Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205490 |
Resumo: | A formação de educadores pressupõe a compreensão e análise da sociedade neoliberal como um cenário opressor que necessita a construção de novas perspectivas. Compondo reĘ exões e experiências no cotidiano da educação, o artigo analisa essa sociedade e suas implicações para a constituição da docência. Diante desse diagnóstico, aponta-se três desaĕ os numa perspectiva de imaginar brechas para a construção do Bem Viver que se colocam na Educação Superior para a formação de educadores: desmercantilização, descolonização e democratização. |
id |
UFRGS-2_6f3b15bd3fef0c330d00bc41c9698cda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205490 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maffei, Henrique SadafyGenro, Maria Elly Herz2020-02-06T04:17:24Z20191413-7321http://hdl.handle.net/10183/205490001110714A formação de educadores pressupõe a compreensão e análise da sociedade neoliberal como um cenário opressor que necessita a construção de novas perspectivas. Compondo reĘ exões e experiências no cotidiano da educação, o artigo analisa essa sociedade e suas implicações para a constituição da docência. Diante desse diagnóstico, aponta-se três desaĕ os numa perspectiva de imaginar brechas para a construção do Bem Viver que se colocam na Educação Superior para a formação de educadores: desmercantilização, descolonização e democratização.Teacher training presupposes the understanding and analysis of the neoliberal society like oppress scenario and need build new perspectives. Making mix of reflections and experiences in education, this article analyses this society and its implications to teacher constitution. In hand of this diagnosis, it indicate three challenges in a perspective to imagine bursts to build the Buen Vivir in the Superior Education for teacher training: decommodification, decolonization and democratization.application/pdfporLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 24, n. 3 (nov. 2019), p. 173-189Formação de professoresNeoliberalismoPoderNeoliberal SocietyTeacher TrainingWell LiveDecolonial BurstsDesafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viverChallenges of teacher training in a neoliberal society : bursts in bem viver´s perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110714.pdf.txt001110714.pdf.txtExtracted Texttext/plain66523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205490/2/001110714.pdf.txtae7a3e454b42b594dc773411613f96a3MD52ORIGINAL001110714.pdfTexto completoapplication/pdf837184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205490/1/001110714.pdf6005eedbce233402626e3c5fc3a4dc48MD5110183/2054902020-02-07 05:15:02.884596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205490Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-07T07:15:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Challenges of teacher training in a neoliberal society : bursts in bem viver´s perspective |
title |
Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver |
spellingShingle |
Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver Maffei, Henrique Sadafy Formação de professores Neoliberalismo Poder Neoliberal Society Teacher Training Well Live Decolonial Bursts |
title_short |
Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver |
title_full |
Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver |
title_fullStr |
Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver |
title_full_unstemmed |
Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver |
title_sort |
Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver |
author |
Maffei, Henrique Sadafy |
author_facet |
Maffei, Henrique Sadafy Genro, Maria Elly Herz |
author_role |
author |
author2 |
Genro, Maria Elly Herz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maffei, Henrique Sadafy Genro, Maria Elly Herz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Neoliberalismo Poder |
topic |
Formação de professores Neoliberalismo Poder Neoliberal Society Teacher Training Well Live Decolonial Bursts |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Neoliberal Society Teacher Training Well Live Decolonial Bursts |
description |
A formação de educadores pressupõe a compreensão e análise da sociedade neoliberal como um cenário opressor que necessita a construção de novas perspectivas. Compondo reĘ exões e experiências no cotidiano da educação, o artigo analisa essa sociedade e suas implicações para a constituição da docência. Diante desse diagnóstico, aponta-se três desaĕ os numa perspectiva de imaginar brechas para a construção do Bem Viver que se colocam na Educação Superior para a formação de educadores: desmercantilização, descolonização e democratização. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-06T04:17:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/205490 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-7321 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001110714 |
identifier_str_mv |
1413-7321 001110714 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/205490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
La Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 24, n. 3 (nov. 2019), p. 173-189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205490/2/001110714.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205490/1/001110714.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ae7a3e454b42b594dc773411613f96a3 6005eedbce233402626e3c5fc3a4dc48 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447706863140864 |