Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Kethelen Tuhane Leal
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147264
Resumo: Diante das mudanças que vem ocorrendo na profissão do bibliotecário, o Marketing Pessoal e o Profissional tornam-se cada vez mais essenciais, contribuindo para que a carreira do profissional se torne cada vez mais conhecida e respeitada. Em sua contextualização teórica, este estudo apresenta as bibliotecas universitárias (BU), suas funções, objetivos e importância para uma Instituição de Ensino Superior (IES). Discorre sobre o profissional bibliotecário até os dias atuais, suas competências e habilidades. Esclarece sobre o estereótipo do bibliotecário e como isto influencia na imagem que a sociedade construiu. Aborda Marketing, história, seus conceitos, ações e Mix. Comenta que o Marketing Pessoal e o Profissional tornaram-se ferramentas estratégicas na condução com êxito de uma carreira profissional. Quanto a metodologia, a pesquisa tem abordagem qualitativa e é de cunho exploratório. Dados quantitativos foram levantados para subsidiar os aspectos qualitativos. O instrumento de pesquisa é o questionário, encaminhado por e-mail com link para o Google Formulário a dezessete (17) bibliotecários chefes de IES privadas que se adequaram aos requisitos estabelecidos. Conclui que apesar dos bibliotecários terem conhecimento sobre a importância do Marketing Pessoal e do Profissional, não fazem uso deles com frequência. Recomenda que os profissionais bibliotecários criem e executem um Plano de Marketing Pessoal e apoiem as ações e campanhas de Marketing Profissional.
id UFRGS-2_6ea2c58e479353c1ab295b922b6e2381
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147264
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Albino, Kethelen Tuhane LealRozados, Helen Beatriz Frota2016-08-17T02:16:46Z2016http://hdl.handle.net/10183/147264000999148Diante das mudanças que vem ocorrendo na profissão do bibliotecário, o Marketing Pessoal e o Profissional tornam-se cada vez mais essenciais, contribuindo para que a carreira do profissional se torne cada vez mais conhecida e respeitada. Em sua contextualização teórica, este estudo apresenta as bibliotecas universitárias (BU), suas funções, objetivos e importância para uma Instituição de Ensino Superior (IES). Discorre sobre o profissional bibliotecário até os dias atuais, suas competências e habilidades. Esclarece sobre o estereótipo do bibliotecário e como isto influencia na imagem que a sociedade construiu. Aborda Marketing, história, seus conceitos, ações e Mix. Comenta que o Marketing Pessoal e o Profissional tornaram-se ferramentas estratégicas na condução com êxito de uma carreira profissional. Quanto a metodologia, a pesquisa tem abordagem qualitativa e é de cunho exploratório. Dados quantitativos foram levantados para subsidiar os aspectos qualitativos. O instrumento de pesquisa é o questionário, encaminhado por e-mail com link para o Google Formulário a dezessete (17) bibliotecários chefes de IES privadas que se adequaram aos requisitos estabelecidos. Conclui que apesar dos bibliotecários terem conhecimento sobre a importância do Marketing Pessoal e do Profissional, não fazem uso deles com frequência. Recomenda que os profissionais bibliotecários criem e executem um Plano de Marketing Pessoal e apoiem as ações e campanhas de Marketing Profissional.In face of the changes occurred envolving at librarian profession, Personal and Professional Marketing are becoming more and more essential, contributing for the professional becomes increasingly known and respected. On a theorical contextualization, the actual study presentes the University Libraries, its functions, goals and the importance it has for a College Institution. The library profession is here narrated, besides its competences and abilities until current days. It clarifies the paradigm of the librarian stereotype and how it influences the image the society makes of them. The present study approaches the history of Marketing, its concepts, actions and the Marketing Mix. It comments the fact that Personal and Professional Marketing have become an active strategy tool in order to successfuly conduct a professional career. A methodology using qualitative approach was used, featuring a exploratory research. Quantitative data were collected to support the qualitative aspects . The research instrument is the questionnaire sent by e- mail with a link to Google Form to seventeen (17) librarians heads of private HEIs that suited to the requirements. It was concluded that nevertheless librarians aknowledge the importance of Personal Marketing, they often don’t use it. Hence, it is recommended that library professionals create and execute a Personal Marketing plan and support the actions and Professional Marketing campaigns.application/pdfporBibliotecárioMarketing pessoalUniversity libraryLibrarianEstereotypePersonal marketingProfessional marketingMarketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999148.pdf000999148.pdfTexto completoapplication/pdf953509http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/1/000999148.pdf4337f1e607500c8108d33d19ac45a8b8MD51TEXT000999148.pdf.txt000999148.pdf.txtExtracted Texttext/plain147899http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/2/000999148.pdf.txt1760b382686deb3fd02573ab77396720MD52THUMBNAIL000999148.pdf.jpg000999148.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/3/000999148.pdf.jpgf771bca37a6673b61a4ecc06583801f5MD5310183/1472642018-10-29 08:35:09.008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147264Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:35:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
title Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
spellingShingle Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
Albino, Kethelen Tuhane Leal
Bibliotecário
Marketing pessoal
University library
Librarian
Estereotype
Personal marketing
Professional marketing
title_short Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
title_full Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
title_fullStr Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
title_full_unstemmed Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
title_sort Marketing pessoal e profissional: sua influência na carreira profissional do bibliotecário de Instituições de Ensino Superior privadas de Porto Alegre
author Albino, Kethelen Tuhane Leal
author_facet Albino, Kethelen Tuhane Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albino, Kethelen Tuhane Leal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
contributor_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliotecário
Marketing pessoal
topic Bibliotecário
Marketing pessoal
University library
Librarian
Estereotype
Personal marketing
Professional marketing
dc.subject.eng.fl_str_mv University library
Librarian
Estereotype
Personal marketing
Professional marketing
description Diante das mudanças que vem ocorrendo na profissão do bibliotecário, o Marketing Pessoal e o Profissional tornam-se cada vez mais essenciais, contribuindo para que a carreira do profissional se torne cada vez mais conhecida e respeitada. Em sua contextualização teórica, este estudo apresenta as bibliotecas universitárias (BU), suas funções, objetivos e importância para uma Instituição de Ensino Superior (IES). Discorre sobre o profissional bibliotecário até os dias atuais, suas competências e habilidades. Esclarece sobre o estereótipo do bibliotecário e como isto influencia na imagem que a sociedade construiu. Aborda Marketing, história, seus conceitos, ações e Mix. Comenta que o Marketing Pessoal e o Profissional tornaram-se ferramentas estratégicas na condução com êxito de uma carreira profissional. Quanto a metodologia, a pesquisa tem abordagem qualitativa e é de cunho exploratório. Dados quantitativos foram levantados para subsidiar os aspectos qualitativos. O instrumento de pesquisa é o questionário, encaminhado por e-mail com link para o Google Formulário a dezessete (17) bibliotecários chefes de IES privadas que se adequaram aos requisitos estabelecidos. Conclui que apesar dos bibliotecários terem conhecimento sobre a importância do Marketing Pessoal e do Profissional, não fazem uso deles com frequência. Recomenda que os profissionais bibliotecários criem e executem um Plano de Marketing Pessoal e apoiem as ações e campanhas de Marketing Profissional.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-17T02:16:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147264
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999148
url http://hdl.handle.net/10183/147264
identifier_str_mv 000999148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/1/000999148.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/2/000999148.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147264/3/000999148.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4337f1e607500c8108d33d19ac45a8b8
1760b382686deb3fd02573ab77396720
f771bca37a6673b61a4ecc06583801f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224514795732992