Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamera, Jane Elisabete Goulart da Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39577
Resumo: Vivenciamos momentos de grandes mudanças em todos os setores da sociedade. A ciência se multiplicou, as inovações tecnológicas surgem a todo instante e a aquisição de informações se dá em um processo muito acelerado, ás vezes, em tempo real. Tendo em vista esta nova concepção de mundo, urge que a instituição social denominada escola acompanhe estes movimentos e transformações, buscando através de novas práticas pedagógicas o real significado do ensinar / aprender dando assim, oportunidade para que os alunos vivenciem momentos de interação, cooperação e construção de sua autonomia moral. O trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais modalidade a Distância - promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que será apresentado a seguir, tem como objetivo demonstrar a possibilidade de inserir as Arquiteturas Pedagógicas, no contexto escolar através da metodologia por Projetos de Aprendizagem. Tais projetos têm como ponto de partida o interesse dos alunos, levando em consideração suas vivências, experiências e conhecimentos prévios. Desencadeando uma construção de saberes oriundos totalmente de suas curiosidades e motivações.
id UFRGS-2_dcad01664b36a0b6c3ad9ca39e2bd951
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39577
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lamera, Jane Elisabete Goulart da SilvaCorte Real, Luciane Magalhães2012-04-25T01:24:08Z2010http://hdl.handle.net/10183/39577000823347Vivenciamos momentos de grandes mudanças em todos os setores da sociedade. A ciência se multiplicou, as inovações tecnológicas surgem a todo instante e a aquisição de informações se dá em um processo muito acelerado, ás vezes, em tempo real. Tendo em vista esta nova concepção de mundo, urge que a instituição social denominada escola acompanhe estes movimentos e transformações, buscando através de novas práticas pedagógicas o real significado do ensinar / aprender dando assim, oportunidade para que os alunos vivenciem momentos de interação, cooperação e construção de sua autonomia moral. O trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais modalidade a Distância - promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que será apresentado a seguir, tem como objetivo demonstrar a possibilidade de inserir as Arquiteturas Pedagógicas, no contexto escolar através da metodologia por Projetos de Aprendizagem. Tais projetos têm como ponto de partida o interesse dos alunos, levando em consideração suas vivências, experiências e conhecimentos prévios. Desencadeando uma construção de saberes oriundos totalmente de suas curiosidades e motivações.application/pdfporProcesso ensino-aprendizagemPrática pedagógicaProjeto pedagógicoVivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823347.pdf.txt000823347.pdf.txtExtracted Texttext/plain75812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/2/000823347.pdf.txta1fe07df49b1fa693a3d89726113e4e9MD52ORIGINAL000823347.pdf000823347.pdfTexto completoapplication/pdf360483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/1/000823347.pdfbbe10c906e64f15f067320ebf2037c5bMD51THUMBNAIL000823347.pdf.jpg000823347.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/3/000823347.pdf.jpgbe94123ad525fa1e7a9e706e799bf88dMD5310183/395772018-10-10 08:17:48.503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39577Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens
title Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens
spellingShingle Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens
Lamera, Jane Elisabete Goulart da Silva
Processo ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Projeto pedagógico
title_short Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens
title_full Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens
title_fullStr Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens
title_full_unstemmed Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens
title_sort Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens
author Lamera, Jane Elisabete Goulart da Silva
author_facet Lamera, Jane Elisabete Goulart da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamera, Jane Elisabete Goulart da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
contributor_str_mv Corte Real, Luciane Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Projeto pedagógico
topic Processo ensino-aprendizagem
Prática pedagógica
Projeto pedagógico
description Vivenciamos momentos de grandes mudanças em todos os setores da sociedade. A ciência se multiplicou, as inovações tecnológicas surgem a todo instante e a aquisição de informações se dá em um processo muito acelerado, ás vezes, em tempo real. Tendo em vista esta nova concepção de mundo, urge que a instituição social denominada escola acompanhe estes movimentos e transformações, buscando através de novas práticas pedagógicas o real significado do ensinar / aprender dando assim, oportunidade para que os alunos vivenciem momentos de interação, cooperação e construção de sua autonomia moral. O trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais modalidade a Distância - promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que será apresentado a seguir, tem como objetivo demonstrar a possibilidade de inserir as Arquiteturas Pedagógicas, no contexto escolar através da metodologia por Projetos de Aprendizagem. Tais projetos têm como ponto de partida o interesse dos alunos, levando em consideração suas vivências, experiências e conhecimentos prévios. Desencadeando uma construção de saberes oriundos totalmente de suas curiosidades e motivações.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-04-25T01:24:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/39577
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000823347
url http://hdl.handle.net/10183/39577
identifier_str_mv 000823347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/2/000823347.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/1/000823347.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/3/000823347.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1fe07df49b1fa693a3d89726113e4e9
bbe10c906e64f15f067320ebf2037c5b
be94123ad525fa1e7a9e706e799bf88d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447084645482496