Tempos neoliberais e a universidade : brechas no horizonte de uma formação insurgente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maffei, Henrique Sadafy
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234546
Resumo: A presente tese analisa as brechas insurgentes na formação docente em História encontradas em duas instituições pesquisadas à luz de buscar rupturas na educação no marco de uma racionalidade neoliberal. Parte de um estudo das implicações que o neoliberalismo traz para a sociedade, criando uma nova forma de governo de si, criando uma outra racionalidade própria, calcada num novo sujeito representado na eugenia do Homo empreendedorum. Em seguida debate a disjuntiva entre a formação para o mercado e para a metacidadania. A partir desse cenário, passa a organizar os dados pesquisados em marcadores de colonialidade e dependência, ressaltando elementos da tecnocracia neoliberal na universidade e então, os marcadores descoloniais que reúnem as brechas encontradas. A pesquisa de campo realizou-se na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos cursos de licenciatura em História. Valeu-se de uma pesquisa qualitativa baseada em MINAYO (2014), em uma perspectiva suleada a paritr da leitura de MARTINS e BENZAQUEN (2017) e buscando a análise hermenêutca-dialética. Para a análise da racionalidade neoliberal, baseou-se na leitura de DARDOT e LAVAL (2016) e GAGO (2018), na formação em SEVERINO (2011; 2012) e GOERGEN (2020), na análise da universidade em CHAUÍ (2018) e SILVA (2014), para a metacidadania e os direitos da Natureza GUDYNAS (2019) e a possibilidade de novos horizontes em ACOSTA (2012) e ACOSTA e BRANDT (2018), além de diversxs autorxs que aprofundam as análises e os debates acerca dos temas pesquisados. Como conclusão, aponta-se para novas gerações formadas com outras perspectivas mais democráticas, includentes e de maior justiça social, num contraponto possível à racionalidade neoliberal, possibilitando a preservação do planeta e da própria humanidade do Homo sapiens.
id URGS_2ea412ef585cf75dceee1cf48e252426
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234546
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Maffei, Henrique SadafyGenro, Maria Elly Herz2022-01-27T04:34:30Z2021http://hdl.handle.net/10183/234546001136275A presente tese analisa as brechas insurgentes na formação docente em História encontradas em duas instituições pesquisadas à luz de buscar rupturas na educação no marco de uma racionalidade neoliberal. Parte de um estudo das implicações que o neoliberalismo traz para a sociedade, criando uma nova forma de governo de si, criando uma outra racionalidade própria, calcada num novo sujeito representado na eugenia do Homo empreendedorum. Em seguida debate a disjuntiva entre a formação para o mercado e para a metacidadania. A partir desse cenário, passa a organizar os dados pesquisados em marcadores de colonialidade e dependência, ressaltando elementos da tecnocracia neoliberal na universidade e então, os marcadores descoloniais que reúnem as brechas encontradas. A pesquisa de campo realizou-se na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos cursos de licenciatura em História. Valeu-se de uma pesquisa qualitativa baseada em MINAYO (2014), em uma perspectiva suleada a paritr da leitura de MARTINS e BENZAQUEN (2017) e buscando a análise hermenêutca-dialética. Para a análise da racionalidade neoliberal, baseou-se na leitura de DARDOT e LAVAL (2016) e GAGO (2018), na formação em SEVERINO (2011; 2012) e GOERGEN (2020), na análise da universidade em CHAUÍ (2018) e SILVA (2014), para a metacidadania e os direitos da Natureza GUDYNAS (2019) e a possibilidade de novos horizontes em ACOSTA (2012) e ACOSTA e BRANDT (2018), além de diversxs autorxs que aprofundam as análises e os debates acerca dos temas pesquisados. Como conclusão, aponta-se para novas gerações formadas com outras perspectivas mais democráticas, includentes e de maior justiça social, num contraponto possível à racionalidade neoliberal, possibilitando a preservação do planeta e da própria humanidade do Homo sapiens.La presente tesis analiza las brechas insurgentes en la formación docente en Historia en dos instituciones pesquisadas a la luz de buscar rupturas en la educación en el marco de una racionalidad neoliberal. Parte de uno estudio de las implicaciones que el neoliberalismo hace en la sociedad, criando una nueva forma de gobierno de si, criando una otra racionalidad propia, calcada en un nuevo sujeto representado por la eugenesia del Homo empreendedorum. Después, debate la disyuntiva entre la formación para el mercado y para la metacidadania. A partir de ese senario, pasa a organizar los datos pesquisados en marcadores de colonialidade y dependencia, resaltando elementos de la tecnocracia neoliberal en la universidad y, em seguida, los marcadores descoloniales que reúnen las brechas encontradas. La pesquisa de campo se realizó en la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA) y en la Universidad Federal de Rio Grande del Sur (UFRGS), en los cursos de licenciatura en Historia. Se hizo una pesquisa cualitativa (MINAYO, 2014), a partir de una perspectiva sureada con basis en la lectura de MARTINS e BENZAQUEN (2017) y buscando el análisis hermenéutico-dialéctico. Para el análisis de la racionalidad neoliberal, hizo basis en la lectura de DARDOT y LAVAL (2016) y GAGO (2018), de la formación en SEVERINO (2011; 2012) y GOERGEN (2020), y para el análisis de la universidad en CHAUÍ (2018) y SILVA (2014), para la metacidadania y los derechos de la Naturaleza GUDYNAS (2019) y la posibilidad de nuevos horizontes en ACOSTA (2012) y ACOSTA y BRANDT (2018), además de diversxs autorxs que profundizan el análisis y los debates cerca los temas pesquisados. Como conclusión, se apuntó para nuevas generaciones formadas con otras perspectivas más democráticas, incluyentes y de mayor justicia social, e uno contrapunto posible a la racionalidad neoliberal, posibilitando la preservación del planeta y de la propia humanidad del Homo sapiens.application/pdfporFormação de professoresNeoliberalismoRacionalidad neoliberalBrechas insurgentesFormación de profesoresTempos neoliberais e a universidade : brechas no horizonte de uma formação insurgenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136275.pdf.txt001136275.pdf.txtExtracted Texttext/plain998020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234546/2/001136275.pdf.txt71f2cfa8fb3ba75e0edf6a406d405d57MD52ORIGINAL001136275.pdfTexto completoapplication/pdf6337545http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234546/1/001136275.pdf20c0caaacfbe5f1eb2f8ae82a4236739MD5110183/2345462022-02-22 05:11:38.187877oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:11:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tempos neoliberais e a universidade : brechas no horizonte de uma formação insurgente
title Tempos neoliberais e a universidade : brechas no horizonte de uma formação insurgente
spellingShingle Tempos neoliberais e a universidade : brechas no horizonte de uma formação insurgente
Maffei, Henrique Sadafy
Formação de professores
Neoliberalismo
Racionalidad neoliberal
Brechas insurgentes
Formación de profesores
title_short Tempos neoliberais e a universidade : brechas no horizonte de uma formação insurgente
title_full Tempos neoliberais e a universidade : brechas no horizonte de uma formação insurgente
title_fullStr Tempos neoliberais e a universidade : brechas no horizonte de uma formação insurgente
title_full_unstemmed Tempos neoliberais e a universidade : brechas no horizonte de uma formação insurgente
title_sort Tempos neoliberais e a universidade : brechas no horizonte de uma formação insurgente
author Maffei, Henrique Sadafy
author_facet Maffei, Henrique Sadafy
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maffei, Henrique Sadafy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Genro, Maria Elly Herz
contributor_str_mv Genro, Maria Elly Herz
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Neoliberalismo
topic Formação de professores
Neoliberalismo
Racionalidad neoliberal
Brechas insurgentes
Formación de profesores
dc.subject.spa.fl_str_mv Racionalidad neoliberal
Brechas insurgentes
Formación de profesores
description A presente tese analisa as brechas insurgentes na formação docente em História encontradas em duas instituições pesquisadas à luz de buscar rupturas na educação no marco de uma racionalidade neoliberal. Parte de um estudo das implicações que o neoliberalismo traz para a sociedade, criando uma nova forma de governo de si, criando uma outra racionalidade própria, calcada num novo sujeito representado na eugenia do Homo empreendedorum. Em seguida debate a disjuntiva entre a formação para o mercado e para a metacidadania. A partir desse cenário, passa a organizar os dados pesquisados em marcadores de colonialidade e dependência, ressaltando elementos da tecnocracia neoliberal na universidade e então, os marcadores descoloniais que reúnem as brechas encontradas. A pesquisa de campo realizou-se na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nos cursos de licenciatura em História. Valeu-se de uma pesquisa qualitativa baseada em MINAYO (2014), em uma perspectiva suleada a paritr da leitura de MARTINS e BENZAQUEN (2017) e buscando a análise hermenêutca-dialética. Para a análise da racionalidade neoliberal, baseou-se na leitura de DARDOT e LAVAL (2016) e GAGO (2018), na formação em SEVERINO (2011; 2012) e GOERGEN (2020), na análise da universidade em CHAUÍ (2018) e SILVA (2014), para a metacidadania e os direitos da Natureza GUDYNAS (2019) e a possibilidade de novos horizontes em ACOSTA (2012) e ACOSTA e BRANDT (2018), além de diversxs autorxs que aprofundam as análises e os debates acerca dos temas pesquisados. Como conclusão, aponta-se para novas gerações formadas com outras perspectivas mais democráticas, includentes e de maior justiça social, num contraponto possível à racionalidade neoliberal, possibilitando a preservação do planeta e da própria humanidade do Homo sapiens.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-27T04:34:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234546
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136275
url http://hdl.handle.net/10183/234546
identifier_str_mv 001136275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234546/2/001136275.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234546/1/001136275.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 71f2cfa8fb3ba75e0edf6a406d405d57
20c0caaacfbe5f1eb2f8ae82a4236739
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085575194050560