O engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heineken
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110205 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender como os aplicativos são usados por marcas em mídias móveis para promover o relacionamento com seus públicos. Busca-se através disso descobrir de que maneira esse tipo de tecnologia possibilita formas de engajamento no mundo offline. Para isso, utiliza-se como objeto de estudo o aplicativo Delegates, desenvolvido para a empresa Heineken, através do qual os usuários avaliam os estabelecimentos parceiros da marca em troca de prêmios exclusivos. Para o embasamento da análise, foram utilizados os conceitos teórico-metodológicos da Teoria Ator-Rede (TAR), a fim de estudar as associações entre o homem e os objetos técnicos como partes atuantes no processo comunicativo. A seguir, também se realiza um levantamento sobre mídias locativas, aplicativos e como essas tecnologias reconfiguram as noções de espaço. A metodologia qualitativa de inspiração etnográfica se dá primeiramente através da descrição das agências do objeto técnico com base em conceitos da TAR. Em seguida, realizam-se entrevistas semi-estruturadas com quatro usuários do Delegates em um dos bares participantes da promoção. Com isso, foi possível verificar que a função de encontrar os bares é delegada ao aplicativo, que estimula os usuários através de recompensas simbólicas e materiais. Observou-se também que o aplicativo ampliou a percepção destes usuários em relação à apresentação da marca nos pontos de venda. |
id |
UFRGS-2_6dba092987b1d251222b9469347141ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110205 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Carlos AugustoPrimo, Alessandra TeixeiraAraújo, Willian Fernandes2015-02-19T02:16:51Z2014http://hdl.handle.net/10183/110205000952562O presente trabalho tem como objetivo compreender como os aplicativos são usados por marcas em mídias móveis para promover o relacionamento com seus públicos. Busca-se através disso descobrir de que maneira esse tipo de tecnologia possibilita formas de engajamento no mundo offline. Para isso, utiliza-se como objeto de estudo o aplicativo Delegates, desenvolvido para a empresa Heineken, através do qual os usuários avaliam os estabelecimentos parceiros da marca em troca de prêmios exclusivos. Para o embasamento da análise, foram utilizados os conceitos teórico-metodológicos da Teoria Ator-Rede (TAR), a fim de estudar as associações entre o homem e os objetos técnicos como partes atuantes no processo comunicativo. A seguir, também se realiza um levantamento sobre mídias locativas, aplicativos e como essas tecnologias reconfiguram as noções de espaço. A metodologia qualitativa de inspiração etnográfica se dá primeiramente através da descrição das agências do objeto técnico com base em conceitos da TAR. Em seguida, realizam-se entrevistas semi-estruturadas com quatro usuários do Delegates em um dos bares participantes da promoção. Com isso, foi possível verificar que a função de encontrar os bares é delegada ao aplicativo, que estimula os usuários através de recompensas simbólicas e materiais. Observou-se também que o aplicativo ampliou a percepção destes usuários em relação à apresentação da marca nos pontos de venda.The objective of this paper is to understand how applications are used by brands in mobile media to promote the networking with their public. The research will show how this kind of technology allows forms of engagement in the offline world. To do this, the application Delegates is used as the object of the study. Developed by the Heineken Company, it allows the users to evaluate the partner establishments in exchange for exclusive awards. To base this analysis, the theoretical-methodological concepts from Actor-Networking Theory were used for the purpose of understanding the associations between the human and the technical objects as active parts of the communicational process. Hereafter, an investigation is accomplished about locative media, applications and how these technologies reconfigure the notion of space. The qualitative methodology of ethnographic inspiration firstly occurs through the description of the technical object agency based on ANT’s concepts. Next, interviews with four users of Delegates are carried out at one of the bars which participate in the promotion. That is how it was possible to verify that the function of finding bars is delegated to the application, which stimulates these users through symbolic and materials rewards. What was also observed was that the application improved the user’s perception of the brand’s presentation in the points of sale.application/pdfporTecnologia móvelComunicação digitalEngagementMobile mediaApplicationsDelegatesHeinekenO engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heinekeninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952562.pdf000952562.pdfTexto completoapplication/pdf1580808http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110205/1/000952562.pdfe83a01d1cca7f82efa2d3214c6d4e1fbMD51TEXT000952562.pdf.txt000952562.pdf.txtExtracted Texttext/plain153263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110205/2/000952562.pdf.txtd788311f21e8d2494e741f2a69cdaac1MD52THUMBNAIL000952562.pdf.jpg000952562.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110205/3/000952562.pdf.jpg4a6985ab0436e9d94a4b6b0e9f5438f6MD5310183/1102052024-04-14 06:46:31.507531oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110205Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-04-14T09:46:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heineken |
title |
O engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heineken |
spellingShingle |
O engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heineken Ribeiro, Carlos Augusto Tecnologia móvel Comunicação digital Engagement Mobile media Applications Delegates Heineken |
title_short |
O engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heineken |
title_full |
O engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heineken |
title_fullStr |
O engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heineken |
title_full_unstemmed |
O engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heineken |
title_sort |
O engajamento com marcas em mídias móveis: um estudo das agências do aplicativo Delegates da Heineken |
author |
Ribeiro, Carlos Augusto |
author_facet |
Ribeiro, Carlos Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Carlos Augusto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Araújo, Willian Fernandes |
contributor_str_mv |
Primo, Alessandra Teixeira Araújo, Willian Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia móvel Comunicação digital |
topic |
Tecnologia móvel Comunicação digital Engagement Mobile media Applications Delegates Heineken |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Engagement Mobile media Applications Delegates Heineken |
description |
O presente trabalho tem como objetivo compreender como os aplicativos são usados por marcas em mídias móveis para promover o relacionamento com seus públicos. Busca-se através disso descobrir de que maneira esse tipo de tecnologia possibilita formas de engajamento no mundo offline. Para isso, utiliza-se como objeto de estudo o aplicativo Delegates, desenvolvido para a empresa Heineken, através do qual os usuários avaliam os estabelecimentos parceiros da marca em troca de prêmios exclusivos. Para o embasamento da análise, foram utilizados os conceitos teórico-metodológicos da Teoria Ator-Rede (TAR), a fim de estudar as associações entre o homem e os objetos técnicos como partes atuantes no processo comunicativo. A seguir, também se realiza um levantamento sobre mídias locativas, aplicativos e como essas tecnologias reconfiguram as noções de espaço. A metodologia qualitativa de inspiração etnográfica se dá primeiramente através da descrição das agências do objeto técnico com base em conceitos da TAR. Em seguida, realizam-se entrevistas semi-estruturadas com quatro usuários do Delegates em um dos bares participantes da promoção. Com isso, foi possível verificar que a função de encontrar os bares é delegada ao aplicativo, que estimula os usuários através de recompensas simbólicas e materiais. Observou-se também que o aplicativo ampliou a percepção destes usuários em relação à apresentação da marca nos pontos de venda. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-19T02:16:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110205 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952562 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110205 |
identifier_str_mv |
000952562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110205/1/000952562.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110205/2/000952562.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110205/3/000952562.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e83a01d1cca7f82efa2d3214c6d4e1fb d788311f21e8d2494e741f2a69cdaac1 4a6985ab0436e9d94a4b6b0e9f5438f6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447141613568000 |