A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225500
Resumo: Este artigo analisa a abordagem da sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (RHHJ) no período de 2015 a 2017. Foram identificadas 84 publicações entre os dossiês e as diferentes seções nos quatro volumes estudados. Na leitura dos materiais se destacaram os temas, a inserção dos/as organizadores/ as dos dossiês e a abordagem da sala de aula nos artigos e nas seções. O texto contempla também um breve exercício de análise com os dados apresentados por Oldimar Cardoso et al. neste mesmo dossiê a respeito das palavras utilizadas nos artigos da RHHJ 2012-2020, reunidas a partir de um algoritmo desenvolvido por ele e por Marco Costa. O estudo dos quatro volumes da RHHJ permitiu vislumbrar a importância da sala de aula nas pesquisas em ensino de História no Brasil, indicando a relevância de se historicizar a prática de sala de aula e não só a História como disciplina.
id UFRGS-2_6e2de46f24b847b4759b3f9d8f78e493
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225500
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gil, Carmem Zeli de Vargas2021-08-10T04:32:24Z20211806-3993http://hdl.handle.net/10183/225500001129154Este artigo analisa a abordagem da sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (RHHJ) no período de 2015 a 2017. Foram identificadas 84 publicações entre os dossiês e as diferentes seções nos quatro volumes estudados. Na leitura dos materiais se destacaram os temas, a inserção dos/as organizadores/ as dos dossiês e a abordagem da sala de aula nos artigos e nas seções. O texto contempla também um breve exercício de análise com os dados apresentados por Oldimar Cardoso et al. neste mesmo dossiê a respeito das palavras utilizadas nos artigos da RHHJ 2012-2020, reunidas a partir de um algoritmo desenvolvido por ele e por Marco Costa. O estudo dos quatro volumes da RHHJ permitiu vislumbrar a importância da sala de aula nas pesquisas em ensino de História no Brasil, indicando a relevância de se historicizar a prática de sala de aula e não só a História como disciplina.This article analyses how the classroom is approached in the História Hoje Journal (RHHJ) publications, over the period from 2015 to 2017. 84 publications were identified among the dossiers and different sections of the four examined volumes. During reading, the subjects, the inserts form dossier organizers and the outlook of the classroom inside articles and sections were highlighted. This article also comprises a brief exercise on analyzing the data presented by Oldimar Cardoso et al. on this same dossier, about the words utilized on articles from RHHJ during 2012 to 2020, gathered from an algorithm developed by himself and Marco Costa. The study of those four RHHJ volumes allowed us to catch a glimpse on how valuable the classroom is when researching on the teaching of Brazilian History, indicating the significance of historicizing the classroom practice and not merely History as a subject.application/pdfporRevista História Hoje. São Paulo, SP. Vol.10, n. 21 (2021), p. 84-108HistóriaSala de aulaHistóriaHistória Hoje JournalHistory teachingClassroomA sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)The Classroom in Publications of the História Hoje Journal (2015-2017) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129154.pdf.txt001129154.pdf.txtExtracted Texttext/plain61024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225500/2/001129154.pdf.txt4aaa3ab20ba1bdcce2e97a8e0dac04d3MD52ORIGINAL001129154.pdfTexto completoapplication/pdf929175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225500/1/001129154.pdfe4c7ae051cc27b99e4e8733432415e12MD5110183/2255002021-08-18 04:50:46.8906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225500Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-08-18T07:50:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Classroom in Publications of the História Hoje Journal (2015-2017)
title A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)
spellingShingle A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)
Gil, Carmem Zeli de Vargas
História
Sala de aula
História
História Hoje Journal
History teaching
Classroom
title_short A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)
title_full A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)
title_fullStr A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)
title_full_unstemmed A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)
title_sort A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)
author Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_facet Gil, Carmem Zeli de Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Carmem Zeli de Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv História
Sala de aula
História
topic História
Sala de aula
História
História Hoje Journal
History teaching
Classroom
dc.subject.eng.fl_str_mv História Hoje Journal
History teaching
Classroom
description Este artigo analisa a abordagem da sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (RHHJ) no período de 2015 a 2017. Foram identificadas 84 publicações entre os dossiês e as diferentes seções nos quatro volumes estudados. Na leitura dos materiais se destacaram os temas, a inserção dos/as organizadores/ as dos dossiês e a abordagem da sala de aula nos artigos e nas seções. O texto contempla também um breve exercício de análise com os dados apresentados por Oldimar Cardoso et al. neste mesmo dossiê a respeito das palavras utilizadas nos artigos da RHHJ 2012-2020, reunidas a partir de um algoritmo desenvolvido por ele e por Marco Costa. O estudo dos quatro volumes da RHHJ permitiu vislumbrar a importância da sala de aula nas pesquisas em ensino de História no Brasil, indicando a relevância de se historicizar a prática de sala de aula e não só a História como disciplina.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T04:32:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225500
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1806-3993
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001129154
identifier_str_mv 1806-3993
001129154
url http://hdl.handle.net/10183/225500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista História Hoje. São Paulo, SP. Vol.10, n. 21 (2021), p. 84-108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225500/2/001129154.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225500/1/001129154.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4aaa3ab20ba1bdcce2e97a8e0dac04d3
e4c7ae051cc27b99e4e8733432415e12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725110413426688