O engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heineken

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos Augusto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110205
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como os aplicativos são usados por marcas em mídias móveis para promover o relacionamento com seus públicos. Busca-se através disso descobrir de que maneira esse tipo de tecnologia possibilita formas de engajamento no mundo offline. Para isso, utiliza-se como objeto de estudo o aplicativo Delegates, desenvolvido para a empresa Heineken, através do qual os usuários avaliam os estabelecimentos parceiros da marca em troca de prêmios exclusivos. Para o embasamento da análise, foram utilizados os conceitos teórico-metodológicos da Teoria Ator-Rede (TAR), a fim de estudar as associações entre o homem e os objetos técnicos como partes atuantes no processo comunicativo. A seguir, também se realiza um levantamento sobre mídias locativas, aplicativos e como essas tecnologias reconfiguram as noções de espaço. A metodologia qualitativa de inspiração etnográfica se dá primeiramente através da descrição das agências do objeto técnico com base em conceitos da TAR. Em seguida, realizam-se entrevistas semi-estruturadas com quatro usuários do Delegates em um dos bares participantes da promoção. Com isso, foi possível verificar que a função de encontrar os bares é delegada ao aplicativo, que estimula os usuários através de recompensas simbólicas e materiais. Observou-se também que o aplicativo ampliou a percepção destes usuários em relação à apresentação da marca nos pontos de venda.
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