Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maffei, Henrique Sadafy
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Genro, Maria Elly Herz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205490
Resumo: A formação de educadores pressupõe a compreensão e análise da sociedade neoliberal como um cenário opressor que necessita a construção de novas perspectivas. Compondo reĘ exões e experiências no cotidiano da educação, o artigo analisa essa sociedade e suas implicações para a constituição da docência. Diante desse diagnóstico, aponta-se três desaĕ os numa perspectiva de imaginar brechas para a construção do Bem Viver que se colocam na Educação Superior para a formação de educadores: desmercantilização, descolonização e democratização.
id UFRGS-2_6f3b15bd3fef0c330d00bc41c9698cda
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205490
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maffei, Henrique SadafyGenro, Maria Elly Herz2020-02-06T04:17:24Z20191413-7321http://hdl.handle.net/10183/205490001110714A formação de educadores pressupõe a compreensão e análise da sociedade neoliberal como um cenário opressor que necessita a construção de novas perspectivas. Compondo reĘ exões e experiências no cotidiano da educação, o artigo analisa essa sociedade e suas implicações para a constituição da docência. Diante desse diagnóstico, aponta-se três desaĕ os numa perspectiva de imaginar brechas para a construção do Bem Viver que se colocam na Educação Superior para a formação de educadores: desmercantilização, descolonização e democratização.Teacher training presupposes the understanding and analysis of the neoliberal society like oppress scenario and need build new perspectives. Making mix of reflections and experiences in education, this article analyses this society and its implications to teacher constitution. In hand of this diagnosis, it indicate three challenges in a perspective to imagine bursts to build the Buen Vivir in the Superior Education for teacher training: decommodification, decolonization and democratization.application/pdfporLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 24, n. 3 (nov. 2019), p. 173-189Formação de professoresNeoliberalismoPoderNeoliberal SocietyTeacher TrainingWell LiveDecolonial BurstsDesafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viverChallenges of teacher training in a neoliberal society : bursts in bem viver´s perspectiveinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110714.pdf.txt001110714.pdf.txtExtracted Texttext/plain66523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205490/2/001110714.pdf.txtae7a3e454b42b594dc773411613f96a3MD52ORIGINAL001110714.pdfTexto completoapplication/pdf837184http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205490/1/001110714.pdf6005eedbce233402626e3c5fc3a4dc48MD5110183/2054902020-02-07 05:15:02.884596oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205490Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-07T07:15:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Challenges of teacher training in a neoliberal society : bursts in bem viver´s perspective
title Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver
spellingShingle Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver
Maffei, Henrique Sadafy
Formação de professores
Neoliberalismo
Poder
Neoliberal Society
Teacher Training
Well Live
Decolonial Bursts
title_short Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver
title_full Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver
title_fullStr Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver
title_full_unstemmed Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver
title_sort Desafios da formação de educadores numa sociedade neoliberal : brechas numa perspectiva do bem viver
author Maffei, Henrique Sadafy
author_facet Maffei, Henrique Sadafy
Genro, Maria Elly Herz
author_role author
author2 Genro, Maria Elly Herz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maffei, Henrique Sadafy
Genro, Maria Elly Herz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Neoliberalismo
Poder
topic Formação de professores
Neoliberalismo
Poder
Neoliberal Society
Teacher Training
Well Live
Decolonial Bursts
dc.subject.eng.fl_str_mv Neoliberal Society
Teacher Training
Well Live
Decolonial Bursts
description A formação de educadores pressupõe a compreensão e análise da sociedade neoliberal como um cenário opressor que necessita a construção de novas perspectivas. Compondo reĘ exões e experiências no cotidiano da educação, o artigo analisa essa sociedade e suas implicações para a constituição da docência. Diante desse diagnóstico, aponta-se três desaĕ os numa perspectiva de imaginar brechas para a construção do Bem Viver que se colocam na Educação Superior para a formação de educadores: desmercantilização, descolonização e democratização.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:17:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205490
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-7321
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110714
identifier_str_mv 1413-7321
001110714
url http://hdl.handle.net/10183/205490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv La Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 24, n. 3 (nov. 2019), p. 173-189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205490/2/001110714.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205490/1/001110714.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae7a3e454b42b594dc773411613f96a3
6005eedbce233402626e3c5fc3a4dc48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224985513033728