Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256445 |
Resumo: | Em tempos de incertezas, o presente texto aborda os saberes e a formação dos professores considerando-o como protagonistas dos processos de ensinar e aprender na escola. Tendo como base empírico-metodológica, entrevistas com docentes de uma Rede Pública de Educação de um município do interior goiano, realizadas para uma pesquisa de mestrado. Nessa direção, o artigo pretende responder: como os docentes encaram o fazer cotidiano como espaço de formação e reflexão sobre a prática? Diante disso, objetiva-se refletir se e de que forma a prática docente e o envolvimento pessoal no seu fazer produzem um saber único e exclusivo do profissional-professor. O referencial teórico e as entrevistas apontam que o saber docente pode ser retratado como um mosaico de saberes oriundos da formação inicial, das experiências do cotidiano, das iniciativas pessoais e profissionais de formação continuada, erigindo uma única imagem que revela um profundo envolvimento do professor com o seu fazer cotidiano. |
id |
UFRGS-2_6eafe8b27b05b6952d03e88e9291e9f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256445 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cruvinel, Belarmina VilelaOliveira, Camila Alberto Vicente deNez, Egeslaine de2023-03-30T03:21:19Z20222238-9210http://hdl.handle.net/10183/256445001164988Em tempos de incertezas, o presente texto aborda os saberes e a formação dos professores considerando-o como protagonistas dos processos de ensinar e aprender na escola. Tendo como base empírico-metodológica, entrevistas com docentes de uma Rede Pública de Educação de um município do interior goiano, realizadas para uma pesquisa de mestrado. Nessa direção, o artigo pretende responder: como os docentes encaram o fazer cotidiano como espaço de formação e reflexão sobre a prática? Diante disso, objetiva-se refletir se e de que forma a prática docente e o envolvimento pessoal no seu fazer produzem um saber único e exclusivo do profissional-professor. O referencial teórico e as entrevistas apontam que o saber docente pode ser retratado como um mosaico de saberes oriundos da formação inicial, das experiências do cotidiano, das iniciativas pessoais e profissionais de formação continuada, erigindo uma única imagem que revela um profundo envolvimento do professor com o seu fazer cotidiano.In times of uncertainty, this article addresses the knowledge and training of teachers, considering them as the protagonists of the processes of teaching and learning at school. With empirical-methodological basis, interviews with teachers from a Public Education Network in a municipality in the interior of Goiás, were carried out for a master's degree research. In this sense, this article intends to answer: how do teachers face daily tasks as a space for training and reflecting on their own practice? Therefore, the objective is to reflect on whether and in what way the teaching practice and the personal involvement in the own work produce a unique and exclusive knowledge of the professional-teacher. The theoretical framework and the interviews point out that the teaching knowledge can be portrayed as a mosaic of knowledge originated from the initial training, from the daily experiences, from the personal and professional initiatives of continuing formation, creating a single image that reveals a profound involvement of the teacher with the own daily tasks.application/pdfporRevista Panorâmica. Cuiabá, MT. Vol. 37 (set./dez. 2022), p. 311-329Teacher knowledgeTeacher trainingDaily school lifeEnseñanza del conocimientoFormación de profesoresEscuela todos los díasEnvolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docenteInvolvement in daily tasks : reflections on teacher trainingParticipación en el hacer cotidiano : reflexiones sobre la formación docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164988.pdf.txt001164988.pdf.txtExtracted Texttext/plain47288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256445/2/001164988.pdf.txt5bb26675f5cadce4f4043f3533295919MD52ORIGINAL001164988.pdfTexto completoapplication/pdf1005524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256445/1/001164988.pdf34d0fdffdd2fd9188f7a3880c0d5bb06MD5110183/2564452023-03-31 03:22:29.082649oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256445Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:22:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Involvement in daily tasks : reflections on teacher training |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Participación en el hacer cotidiano : reflexiones sobre la formación docente |
title |
Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente |
spellingShingle |
Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente Cruvinel, Belarmina Vilela Teacher knowledge Teacher training Daily school life Enseñanza del conocimiento Formación de profesores Escuela todos los días |
title_short |
Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente |
title_full |
Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente |
title_fullStr |
Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente |
title_full_unstemmed |
Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente |
title_sort |
Envolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docente |
author |
Cruvinel, Belarmina Vilela |
author_facet |
Cruvinel, Belarmina Vilela Oliveira, Camila Alberto Vicente de Nez, Egeslaine de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Camila Alberto Vicente de Nez, Egeslaine de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruvinel, Belarmina Vilela Oliveira, Camila Alberto Vicente de Nez, Egeslaine de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher knowledge Teacher training Daily school life |
topic |
Teacher knowledge Teacher training Daily school life Enseñanza del conocimiento Formación de profesores Escuela todos los días |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Enseñanza del conocimiento Formación de profesores Escuela todos los días |
description |
Em tempos de incertezas, o presente texto aborda os saberes e a formação dos professores considerando-o como protagonistas dos processos de ensinar e aprender na escola. Tendo como base empírico-metodológica, entrevistas com docentes de uma Rede Pública de Educação de um município do interior goiano, realizadas para uma pesquisa de mestrado. Nessa direção, o artigo pretende responder: como os docentes encaram o fazer cotidiano como espaço de formação e reflexão sobre a prática? Diante disso, objetiva-se refletir se e de que forma a prática docente e o envolvimento pessoal no seu fazer produzem um saber único e exclusivo do profissional-professor. O referencial teórico e as entrevistas apontam que o saber docente pode ser retratado como um mosaico de saberes oriundos da formação inicial, das experiências do cotidiano, das iniciativas pessoais e profissionais de formação continuada, erigindo uma única imagem que revela um profundo envolvimento do professor com o seu fazer cotidiano. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-30T03:21:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256445 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-9210 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001164988 |
identifier_str_mv |
2238-9210 001164988 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Panorâmica. Cuiabá, MT. Vol. 37 (set./dez. 2022), p. 311-329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256445/2/001164988.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256445/1/001164988.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5bb26675f5cadce4f4043f3533295919 34d0fdffdd2fd9188f7a3880c0d5bb06 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225084762849280 |