Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canabarro, Maria Margarete
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36521
Resumo: A proposta deste trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões feitas a partir do meu estágio curricular referente do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura à distância (PEAD). A referida prática docente foi realizada no primeiro semestre de 2010 (abril a junho), em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, na escola Jardim Planalto no município de Esteio. Entender de que modo os Projetos de Aprendizagem (PAs) contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos foi a questão inicial desta pesquisa. A realização de PAs e sua ligação direta com o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem dos alunos foram outros questionamentos levantados durante o processo. Faço também um breve relato quanto à contribuição das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola como um todo, além de refletir sobre meu olhar como professora diante desta metodologia e da construção do conhecimento. Este trabalho constituiu-se a partir da reflexão sobre minha prática no estágio – traçando um paralelo com minha experiência anterior ao PEAD –, da observação e análise das falas e produções dos alunos, juntamente com uma pesquisa teórica. Neste período do estágio foram desenvolvidos quatro PAs, que tiveram origem em questões trazidas pelos alunos, de seu interesse e curiosidade, os quais são: a invenção da escrita, a ciência, animais em extinção e o sentido da visão. A partir destas temáticas foram construídos blogs para a publicação das pesquisas e aprendizagens de cada grupo. As TICs, mais especialmente a Internet, foram um suporte essencial para a realização dos PAs, além de propiciar aos alunos uma nova forma de organização do trabalho da turma, também colaboraram para a qualificação das relações de convivência do grupo como um todo. O papel do professor toma nova forma na realização de PAs, visto que agora muito mais do que instruir os alunos, seu propósito é orientá-los a construir o próprio conhecimento através de intervenções que articulem as dúvidas trazidas inicialmente aos conteúdos implícitos nos temas elencados, é fundamental que estas intervenções os desafiem a pesquisar e a aprender a aprender. Conclui-se então que a aplicação de PAs aliada à utilização das TICs pode contribuir para uma nova configuração do processo de ensinar e de aprender, levando seus protagonistas a encontrarem formas mais autônomas e cooperativas de lidar com o próprio conhecimento.
id UFRGS-2_6ec8f9b951234b55d373bd1e316f85cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36521
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canabarro, Maria MargaretePorto, Leonardo Sartori2012-01-18T01:20:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/36521000818211A proposta deste trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões feitas a partir do meu estágio curricular referente do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura à distância (PEAD). A referida prática docente foi realizada no primeiro semestre de 2010 (abril a junho), em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, na escola Jardim Planalto no município de Esteio. Entender de que modo os Projetos de Aprendizagem (PAs) contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos foi a questão inicial desta pesquisa. A realização de PAs e sua ligação direta com o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem dos alunos foram outros questionamentos levantados durante o processo. Faço também um breve relato quanto à contribuição das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola como um todo, além de refletir sobre meu olhar como professora diante desta metodologia e da construção do conhecimento. Este trabalho constituiu-se a partir da reflexão sobre minha prática no estágio – traçando um paralelo com minha experiência anterior ao PEAD –, da observação e análise das falas e produções dos alunos, juntamente com uma pesquisa teórica. Neste período do estágio foram desenvolvidos quatro PAs, que tiveram origem em questões trazidas pelos alunos, de seu interesse e curiosidade, os quais são: a invenção da escrita, a ciência, animais em extinção e o sentido da visão. A partir destas temáticas foram construídos blogs para a publicação das pesquisas e aprendizagens de cada grupo. As TICs, mais especialmente a Internet, foram um suporte essencial para a realização dos PAs, além de propiciar aos alunos uma nova forma de organização do trabalho da turma, também colaboraram para a qualificação das relações de convivência do grupo como um todo. O papel do professor toma nova forma na realização de PAs, visto que agora muito mais do que instruir os alunos, seu propósito é orientá-los a construir o próprio conhecimento através de intervenções que articulem as dúvidas trazidas inicialmente aos conteúdos implícitos nos temas elencados, é fundamental que estas intervenções os desafiem a pesquisar e a aprender a aprender. Conclui-se então que a aplicação de PAs aliada à utilização das TICs pode contribuir para uma nova configuração do processo de ensinar e de aprender, levando seus protagonistas a encontrarem formas mais autônomas e cooperativas de lidar com o próprio conhecimento.application/pdfporProjeto pedagógicoEnsino fundamentalVivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000818211.pdf000818211.pdfTexto completoapplication/pdf873588http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36521/1/000818211.pdf9deadb373b1495a14bbd1e2ab149af8eMD51TEXT000818211.pdf.txt000818211.pdf.txtExtracted Texttext/plain58419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36521/2/000818211.pdf.txt1e93e773bd8e762416302fa4f9d4aa96MD52THUMBNAIL000818211.pdf.jpg000818211.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36521/3/000818211.pdf.jpg995b0a8aad990868ced60d2a79faf64dMD5310183/365212018-10-11 08:51:56.513oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T11:51:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre
title Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre
spellingShingle Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre
Canabarro, Maria Margarete
Projeto pedagógico
Ensino fundamental
title_short Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre
title_full Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre
title_fullStr Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre
title_full_unstemmed Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre
title_sort Vivenciando projetos de aprendizagem : uma experiência com alunos do 3º ano do ensino fundamental Porto Alegre
author Canabarro, Maria Margarete
author_facet Canabarro, Maria Margarete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canabarro, Maria Margarete
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Porto, Leonardo Sartori
contributor_str_mv Porto, Leonardo Sartori
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto pedagógico
Ensino fundamental
topic Projeto pedagógico
Ensino fundamental
description A proposta deste trabalho tem como objetivo apresentar algumas reflexões feitas a partir do meu estágio curricular referente do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura à distância (PEAD). A referida prática docente foi realizada no primeiro semestre de 2010 (abril a junho), em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, na escola Jardim Planalto no município de Esteio. Entender de que modo os Projetos de Aprendizagem (PAs) contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos foi a questão inicial desta pesquisa. A realização de PAs e sua ligação direta com o desenvolvimento da autonomia e da aprendizagem dos alunos foram outros questionamentos levantados durante o processo. Faço também um breve relato quanto à contribuição das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola como um todo, além de refletir sobre meu olhar como professora diante desta metodologia e da construção do conhecimento. Este trabalho constituiu-se a partir da reflexão sobre minha prática no estágio – traçando um paralelo com minha experiência anterior ao PEAD –, da observação e análise das falas e produções dos alunos, juntamente com uma pesquisa teórica. Neste período do estágio foram desenvolvidos quatro PAs, que tiveram origem em questões trazidas pelos alunos, de seu interesse e curiosidade, os quais são: a invenção da escrita, a ciência, animais em extinção e o sentido da visão. A partir destas temáticas foram construídos blogs para a publicação das pesquisas e aprendizagens de cada grupo. As TICs, mais especialmente a Internet, foram um suporte essencial para a realização dos PAs, além de propiciar aos alunos uma nova forma de organização do trabalho da turma, também colaboraram para a qualificação das relações de convivência do grupo como um todo. O papel do professor toma nova forma na realização de PAs, visto que agora muito mais do que instruir os alunos, seu propósito é orientá-los a construir o próprio conhecimento através de intervenções que articulem as dúvidas trazidas inicialmente aos conteúdos implícitos nos temas elencados, é fundamental que estas intervenções os desafiem a pesquisar e a aprender a aprender. Conclui-se então que a aplicação de PAs aliada à utilização das TICs pode contribuir para uma nova configuração do processo de ensinar e de aprender, levando seus protagonistas a encontrarem formas mais autônomas e cooperativas de lidar com o próprio conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-18T01:20:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36521
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000818211
url http://hdl.handle.net/10183/36521
identifier_str_mv 000818211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36521/1/000818211.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36521/2/000818211.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36521/3/000818211.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9deadb373b1495a14bbd1e2ab149af8e
1e93e773bd8e762416302fa4f9d4aa96
995b0a8aad990868ced60d2a79faf64d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224420488904704