Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruvinel, Belarmina Vilela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Camila Alberto Vicente de, Nez, Egeslaine de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256445
Resumo: Em tempos de incertezas, o presente texto aborda os saberes e a formação dos professores considerando-o como protagonistas dos processos de ensinar e aprender na escola. Tendo como base empírico-metodológica, entrevistas com docentes de uma Rede Pública de Educação de um município do interior goiano, realizadas para uma pesquisa de mestrado. Nessa direção, o artigo pretende responder: como os docentes encaram o fazer cotidiano como espaço de formação e reflexão sobre a prática? Diante disso, objetiva-se refletir se e de que forma a prática docente e o envolvimento pessoal no seu fazer produzem um saber único e exclusivo do profissional-professor. O referencial teórico e as entrevistas apontam que o saber docente pode ser retratado como um mosaico de saberes oriundos da formação inicial, das experiências do cotidiano, das iniciativas pessoais e profissionais de formação continuada, erigindo uma única imagem que revela um profundo envolvimento do professor com o seu fazer cotidiano.
id UFRGS-2_6eafe8b27b05b6952d03e88e9291e9f2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256445
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cruvinel, Belarmina VilelaOliveira, Camila Alberto Vicente deNez, Egeslaine de2023-03-30T03:21:19Z20222238-9210http://hdl.handle.net/10183/256445001164988Em tempos de incertezas, o presente texto aborda os saberes e a formação dos professores considerando-o como protagonistas dos processos de ensinar e aprender na escola. Tendo como base empírico-metodológica, entrevistas com docentes de uma Rede Pública de Educação de um município do interior goiano, realizadas para uma pesquisa de mestrado. Nessa direção, o artigo pretende responder: como os docentes encaram o fazer cotidiano como espaço de formação e reflexão sobre a prática? Diante disso, objetiva-se refletir se e de que forma a prática docente e o envolvimento pessoal no seu fazer produzem um saber único e exclusivo do profissional-professor. O referencial teórico e as entrevistas apontam que o saber docente pode ser retratado como um mosaico de saberes oriundos da formação inicial, das experiências do cotidiano, das iniciativas pessoais e profissionais de formação continuada, erigindo uma única imagem que revela um profundo envolvimento do professor com o seu fazer cotidiano.In times of uncertainty, this article addresses the knowledge and training of teachers, considering them as the protagonists of the processes of teaching and learning at school. With empirical-methodological basis, interviews with teachers from a Public Education Network in a municipality in the interior of Goiás, were carried out for a master's degree research. In this sense, this article intends to answer: how do teachers face daily tasks as a space for training and reflecting on their own practice? Therefore, the objective is to reflect on whether and in what way the teaching practice and the personal involvement in the own work produce a unique and exclusive knowledge of the professional-teacher. The theoretical framework and the interviews point out that the teaching knowledge can be portrayed as a mosaic of knowledge originated from the initial training, from the daily experiences, from the personal and professional initiatives of continuing formation, creating a single image that reveals a profound involvement of the teacher with the own daily tasks.application/pdfporRevista Panorâmica. Cuiabá, MT. Vol. 37 (set./dez. 2022), p. 311-329Teacher knowledgeTeacher trainingDaily school lifeEnseñanza del conocimientoFormación de profesoresEscuela todos los díasEnvolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docenteInvolvement in daily tasks : reflections on teacher trainingParticipación en el hacer cotidiano : reflexiones sobre la formación docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164988.pdf.txt001164988.pdf.txtExtracted Texttext/plain47288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256445/2/001164988.pdf.txt5bb26675f5cadce4f4043f3533295919MD52ORIGINAL001164988.pdfTexto completoapplication/pdf1005524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256445/1/001164988.pdf34d0fdffdd2fd9188f7a3880c0d5bb06MD5110183/2564452023-03-31 03:22:29.082649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256445Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:22:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Involvement in daily tasks : reflections on teacher training
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Participación en el hacer cotidiano : reflexiones sobre la formación docente
title Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente
spellingShingle Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente
Cruvinel, Belarmina Vilela
Teacher knowledge
Teacher training
Daily school life
Enseñanza del conocimiento
Formación de profesores
Escuela todos los días
title_short Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente
title_full Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente
title_fullStr Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente
title_full_unstemmed Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente
title_sort Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente
author Cruvinel, Belarmina Vilela
author_facet Cruvinel, Belarmina Vilela
Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Nez, Egeslaine de
author_role author
author2 Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Nez, Egeslaine de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruvinel, Belarmina Vilela
Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Nez, Egeslaine de
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher knowledge
Teacher training
Daily school life
topic Teacher knowledge
Teacher training
Daily school life
Enseñanza del conocimiento
Formación de profesores
Escuela todos los días
dc.subject.spa.fl_str_mv Enseñanza del conocimiento
Formación de profesores
Escuela todos los días
description Em tempos de incertezas, o presente texto aborda os saberes e a formação dos professores considerando-o como protagonistas dos processos de ensinar e aprender na escola. Tendo como base empírico-metodológica, entrevistas com docentes de uma Rede Pública de Educação de um município do interior goiano, realizadas para uma pesquisa de mestrado. Nessa direção, o artigo pretende responder: como os docentes encaram o fazer cotidiano como espaço de formação e reflexão sobre a prática? Diante disso, objetiva-se refletir se e de que forma a prática docente e o envolvimento pessoal no seu fazer produzem um saber único e exclusivo do profissional-professor. O referencial teórico e as entrevistas apontam que o saber docente pode ser retratado como um mosaico de saberes oriundos da formação inicial, das experiências do cotidiano, das iniciativas pessoais e profissionais de formação continuada, erigindo uma única imagem que revela um profundo envolvimento do professor com o seu fazer cotidiano.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-30T03:21:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256445
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-9210
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001164988
identifier_str_mv 2238-9210
001164988
url http://hdl.handle.net/10183/256445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Panorâmica. Cuiabá, MT. Vol. 37 (set./dez. 2022), p. 311-329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256445/2/001164988.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256445/1/001164988.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bb26675f5cadce4f4043f3533295919
34d0fdffdd2fd9188f7a3880c0d5bb06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225084762849280