Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79622 |
Resumo: | As práticas de ensino-aprendizagem, na natação, são pouco exploradas pela literatura científica. Considerando que a criança entre 3 e 5 anos passa por um momento de grandes transformações, o conhecimento dos métodos utilizados para o ensino nesta faixa etária é fundamental para práticas adequadas à realidade motora e psicológica dessas crianças. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo investigar os métodos de ensino da natação aplicados em um clube e em uma academia de natação de Porto Alegre com crianças de 3 a 5 anos. O desenho metodológico escolhido para este trabalho foi o estudo de casos, a partir da observação de aulas e de uma entrevista semi-estruturada com os professores selecionados. Ao longo deste estudo foram analisadas e discutidas questões referentes à metodologia de ensino da natação, formação do professor, programas de ensino, objetivos, habilidades, organização e duração das aulas, utilização de matérias pedagógicos, ludicidade e o ensino dos estilos formais. Se conclui que há proximidade entre a teoria e prática em ambas as instituições e que as questões inerentes ao ensino aprendizagem da natação estão entrelaçadas com a formação dos professores e a falta de publicações sobre o tema. |
id |
UFRGS-2_6ef44ad0d9f9b1b415c809097e022249 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79622 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Jessika CarneiroCastro, Flavio Antonio de Souza2013-10-25T01:50:14Z2013http://hdl.handle.net/10183/79622000902821As práticas de ensino-aprendizagem, na natação, são pouco exploradas pela literatura científica. Considerando que a criança entre 3 e 5 anos passa por um momento de grandes transformações, o conhecimento dos métodos utilizados para o ensino nesta faixa etária é fundamental para práticas adequadas à realidade motora e psicológica dessas crianças. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo investigar os métodos de ensino da natação aplicados em um clube e em uma academia de natação de Porto Alegre com crianças de 3 a 5 anos. O desenho metodológico escolhido para este trabalho foi o estudo de casos, a partir da observação de aulas e de uma entrevista semi-estruturada com os professores selecionados. Ao longo deste estudo foram analisadas e discutidas questões referentes à metodologia de ensino da natação, formação do professor, programas de ensino, objetivos, habilidades, organização e duração das aulas, utilização de matérias pedagógicos, ludicidade e o ensino dos estilos formais. Se conclui que há proximidade entre a teoria e prática em ambas as instituições e que as questões inerentes ao ensino aprendizagem da natação estão entrelaçadas com a formação dos professores e a falta de publicações sobre o tema.Practices of teaching and learning, in swimming, are few explored in the scientific literature. Considering that children between 3 and 5 years old are going through a time of great transformation, knowledge about the methods used for teaching in this age group is critical to proper practices regarding motor and psychological reality of these children. Thus, the present study aimed to investigate the teaching methods applied in a swimming club and a swimming academy in Porto Alegre with children from 3 to 5 years old. The methodological design chosen for this work was the study of cases, from the classes’ observation and a semi-structured interview application to the selected teachers. Throughout this study issues related to the methodology of teaching swimming, teacher training, educational programs, goals, skills, organization and duration of lessons, use of teaching materials, teaching of playfulness and formal styles were analyzed and discussed. It is concluded that there is a relationship between theory and practice in both institutions and that the issues inherent in the teaching and learning of swimming are intertwined with the training of teachers and the lack of publications about this subject.application/pdfporNatacao : EstilosSwimmingLearningPracticeNatação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000902821.pdf000902821.pdfTexto completoapplication/pdf350708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/1/000902821.pdf7c30060f6039121d5a04c07d2db0de7eMD51TEXT000902821.pdf.txt000902821.pdf.txtExtracted Texttext/plain88005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/2/000902821.pdf.txtfb58968844854b3ee551d77aa9516f66MD52THUMBNAIL000902821.pdf.jpg000902821.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/3/000902821.pdf.jpg3540a21ef75e563d2f559e01ce5b6556MD5310183/796222022-06-16 04:41:23.723946oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79622Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:41:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre |
title |
Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre |
spellingShingle |
Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre Fernandes, Jessika Carneiro Natacao : Estilos Swimming Learning Practice |
title_short |
Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre |
title_full |
Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre |
title_fullStr |
Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre |
title_sort |
Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre |
author |
Fernandes, Jessika Carneiro |
author_facet |
Fernandes, Jessika Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Jessika Carneiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Flavio Antonio de Souza |
contributor_str_mv |
Castro, Flavio Antonio de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natacao : Estilos |
topic |
Natacao : Estilos Swimming Learning Practice |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Swimming Learning Practice |
description |
As práticas de ensino-aprendizagem, na natação, são pouco exploradas pela literatura científica. Considerando que a criança entre 3 e 5 anos passa por um momento de grandes transformações, o conhecimento dos métodos utilizados para o ensino nesta faixa etária é fundamental para práticas adequadas à realidade motora e psicológica dessas crianças. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo investigar os métodos de ensino da natação aplicados em um clube e em uma academia de natação de Porto Alegre com crianças de 3 a 5 anos. O desenho metodológico escolhido para este trabalho foi o estudo de casos, a partir da observação de aulas e de uma entrevista semi-estruturada com os professores selecionados. Ao longo deste estudo foram analisadas e discutidas questões referentes à metodologia de ensino da natação, formação do professor, programas de ensino, objetivos, habilidades, organização e duração das aulas, utilização de matérias pedagógicos, ludicidade e o ensino dos estilos formais. Se conclui que há proximidade entre a teoria e prática em ambas as instituições e que as questões inerentes ao ensino aprendizagem da natação estão entrelaçadas com a formação dos professores e a falta de publicações sobre o tema. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-10-25T01:50:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/79622 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000902821 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/79622 |
identifier_str_mv |
000902821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/1/000902821.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/2/000902821.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/3/000902821.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c30060f6039121d5a04c07d2db0de7e fb58968844854b3ee551d77aa9516f66 3540a21ef75e563d2f559e01ce5b6556 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224456016756736 |