Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262760 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar as narrativas das discentes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o desenvolvimento do Estágio de Docência I na Sala de Recreação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foi realizado um grupo focal com quatro (4) discentes do curso de Pedagogia. Na organização deste TCC, foram levados em consideração os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar a produção acadêmica sobre a Pedagogia no ambiente hospitalar; 2) Descrever as percepções e ações das discentes de Pedagogia durante o Estágio na Sala de Recreação Pediátrica; e, 3) Identificar as relações estabelecidas na Sala de Recreação Pediátrica. A partir das análises das falas das discentes, é possível afirmar que narram sobre os desafios de pensar e exercer a pedagogia fora do espaço escolar e sobre as formas possíveis de planejamento e estabelecimento de vínculos na produção de uma rede para as crianças internadas e seus familiares, enquanto parte da equipe multidisciplinar do hospital. Deste modo, considera-se fundamental a presença de pedagogos no ambiente hospitalar, o olhar sensível e o cuidado humanizado em relação aos pacientes e às famílias enquanto rede de apoio, com práticas pedagógicas voltadas à ambos, além da importância do diálogo interdisciplinar com a equipe de saúde do hospital. |
id |
UFRGS-2_6e1d12b4e7c1c5bc93c524594c655d66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262760 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Maitê VilellaLopes, Luciane Bresciani2023-07-28T03:37:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/262760001174013O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar as narrativas das discentes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o desenvolvimento do Estágio de Docência I na Sala de Recreação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foi realizado um grupo focal com quatro (4) discentes do curso de Pedagogia. Na organização deste TCC, foram levados em consideração os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar a produção acadêmica sobre a Pedagogia no ambiente hospitalar; 2) Descrever as percepções e ações das discentes de Pedagogia durante o Estágio na Sala de Recreação Pediátrica; e, 3) Identificar as relações estabelecidas na Sala de Recreação Pediátrica. A partir das análises das falas das discentes, é possível afirmar que narram sobre os desafios de pensar e exercer a pedagogia fora do espaço escolar e sobre as formas possíveis de planejamento e estabelecimento de vínculos na produção de uma rede para as crianças internadas e seus familiares, enquanto parte da equipe multidisciplinar do hospital. Deste modo, considera-se fundamental a presença de pedagogos no ambiente hospitalar, o olhar sensível e o cuidado humanizado em relação aos pacientes e às famílias enquanto rede de apoio, com práticas pedagógicas voltadas à ambos, além da importância do diálogo interdisciplinar com a equipe de saúde do hospital.application/pdfporRecreaçãoHospitalPedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174013.pdf.txt001174013.pdf.txtExtracted Texttext/plain128820http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262760/2/001174013.pdf.txt12052fde0462f8648787b3d190c55d7dMD52ORIGINAL001174013.pdfTexto completoapplication/pdf917689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262760/1/001174013.pdf3a4be8e85965d6a3d5c52f2a2e44d614MD5110183/2627602023-07-29 03:36:39.014094oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262760Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-29T06:36:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre |
title |
Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre |
spellingShingle |
Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Alves, Maitê Vilella Recreação Hospital |
title_short |
Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre |
title_full |
Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre |
title_fullStr |
Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre |
title_sort |
Pedagogia hospitalar : narrativas discentes sobre o estágio de docência na sala de recreação pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre |
author |
Alves, Maitê Vilella |
author_facet |
Alves, Maitê Vilella |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maitê Vilella |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Luciane Bresciani |
contributor_str_mv |
Lopes, Luciane Bresciani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recreação Hospital |
topic |
Recreação Hospital |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) caracteriza-se como uma pesquisa de cunho analítico-descritivo e abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar as narrativas das discentes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre o desenvolvimento do Estágio de Docência I na Sala de Recreação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Como estratégia metodológica para a produção dos dados, foi realizado um grupo focal com quatro (4) discentes do curso de Pedagogia. Na organização deste TCC, foram levados em consideração os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar a produção acadêmica sobre a Pedagogia no ambiente hospitalar; 2) Descrever as percepções e ações das discentes de Pedagogia durante o Estágio na Sala de Recreação Pediátrica; e, 3) Identificar as relações estabelecidas na Sala de Recreação Pediátrica. A partir das análises das falas das discentes, é possível afirmar que narram sobre os desafios de pensar e exercer a pedagogia fora do espaço escolar e sobre as formas possíveis de planejamento e estabelecimento de vínculos na produção de uma rede para as crianças internadas e seus familiares, enquanto parte da equipe multidisciplinar do hospital. Deste modo, considera-se fundamental a presença de pedagogos no ambiente hospitalar, o olhar sensível e o cuidado humanizado em relação aos pacientes e às famílias enquanto rede de apoio, com práticas pedagógicas voltadas à ambos, além da importância do diálogo interdisciplinar com a equipe de saúde do hospital. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-28T03:37:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262760 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001174013 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262760 |
identifier_str_mv |
001174013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262760/2/001174013.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262760/1/001174013.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12052fde0462f8648787b3d190c55d7d 3a4be8e85965d6a3d5c52f2a2e44d614 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447346799968256 |