A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225500 |
Resumo: | Este artigo analisa a abordagem da sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (RHHJ) no período de 2015 a 2017. Foram identificadas 84 publicações entre os dossiês e as diferentes seções nos quatro volumes estudados. Na leitura dos materiais se destacaram os temas, a inserção dos/as organizadores/ as dos dossiês e a abordagem da sala de aula nos artigos e nas seções. O texto contempla também um breve exercício de análise com os dados apresentados por Oldimar Cardoso et al. neste mesmo dossiê a respeito das palavras utilizadas nos artigos da RHHJ 2012-2020, reunidas a partir de um algoritmo desenvolvido por ele e por Marco Costa. O estudo dos quatro volumes da RHHJ permitiu vislumbrar a importância da sala de aula nas pesquisas em ensino de História no Brasil, indicando a relevância de se historicizar a prática de sala de aula e não só a História como disciplina. |
id |
UFRGS-2_6e2de46f24b847b4759b3f9d8f78e493 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225500 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gil, Carmem Zeli de Vargas2021-08-10T04:32:24Z20211806-3993http://hdl.handle.net/10183/225500001129154Este artigo analisa a abordagem da sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (RHHJ) no período de 2015 a 2017. Foram identificadas 84 publicações entre os dossiês e as diferentes seções nos quatro volumes estudados. Na leitura dos materiais se destacaram os temas, a inserção dos/as organizadores/ as dos dossiês e a abordagem da sala de aula nos artigos e nas seções. O texto contempla também um breve exercício de análise com os dados apresentados por Oldimar Cardoso et al. neste mesmo dossiê a respeito das palavras utilizadas nos artigos da RHHJ 2012-2020, reunidas a partir de um algoritmo desenvolvido por ele e por Marco Costa. O estudo dos quatro volumes da RHHJ permitiu vislumbrar a importância da sala de aula nas pesquisas em ensino de História no Brasil, indicando a relevância de se historicizar a prática de sala de aula e não só a História como disciplina.This article analyses how the classroom is approached in the História Hoje Journal (RHHJ) publications, over the period from 2015 to 2017. 84 publications were identified among the dossiers and different sections of the four examined volumes. During reading, the subjects, the inserts form dossier organizers and the outlook of the classroom inside articles and sections were highlighted. This article also comprises a brief exercise on analyzing the data presented by Oldimar Cardoso et al. on this same dossier, about the words utilized on articles from RHHJ during 2012 to 2020, gathered from an algorithm developed by himself and Marco Costa. The study of those four RHHJ volumes allowed us to catch a glimpse on how valuable the classroom is when researching on the teaching of Brazilian History, indicating the significance of historicizing the classroom practice and not merely History as a subject.application/pdfporRevista História Hoje. São Paulo, SP. Vol.10, n. 21 (2021), p. 84-108HistóriaSala de aulaHistóriaHistória Hoje JournalHistory teachingClassroomA sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017)The Classroom in Publications of the História Hoje Journal (2015-2017) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129154.pdf.txt001129154.pdf.txtExtracted Texttext/plain61024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225500/2/001129154.pdf.txt4aaa3ab20ba1bdcce2e97a8e0dac04d3MD52ORIGINAL001129154.pdfTexto completoapplication/pdf929175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225500/1/001129154.pdfe4c7ae051cc27b99e4e8733432415e12MD5110183/2255002021-08-18 04:50:46.8906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225500Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-08-18T07:50:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The Classroom in Publications of the História Hoje Journal (2015-2017) |
title |
A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017) |
spellingShingle |
A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017) Gil, Carmem Zeli de Vargas História Sala de aula História História Hoje Journal History teaching Classroom |
title_short |
A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017) |
title_full |
A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017) |
title_fullStr |
A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017) |
title_full_unstemmed |
A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017) |
title_sort |
A sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (2015-2017) |
author |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_facet |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Sala de aula História |
topic |
História Sala de aula História História Hoje Journal History teaching Classroom |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
História Hoje Journal History teaching Classroom |
description |
Este artigo analisa a abordagem da sala de aula nas publicações da Revista História Hoje (RHHJ) no período de 2015 a 2017. Foram identificadas 84 publicações entre os dossiês e as diferentes seções nos quatro volumes estudados. Na leitura dos materiais se destacaram os temas, a inserção dos/as organizadores/ as dos dossiês e a abordagem da sala de aula nos artigos e nas seções. O texto contempla também um breve exercício de análise com os dados apresentados por Oldimar Cardoso et al. neste mesmo dossiê a respeito das palavras utilizadas nos artigos da RHHJ 2012-2020, reunidas a partir de um algoritmo desenvolvido por ele e por Marco Costa. O estudo dos quatro volumes da RHHJ permitiu vislumbrar a importância da sala de aula nas pesquisas em ensino de História no Brasil, indicando a relevância de se historicizar a prática de sala de aula e não só a História como disciplina. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-10T04:32:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225500 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1806-3993 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001129154 |
identifier_str_mv |
1806-3993 001129154 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista História Hoje. São Paulo, SP. Vol.10, n. 21 (2021), p. 84-108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225500/2/001129154.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225500/1/001129154.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4aaa3ab20ba1bdcce2e97a8e0dac04d3 e4c7ae051cc27b99e4e8733432415e12 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725110413426688 |