Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147264 |
Resumo: | Diante das mudanças que vem ocorrendo na profissão do bibliotecário, o Marketing Pessoal e o Profissional tornam-se cada vez mais essenciais, contribuindo para que a carreira do profissional se torne cada vez mais conhecida e respeitada. Em sua contextualização teórica, este estudo apresenta as bibliotecas universitárias (BU), suas funções, objetivos e importância para uma Instituição de Ensino Superior (IES). Discorre sobre o profissional bibliotecário até os dias atuais, suas competências e habilidades. Esclarece sobre o estereótipo do bibliotecário e como isto influencia na imagem que a sociedade construiu. Aborda Marketing, história, seus conceitos, ações e Mix. Comenta que o Marketing Pessoal e o Profissional tornaram-se ferramentas estratégicas na condução com êxito de uma carreira profissional. Quanto a metodologia, a pesquisa tem abordagem qualitativa e é de cunho exploratório. Dados quantitativos foram levantados para subsidiar os aspectos qualitativos. O instrumento de pesquisa é o questionário, encaminhado por e-mail com link para o Google Formulário a dezessete (17) bibliotecários chefes de IES privadas que se adequaram aos requisitos estabelecidos. Conclui que apesar dos bibliotecários terem conhecimento sobre a importância do Marketing Pessoal e do Profissional, não fazem uso deles com frequência. Recomenda que os profissionais bibliotecários criem e executem um Plano de Marketing Pessoal e apoiem as ações e campanhas de Marketing Profissional. |
id |
UFRGS-2_6ea2c58e479353c1ab295b922b6e2381 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147264 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Albino, Kethelen Tuhane LealRozados, Helen Beatriz Frota2016-08-17T02:16:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/147264000999148Diante das mudanças que vem ocorrendo na profissão do bibliotecário, o Marketing Pessoal e o Profissional tornam-se cada vez mais essenciais, contribuindo para que a carreira do profissional se torne cada vez mais conhecida e respeitada. Em sua contextualização teórica, este estudo apresenta as bibliotecas universitárias (BU), suas funções, objetivos e importância para uma Instituição de Ensino Superior (IES). Discorre sobre o profissional bibliotecário até os dias atuais, suas competências e habilidades. Esclarece sobre o estereótipo do bibliotecário e como isto influencia na imagem que a sociedade construiu. Aborda Marketing, história, seus conceitos, ações e Mix. Comenta que o Marketing Pessoal e o Profissional tornaram-se ferramentas estratégicas na condução com êxito de uma carreira profissional. Quanto a metodologia, a pesquisa tem abordagem qualitativa e é de cunho exploratório. Dados quantitativos foram levantados para subsidiar os aspectos qualitativos. O instrumento de pesquisa é o questionário, encaminhado por e-mail com link para o Google Formulário a dezessete (17) bibliotecários chefes de IES privadas que se adequaram aos requisitos estabelecidos. Conclui que apesar dos bibliotecários terem conhecimento sobre a importância do Marketing Pessoal e do Profissional, não fazem uso deles com frequência. Recomenda que os profissionais bibliotecários criem e executem um Plano de Marketing Pessoal e apoiem as ações e campanhas de Marketing Profissional.In face of the changes occurred envolving at librarian profession, Personal and Professional Marketing are becoming more and more essential, contributing for the professional becomes increasingly known and respected. On a theorical contextualization, the actual study presentes the University Libraries, its functions, goals and the importance it has for a College Institution. The library profession is here narrated, besides its competences and abilities until current days. It clarifies the paradigm of the librarian stereotype and how it influences the image the society makes of them. The present study approaches the history of Marketing, its concepts, actions and the Marketing Mix. It comments the fact that Personal and Professional Marketing have become an active strategy tool in order to successfuly conduct a professional career. A methodology using qualitative approach was used, featuring a exploratory research. Quantitative data were collected to support the qualitative aspects . The research instrument is the questionnaire sent by e- mail with a link to Google Form to seventeen (17) librarians heads of private HEIs that suited to the requirements. It was concluded that nevertheless librarians aknowledge the importance of Personal Marketing, they often don’t use it. Hence, it is recommended that library professionals create and execute a Personal Marketing plan and support the actions and Professional Marketing campaigns.application/pdfporBibliotecárioMarketing pessoalUniversity libraryLibrarianEstereotypePersonal marketingProfessional marketingMarketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999148.pdf000999148.pdfTexto completoapplication/pdf953509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/1/000999148.pdf4337f1e607500c8108d33d19ac45a8b8MD51TEXT000999148.pdf.txt000999148.pdf.txtExtracted Texttext/plain147899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/2/000999148.pdf.txt1760b382686deb3fd02573ab77396720MD52THUMBNAIL000999148.pdf.jpg000999148.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/3/000999148.pdf.jpgf771bca37a6673b61a4ecc06583801f5MD5310183/1472642018-10-29 08:35:09.008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147264Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:35:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre |
title |
Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre |
spellingShingle |
Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre Albino, Kethelen Tuhane Leal Bibliotecário Marketing pessoal University library Librarian Estereotype Personal marketing Professional marketing |
title_short |
Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre |
title_full |
Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre |
title_fullStr |
Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre |
title_sort |
Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre |
author |
Albino, Kethelen Tuhane Leal |
author_facet |
Albino, Kethelen Tuhane Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Albino, Kethelen Tuhane Leal |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
contributor_str_mv |
Rozados, Helen Beatriz Frota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecário Marketing pessoal |
topic |
Bibliotecário Marketing pessoal University library Librarian Estereotype Personal marketing Professional marketing |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University library Librarian Estereotype Personal marketing Professional marketing |
description |
Diante das mudanças que vem ocorrendo na profissão do bibliotecário, o Marketing Pessoal e o Profissional tornam-se cada vez mais essenciais, contribuindo para que a carreira do profissional se torne cada vez mais conhecida e respeitada. Em sua contextualização teórica, este estudo apresenta as bibliotecas universitárias (BU), suas funções, objetivos e importância para uma Instituição de Ensino Superior (IES). Discorre sobre o profissional bibliotecário até os dias atuais, suas competências e habilidades. Esclarece sobre o estereótipo do bibliotecário e como isto influencia na imagem que a sociedade construiu. Aborda Marketing, história, seus conceitos, ações e Mix. Comenta que o Marketing Pessoal e o Profissional tornaram-se ferramentas estratégicas na condução com êxito de uma carreira profissional. Quanto a metodologia, a pesquisa tem abordagem qualitativa e é de cunho exploratório. Dados quantitativos foram levantados para subsidiar os aspectos qualitativos. O instrumento de pesquisa é o questionário, encaminhado por e-mail com link para o Google Formulário a dezessete (17) bibliotecários chefes de IES privadas que se adequaram aos requisitos estabelecidos. Conclui que apesar dos bibliotecários terem conhecimento sobre a importância do Marketing Pessoal e do Profissional, não fazem uso deles com frequência. Recomenda que os profissionais bibliotecários criem e executem um Plano de Marketing Pessoal e apoiem as ações e campanhas de Marketing Profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-17T02:16:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147264 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999148 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147264 |
identifier_str_mv |
000999148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/1/000999148.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/2/000999148.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/3/000999148.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4337f1e607500c8108d33d19ac45a8b8 1760b382686deb3fd02573ab77396720 f771bca37a6673b61a4ecc06583801f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224514795732992 |