Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maitê Vilella
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262760
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar as narrativas das discentes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o desenvolvimento do Estágio de Docência I na Sala de Recreação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foi realizado um grupo focal com quatro (4) discentes do curso de Pedagogia. Na organização deste TCC, foram levados em consideração os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar a produção acadêmica sobre a Pedagogia no ambiente hospitalar; 2) Descrever as percepções e ações das discentes de Pedagogia durante o Estágio na Sala de Recreação Pediátrica; e, 3) Identificar as relações estabelecidas na Sala de Recreação Pediátrica. A partir das análises das falas das discentes, é possível afirmar que narram sobre os desafios de pensar e exercer a pedagogia fora do espaço escolar e sobre as formas possíveis de planejamento e estabelecimento de vínculos na produção de uma rede para as crianças internadas e seus familiares, enquanto parte da equipe multidisciplinar do hospital. Deste modo, considera-se fundamental a presença de pedagogos no ambiente hospitalar, o olhar sensível e o cuidado humanizado em relação aos pacientes e às famílias enquanto rede de apoio, com práticas pedagógicas voltadas à ambos, além da importância do diálogo interdisciplinar com a equipe de saúde do hospital.
id UFRGS-2_6e1d12b4e7c1c5bc93c524594c655d66
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262760
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alves, Maitê VilellaLopes, Luciane Bresciani2023-07-28T03:37:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/262760001174013O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar as narrativas das discentes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o desenvolvimento do Estágio de Docência I na Sala de Recreação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foi realizado um grupo focal com quatro (4) discentes do curso de Pedagogia. Na organização deste TCC, foram levados em consideração os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar a produção acadêmica sobre a Pedagogia no ambiente hospitalar; 2) Descrever as percepções e ações das discentes de Pedagogia durante o Estágio na Sala de Recreação Pediátrica; e, 3) Identificar as relações estabelecidas na Sala de Recreação Pediátrica. A partir das análises das falas das discentes, é possível afirmar que narram sobre os desafios de pensar e exercer a pedagogia fora do espaço escolar e sobre as formas possíveis de planejamento e estabelecimento de vínculos na produção de uma rede para as crianças internadas e seus familiares, enquanto parte da equipe multidisciplinar do hospital. Deste modo, considera-se fundamental a presença de pedagogos no ambiente hospitalar, o olhar sensível e o cuidado humanizado em relação aos pacientes e às famílias enquanto rede de apoio, com práticas pedagógicas voltadas à ambos, além da importância do diálogo interdisciplinar com a equipe de saúde do hospital.application/pdfporRecreaçãoHospitalPedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174013.pdf.txt001174013.pdf.txtExtracted Texttext/plain128820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262760/2/001174013.pdf.txt12052fde0462f8648787b3d190c55d7dMD52ORIGINAL001174013.pdfTexto completoapplication/pdf917689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262760/1/001174013.pdf3a4be8e85965d6a3d5c52f2a2e44d614MD5110183/2627602023-07-29 03:36:39.014094oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
title Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
spellingShingle Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Alves, Maitê Vilella
Recreação
Hospital
title_short Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
title_full Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
title_fullStr Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
title_full_unstemmed Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
title_sort Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
author Alves, Maitê Vilella
author_facet Alves, Maitê Vilella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maitê Vilella
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Luciane Bresciani
contributor_str_mv Lopes, Luciane Bresciani
dc.subject.por.fl_str_mv Recreação
Hospital
topic Recreação
Hospital
description O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar as narrativas das discentes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o desenvolvimento do Estágio de Docência I na Sala de Recreação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foi realizado um grupo focal com quatro (4) discentes do curso de Pedagogia. Na organização deste TCC, foram levados em consideração os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar a produção acadêmica sobre a Pedagogia no ambiente hospitalar; 2) Descrever as percepções e ações das discentes de Pedagogia durante o Estágio na Sala de Recreação Pediátrica; e, 3) Identificar as relações estabelecidas na Sala de Recreação Pediátrica. A partir das análises das falas das discentes, é possível afirmar que narram sobre os desafios de pensar e exercer a pedagogia fora do espaço escolar e sobre as formas possíveis de planejamento e estabelecimento de vínculos na produção de uma rede para as crianças internadas e seus familiares, enquanto parte da equipe multidisciplinar do hospital. Deste modo, considera-se fundamental a presença de pedagogos no ambiente hospitalar, o olhar sensível e o cuidado humanizado em relação aos pacientes e às famílias enquanto rede de apoio, com práticas pedagógicas voltadas à ambos, além da importância do diálogo interdisciplinar com a equipe de saúde do hospital.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:37:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262760
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174013
url http://hdl.handle.net/10183/262760
identifier_str_mv 001174013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262760/2/001174013.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262760/1/001174013.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 12052fde0462f8648787b3d190c55d7d
3a4be8e85965d6a3d5c52f2a2e44d614
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224665803259904