As práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faleiro, Samuel Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172034
Resumo: O presente estudo tem como objetivo descrever e compreender como o professor de Educação Física constrói suas práticas pedagógicas em escolinhas de futsal. Para isso, é importante identificar e compreender quais são as competências necessárias para uma prática pedagógica qualificada, quais elementos que podem influenciar suas práticas pedagógicas. Alguns autores relatam que a prática docente se desenvolve no âmbito da escolinha de futsal, sofrendo e promovendo ações que vão contribuir para essa prática, no entanto, podem colaborar as vivências que o próprio docente teve e sua formação durante o ensino superior. Nessa perspectiva, o estudo almeja investigar melhor essas questões. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e descritivo, através de um estudo de caso que acompanhou dois professores de Educação Física de uma associação de Porto Alegre. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2017 e as informações coletadas foram analisadas e discutidas conforme o referencial teórico construído. O estudo me permitiu compreender algumas competências que um professor de Educação Física precisa construir nesse contexto, pude identificar e compreender alguns elementos que podem influenciar essas práticas. Nessa perspectiva, aprendi que os professores vão configurando e reconfigurando suas ações conforme os contextos que lhes são apresentados e que suas práticas podem ser moldadas durante suas trajetórias.
id UFRGS-2_6d94c494bbe3af369769f72a556a8530
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172034
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Faleiro, Samuel MachadoVoser, Rogerio da Cunha2018-01-19T02:22:22Z2017http://hdl.handle.net/10183/172034001056737O presente estudo tem como objetivo descrever e compreender como o professor de Educação Física constrói suas práticas pedagógicas em escolinhas de futsal. Para isso, é importante identificar e compreender quais são as competências necessárias para uma prática pedagógica qualificada, quais elementos que podem influenciar suas práticas pedagógicas. Alguns autores relatam que a prática docente se desenvolve no âmbito da escolinha de futsal, sofrendo e promovendo ações que vão contribuir para essa prática, no entanto, podem colaborar as vivências que o próprio docente teve e sua formação durante o ensino superior. Nessa perspectiva, o estudo almeja investigar melhor essas questões. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e descritivo, através de um estudo de caso que acompanhou dois professores de Educação Física de uma associação de Porto Alegre. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2017 e as informações coletadas foram analisadas e discutidas conforme o referencial teórico construído. O estudo me permitiu compreender algumas competências que um professor de Educação Física precisa construir nesse contexto, pude identificar e compreender alguns elementos que podem influenciar essas práticas. Nessa perspectiva, aprendi que os professores vão configurando e reconfigurando suas ações conforme os contextos que lhes são apresentados e que suas práticas podem ser moldadas durante suas trajetórias.The present study aims to describe and understand how the Physical Education teacher builds his pedagogical practices in futsal schools. For this, it is important to identify and understand what competences are necessary for a qualified pedagogical practice, which elements can influence their pedagogical practices. Some authors report that the teaching practice is developed within the scope of futsal school, suffering and promoting actions that will contribute to this practice, however, they can collaborate the experiences that the teacher had and his training during higher education. The methodology used was qualitative and descriptive, through a case study that accompanied two Physical Education teachers from a Porto Alegre association. Data collection was carried out during the second half of 2017 and the information collected was analyzed and discussed according to the theoretical framework. The study allowed me to understand some competences that a Physical Education teacher needs to build in this context, I was able to identify and understand some elements that can influence these practices. From this perspective, I learned that teachers are shaping and reconfiguring their actions according to the contexts presented to them and that their practices can be shaped during their trajectories.application/pdfporPrática pedagógicaEscola de futsalProfessorEducação físicaPhysical EducationPedagogical PracticeFutsal schoolAs práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001056737.pdf001056737.pdfTexto completoapplication/pdf854706http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172034/1/001056737.pdf073b68745f7ebefa3b7a1e5acf6ec101MD51TEXT001056737.pdf.txt001056737.pdf.txtExtracted Texttext/plain114007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172034/2/001056737.pdf.txt47facca4e25be17d277ff9062ba2b451MD52THUMBNAIL001056737.pdf.jpg001056737.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172034/3/001056737.pdf.jpgfabd8ad7fa9a9fbf3954f0b7fbde4423MD5310183/1720342018-10-23 09:08:47.539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172034Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:08:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucional
title As práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucional
spellingShingle As práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucional
Faleiro, Samuel Machado
Prática pedagógica
Escola de futsal
Professor
Educação física
Physical Education
Pedagogical Practice
Futsal school
title_short As práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucional
title_full As práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucional
title_fullStr As práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucional
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucional
title_sort As práticas pedagógicas dos professores de educação física em escolinhas de futsal : estudo de caso institucional
author Faleiro, Samuel Machado
author_facet Faleiro, Samuel Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faleiro, Samuel Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Voser, Rogerio da Cunha
contributor_str_mv Voser, Rogerio da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Escola de futsal
Professor
Educação física
topic Prática pedagógica
Escola de futsal
Professor
Educação física
Physical Education
Pedagogical Practice
Futsal school
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education
Pedagogical Practice
Futsal school
description O presente estudo tem como objetivo descrever e compreender como o professor de Educação Física constrói suas práticas pedagógicas em escolinhas de futsal. Para isso, é importante identificar e compreender quais são as competências necessárias para uma prática pedagógica qualificada, quais elementos que podem influenciar suas práticas pedagógicas. Alguns autores relatam que a prática docente se desenvolve no âmbito da escolinha de futsal, sofrendo e promovendo ações que vão contribuir para essa prática, no entanto, podem colaborar as vivências que o próprio docente teve e sua formação durante o ensino superior. Nessa perspectiva, o estudo almeja investigar melhor essas questões. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e descritivo, através de um estudo de caso que acompanhou dois professores de Educação Física de uma associação de Porto Alegre. A coleta de dados realizou-se durante o primeiro semestre de 2017 e as informações coletadas foram analisadas e discutidas conforme o referencial teórico construído. O estudo me permitiu compreender algumas competências que um professor de Educação Física precisa construir nesse contexto, pude identificar e compreender alguns elementos que podem influenciar essas práticas. Nessa perspectiva, aprendi que os professores vão configurando e reconfigurando suas ações conforme os contextos que lhes são apresentados e que suas práticas podem ser moldadas durante suas trajetórias.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-19T02:22:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172034
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001056737
url http://hdl.handle.net/10183/172034
identifier_str_mv 001056737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172034/1/001056737.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172034/2/001056737.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172034/3/001056737.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 073b68745f7ebefa3b7a1e5acf6ec101
47facca4e25be17d277ff9062ba2b451
fabd8ad7fa9a9fbf3954f0b7fbde4423
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224542435147776