Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39577 |
Resumo: | Vivenciamos momentos de grandes mudanças em todos os setores da sociedade. A ciência se multiplicou, as inovações tecnológicas surgem a todo instante e a aquisição de informações se dá em um processo muito acelerado, ás vezes, em tempo real. Tendo em vista esta nova concepção de mundo, urge que a instituição social denominada escola acompanhe estes movimentos e transformações, buscando através de novas práticas pedagógicas o real significado do ensinar / aprender dando assim, oportunidade para que os alunos vivenciem momentos de interação, cooperação e construção de sua autonomia moral. O trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais modalidade a Distância - promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que será apresentado a seguir, tem como objetivo demonstrar a possibilidade de inserir as Arquiteturas Pedagógicas, no contexto escolar através da metodologia por Projetos de Aprendizagem. Tais projetos têm como ponto de partida o interesse dos alunos, levando em consideração suas vivências, experiências e conhecimentos prévios. Desencadeando uma construção de saberes oriundos totalmente de suas curiosidades e motivações. |
id |
UFRGS-2_dcad01664b36a0b6c3ad9ca39e2bd951 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39577 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lamera, Jane Elisabete Goulart da SilvaCorte Real, Luciane Magalhães2012-04-25T01:24:08Z2010http://hdl.handle.net/10183/39577000823347Vivenciamos momentos de grandes mudanças em todos os setores da sociedade. A ciência se multiplicou, as inovações tecnológicas surgem a todo instante e a aquisição de informações se dá em um processo muito acelerado, ás vezes, em tempo real. Tendo em vista esta nova concepção de mundo, urge que a instituição social denominada escola acompanhe estes movimentos e transformações, buscando através de novas práticas pedagógicas o real significado do ensinar / aprender dando assim, oportunidade para que os alunos vivenciem momentos de interação, cooperação e construção de sua autonomia moral. O trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais modalidade a Distância - promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que será apresentado a seguir, tem como objetivo demonstrar a possibilidade de inserir as Arquiteturas Pedagógicas, no contexto escolar através da metodologia por Projetos de Aprendizagem. Tais projetos têm como ponto de partida o interesse dos alunos, levando em consideração suas vivências, experiências e conhecimentos prévios. Desencadeando uma construção de saberes oriundos totalmente de suas curiosidades e motivações.application/pdfporProcesso ensino-aprendizagemPrática pedagógicaProjeto pedagógicoVivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000823347.pdf.txt000823347.pdf.txtExtracted Texttext/plain75812http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/2/000823347.pdf.txta1fe07df49b1fa693a3d89726113e4e9MD52ORIGINAL000823347.pdf000823347.pdfTexto completoapplication/pdf360483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/1/000823347.pdfbbe10c906e64f15f067320ebf2037c5bMD51THUMBNAIL000823347.pdf.jpg000823347.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1285http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/3/000823347.pdf.jpgbe94123ad525fa1e7a9e706e799bf88dMD5310183/395772018-10-10 08:17:48.503oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39577Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:17:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens |
title |
Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens |
spellingShingle |
Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens Lamera, Jane Elisabete Goulart da Silva Processo ensino-aprendizagem Prática pedagógica Projeto pedagógico |
title_short |
Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens |
title_full |
Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens |
title_fullStr |
Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens |
title_full_unstemmed |
Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens |
title_sort |
Vivenciando projetos de aprendizagem com uma turma de segundo ano do ensino fundamental: trajetória de conquistas, desafios e aprendizagens |
author |
Lamera, Jane Elisabete Goulart da Silva |
author_facet |
Lamera, Jane Elisabete Goulart da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lamera, Jane Elisabete Goulart da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
contributor_str_mv |
Corte Real, Luciane Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo ensino-aprendizagem Prática pedagógica Projeto pedagógico |
topic |
Processo ensino-aprendizagem Prática pedagógica Projeto pedagógico |
description |
Vivenciamos momentos de grandes mudanças em todos os setores da sociedade. A ciência se multiplicou, as inovações tecnológicas surgem a todo instante e a aquisição de informações se dá em um processo muito acelerado, ás vezes, em tempo real. Tendo em vista esta nova concepção de mundo, urge que a instituição social denominada escola acompanhe estes movimentos e transformações, buscando através de novas práticas pedagógicas o real significado do ensinar / aprender dando assim, oportunidade para que os alunos vivenciem momentos de interação, cooperação e construção de sua autonomia moral. O trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais modalidade a Distância - promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que será apresentado a seguir, tem como objetivo demonstrar a possibilidade de inserir as Arquiteturas Pedagógicas, no contexto escolar através da metodologia por Projetos de Aprendizagem. Tais projetos têm como ponto de partida o interesse dos alunos, levando em consideração suas vivências, experiências e conhecimentos prévios. Desencadeando uma construção de saberes oriundos totalmente de suas curiosidades e motivações. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-04-25T01:24:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/39577 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000823347 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/39577 |
identifier_str_mv |
000823347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/2/000823347.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/1/000823347.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39577/3/000823347.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1fe07df49b1fa693a3d89726113e4e9 bbe10c906e64f15f067320ebf2037c5b be94123ad525fa1e7a9e706e799bf88d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447084645482496 |