Saúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vescia, Filipe Veeck dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174711
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar a compreensão de uma turma de meninas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre sobre as aulas de Educação Física relacionadas à exercício físico e saúde. Trata-se de um estudo causal de abordagem qualitativa. A amostra é constituída por 17 sujeitos do sexo feminino. A coleta de dados foi realizada durante o estágio curricular de ensino médio. Foi realizado um questionário no início dos contatos para o diagnóstico e aproximação às alunas, um questionário de auto avaliação ao final do semestre e, por último, um outro questionário para verificar a apropriação sobre processo de construção do programa de exercícios físico. Os dados coletados através dos instrumentos citados acima, foram analisados tendo como referência o objetivo geral do estudo. Para análise de dados, foram aproximadas as respostas dos questionários e do programa elaborado por elas mesmas no esforço de encontrar convergências ou não com o que foi apresentado na literatura. Visto isso, verificou-se que a construção das aprendizagens por parte das alunas no decorrer do processo, ou seja, a produção do programa de exercícios físicos, foi satisfatória, visto que todos contemplavam os conteúdos abordados em aula. Além disso, as meninas no questionário de auto avaliação relataram obter novas aprendizagens nas aulas de Educação Física a partir do que foi desenvolvido nas aulas sobre saúde.
id UFRGS-2_6e690167dcc9f387e32077ae098a0e4a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174711
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vescia, Filipe Veeck dos SantosBossle, Fabiano2018-04-17T02:27:15Z2017http://hdl.handle.net/10183/174711001063158O presente trabalho teve por objetivo analisar a compreensão de uma turma de meninas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre sobre as aulas de Educação Física relacionadas à exercício físico e saúde. Trata-se de um estudo causal de abordagem qualitativa. A amostra é constituída por 17 sujeitos do sexo feminino. A coleta de dados foi realizada durante o estágio curricular de ensino médio. Foi realizado um questionário no início dos contatos para o diagnóstico e aproximação às alunas, um questionário de auto avaliação ao final do semestre e, por último, um outro questionário para verificar a apropriação sobre processo de construção do programa de exercícios físico. Os dados coletados através dos instrumentos citados acima, foram analisados tendo como referência o objetivo geral do estudo. Para análise de dados, foram aproximadas as respostas dos questionários e do programa elaborado por elas mesmas no esforço de encontrar convergências ou não com o que foi apresentado na literatura. Visto isso, verificou-se que a construção das aprendizagens por parte das alunas no decorrer do processo, ou seja, a produção do programa de exercícios físicos, foi satisfatória, visto que todos contemplavam os conteúdos abordados em aula. Além disso, as meninas no questionário de auto avaliação relataram obter novas aprendizagens nas aulas de Educação Física a partir do que foi desenvolvido nas aulas sobre saúde.The present study had the aim of analyzing the understanding of a girls group of the 1st year of high school in a public school in Porto Alegre about Physical Education classes related to physical exercise and health. This is a causal study of a qualitative approach. The sample consisted of 17 female subjects. Data collection was performed during the middle school curriculum. A questionnaire was carried out at the beginning of the contacts for the diagnosis and approach to the students, a questionnaire in the self assessment at the end of the semester and, finally, another questionnaire to verify the appropriation about the process of construction of the physical exercise program. The data collected through the instruments mentioned above were analyzed with reference to the general aim of the study. For the analysis of data, the answers of the questionnaires and the program prepared by them in the effort to find convergences or not with what was presented in the literature were approximated. As such, it was verified that the construction of the learning by the students during the process, that is, the production of the physical exercise program, was satisfactory, since all contemplated the contents approached in class. In addition, the girls in the self assessment questionnaire reported to obtain new learning in the Physical Education classes from what was developed on health in the classes.application/pdfporEducação física escolarEnsino médioJovensScholar Physical EducationSchool healthHealth PromotionPlanningSaúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPorto Alegre, BR-RS2017Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063158.pdf001063158.pdfTexto completoapplication/pdf1503065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174711/1/001063158.pdfa5d10b2ba3d02541ea0af877e28b85fdMD51TEXT001063158.pdf.txt001063158.pdf.txtExtracted Texttext/plain63200http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174711/2/001063158.pdf.txt19a7c422fd4bba351687e411c2600c32MD52THUMBNAIL001063158.pdf.jpg001063158.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1012http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174711/3/001063158.pdf.jpge36bd3792656296ff1a426bf8fc9161dMD5310183/1747112018-10-30 08:09:26.16oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174711Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:09:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegre
title Saúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegre
spellingShingle Saúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegre
Vescia, Filipe Veeck dos Santos
Educação física escolar
Ensino médio
Jovens
Scholar Physical Education
School health
Health Promotion
Planning
title_short Saúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegre
title_full Saúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegre
title_fullStr Saúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegre
title_full_unstemmed Saúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegre
title_sort Saúde e educação física escolar : um estudo com as alunas do primeiro ano de um colégio estadual de Porto Alegre
author Vescia, Filipe Veeck dos Santos
author_facet Vescia, Filipe Veeck dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vescia, Filipe Veeck dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Ensino médio
Jovens
topic Educação física escolar
Ensino médio
Jovens
Scholar Physical Education
School health
Health Promotion
Planning
dc.subject.eng.fl_str_mv Scholar Physical Education
School health
Health Promotion
Planning
description O presente trabalho teve por objetivo analisar a compreensão de uma turma de meninas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre sobre as aulas de Educação Física relacionadas à exercício físico e saúde. Trata-se de um estudo causal de abordagem qualitativa. A amostra é constituída por 17 sujeitos do sexo feminino. A coleta de dados foi realizada durante o estágio curricular de ensino médio. Foi realizado um questionário no início dos contatos para o diagnóstico e aproximação às alunas, um questionário de auto avaliação ao final do semestre e, por último, um outro questionário para verificar a apropriação sobre processo de construção do programa de exercícios físico. Os dados coletados através dos instrumentos citados acima, foram analisados tendo como referência o objetivo geral do estudo. Para análise de dados, foram aproximadas as respostas dos questionários e do programa elaborado por elas mesmas no esforço de encontrar convergências ou não com o que foi apresentado na literatura. Visto isso, verificou-se que a construção das aprendizagens por parte das alunas no decorrer do processo, ou seja, a produção do programa de exercícios físicos, foi satisfatória, visto que todos contemplavam os conteúdos abordados em aula. Além disso, as meninas no questionário de auto avaliação relataram obter novas aprendizagens nas aulas de Educação Física a partir do que foi desenvolvido nas aulas sobre saúde.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-17T02:27:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174711
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063158
url http://hdl.handle.net/10183/174711
identifier_str_mv 001063158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174711/1/001063158.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174711/2/001063158.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174711/3/001063158.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a5d10b2ba3d02541ea0af877e28b85fd
19a7c422fd4bba351687e411c2600c32
e36bd3792656296ff1a426bf8fc9161d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224546843361280