, enquanto que o conhecimento financeiro subjetivo não teve efeito significativo. |
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Nunes, Tassiana FioresePerlin, Marcelo Scherer2022-04-27T04:44:51Z2021http://hdl.handle.net/10183/237821001140281Considerando o cenário pandêmico atípico que a COVID-19 gerou em termos de crise financeira, o presente trabalho tem como objetivo estudar o impacto da reserva de emergência na saúde financeira dos estudantes de administração da UFRGS. Para isso, verificaram-se as relações entre conhecimento financeiro, efeito da Covid- 19 nas finanças e a propensão em ter reservas de emergência. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa quantitativa, com dados obtidos a partir de questionário eletrônico e obteve uma amostra composta por 198 alunos. As perguntas foram feitas de forma que pudessem extrair informações referentes ao conhecimento financeiro objetivo e subjetivo, organização e dificuldades nas finanças, hábitos de poupança e mudanças na vida financeira devido à pandemia. A pesquisa apresentou que estudantes com reservas em níveis adequados mantiveram-se financeiramente estáveis no período de crise. Também foi identificado que o conhecimento financeiro objetivo está relacionado à propensão em possuir reserva de emergência, enquanto que o conhecimento financeiro subjetivo não teve efeito significativo.Considering the atypical pandemic scenario that COVID-19 generated in terms of the financial crisis, this paper aims to study the impact of the emergency reserve on the financial health of management students at UFRGS. For this, the relationships between financial knowledge, the effect of Covid-19 on finance and the propensity to have emergency reserves were verified. The work was developed through quantitative research, with data obtained from an electronic questionnaire and obtained a sample of 198 students. The questions were asked so that they could extract information regarding objective and subjective financial knowledge, organization and difficulties in finance, saving habits and changes in financial life due to the pandemic. The survey showed that students with reserves at adequate levels remained financially stable during the crisis period. It was also identified that objective financial knowledge is related to the propensity to have an emergency reserve, while subjective financial knowledge had no significant effect.application/pdfporFinanças pessoaisEducação financeiraConhecimento financeiroEmergency reservePersonal financesHealth and financial well-beingFinancial knowledgeFinanças pessoais : o impacto da reserva de emergência na saúde financeira dos estudantes da UFRGS em tempos de COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2021/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140281.pdf.txt001140281.pdf.txtExtracted Texttext/plain63364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237821/2/001140281.pdf.txt3fcabb905cbc1c0aad5716b817431486MD52ORIGINAL001140281.pdfTexto completoapplication/pdf890090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237821/1/001140281.pdfe48d29a64dee0eceaaf6a6969ae6964eMD5110183/2378212023-01-12 05:56:13.89748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237821Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-12T07:56:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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