La trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de los marcos de referencia digitales docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behar, Patrícia Alejandra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Kétia Kellen Araújo da, Díaz Costoff, Alicia, Suárez, Gabriela da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252575
Resumo: Este artigo apresenta a traçabilidade do conceito de competências em informação dentro de vários marcos de referência digitais docentes. Foi realizada uma análise documental baseada em uma pesquisa bibliográfica na qual se realizou um cruzamento dos dados dos diferentes textos selecionados. Foram escolhidos oito trabalhos de organizações internacionais (Unesco, União Europeia, ISTE) e instituições educacionais nacionais da América Latina, Espanha e Reino Unido. Neste trabalho são discutidas as diferentes terminologias que os marcos utilizam em relação ao uso das tecnologias digitais na educação, analisando os conceitos de competências digitais que eles apresentam e identificando os elementos próprios das competências em informação incluídos neles. Uma tabela foi elaborada com os aspectos comuns encontrados que servem como insumo para a discussão. Embora estas competências não estejam explicitamente incluídas em alguns desses marcos, as de busca de informações, seleção e avaliação crítica e uso ético são identificadas. Elas se encontram atravessadas pela capacidade de pensar de forma crítica al momento de gerar novo conhecimento
id UFRGS-2_6f56ba18ec93d8b8ccae87a67c993973
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252575
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Behar, Patrícia AlejandraSilva, Kétia Kellen Araújo daDíaz Costoff, AliciaSuárez, Gabriela da Rosa2022-12-09T04:58:52Z20220797-1435http://hdl.handle.net/10183/252575001154796Este artigo apresenta a traçabilidade do conceito de competências em informação dentro de vários marcos de referência digitais docentes. Foi realizada uma análise documental baseada em uma pesquisa bibliográfica na qual se realizou um cruzamento dos dados dos diferentes textos selecionados. Foram escolhidos oito trabalhos de organizações internacionais (Unesco, União Europeia, ISTE) e instituições educacionais nacionais da América Latina, Espanha e Reino Unido. Neste trabalho são discutidas as diferentes terminologias que os marcos utilizam em relação ao uso das tecnologias digitais na educação, analisando os conceitos de competências digitais que eles apresentam e identificando os elementos próprios das competências em informação incluídos neles. Uma tabela foi elaborada com os aspectos comuns encontrados que servem como insumo para a discussão. Embora estas competências não estejam explicitamente incluídas em alguns desses marcos, as de busca de informações, seleção e avaliação crítica e uso ético são identificadas. Elas se encontram atravessadas pela capacidade de pensar de forma crítica al momento de gerar novo conhecimentoThis article presents the traceability of the concept of information competences in several digital frameworks oriented to teachers. A documentary analysis was carried out based on a bibliographic survey where data from different selected texts were cross-checked. Eight works from international organizations (Unesco, European Union, ISTE) and national educational institutions in Latin America, Spain and the United Kingdom were selected. The different terminologies used by these frameworks in relation to the use of digital technologies in education are discussed, analyzing the concepts of digital competences that they present and identifying the elements of information competences included in them. A table was elaborated with the common aspects found that serve as input for discussion. Although some frameworks do not explicitly include information competences, the following were identified: information search, selection and critical evaluation, and ethical use. These are crossed by the ability to think critically when generating new knowledge.Este artículo presenta la trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de varios marcos de referencia digitales orientados a docentes. Se realizó un análisis documental basado en un relevamiento bibliográfico en el que se cruzaron los datos de los diferentes textos seleccionados. Se eligieron ocho trabajos que responden a organismos internacionales (Unesco, Unión Europea, ISTE) y a instituciones educativas nacionales de América Latina, España y Reino Unido. Se discuten las diversas terminologías que dichos marcos utilizan en relación al uso de tecnologías digitales en la educación, analizando los conceptos de competencias digitales que estos presentan e identificando los elementos propios de las competencias en información que en ellos se incluyen. Se elaboró una tabla con los aspectos comunes hallados que sirven de insumo para la discusión. Si bien en algunos marcos no figuran de forma explícita las competencias en información, se lograron identificar las siguientes: búsqueda de información, selección y evaluación crítica, y uso ético. Estas se encuentran atravesadas por la capacidad de pensar en forma crítica al momento de generar nuevo conocimiento.application/pdfporInformatio : Revista de la Escuela Universitaria de Bibliotecologia y Ciencias Afines de la Universidad de la Republica. Montevideo. Vol. 27, n. 2 (2022), p. 196-215Competência informacionalInformation competenciesCompetency frameworksDigital competencies for educatorsEducationCompetencias en informaciónModelos competencialesCompetencias digitales docentesEducaciónLa trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de los marcos de referencia digitales docentesThe traceability of the concept of information competences within educational digital frameworks of reference A traçabilidade do conceito de competências em informação nos marcos de referência digitais docentes info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154796.pdf.txt001154796.pdf.txtExtracted Texttext/plain39224http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252575/2/001154796.pdf.txt0cfa5c8fd612228a09b521c796f99eaaMD52ORIGINAL001154796.pdfTexto completoapplication/pdf315686http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252575/1/001154796.pdf50b1b8cafcc07826859f7c5a7e51c2fbMD5110183/2525752022-12-10 06:06:34.017486oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252575Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-10T08:06:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv La trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de los marcos de referencia digitales docentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The traceability of the concept of information competences within educational digital frameworks of reference
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A traçabilidade do conceito de competências em informação nos marcos de referência digitais docentes
title La trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de los marcos de referencia digitales docentes
spellingShingle La trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de los marcos de referencia digitales docentes
Behar, Patrícia Alejandra
Competência informacional
Information competencies
Competency frameworks
Digital competencies for educators
Education
Competencias en información
Modelos competenciales
Competencias digitales docentes
Educación
title_short La trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de los marcos de referencia digitales docentes
title_full La trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de los marcos de referencia digitales docentes
title_fullStr La trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de los marcos de referencia digitales docentes
title_full_unstemmed La trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de los marcos de referencia digitales docentes
title_sort La trazabilidad del concepto de competencias en información dentro de los marcos de referencia digitales docentes
author Behar, Patrícia Alejandra
author_facet Behar, Patrícia Alejandra
Silva, Kétia Kellen Araújo da
Díaz Costoff, Alicia
Suárez, Gabriela da Rosa
author_role author
author2 Silva, Kétia Kellen Araújo da
Díaz Costoff, Alicia
Suárez, Gabriela da Rosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Behar, Patrícia Alejandra
Silva, Kétia Kellen Araújo da
Díaz Costoff, Alicia
Suárez, Gabriela da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
topic Competência informacional
Information competencies
Competency frameworks
Digital competencies for educators
Education
Competencias en información
Modelos competenciales
Competencias digitales docentes
Educación
dc.subject.eng.fl_str_mv Information competencies
Competency frameworks
Digital competencies for educators
Education
dc.subject.spa.fl_str_mv Competencias en información
Modelos competenciales
Competencias digitales docentes
Educación
description Este artigo apresenta a traçabilidade do conceito de competências em informação dentro de vários marcos de referência digitais docentes. Foi realizada uma análise documental baseada em uma pesquisa bibliográfica na qual se realizou um cruzamento dos dados dos diferentes textos selecionados. Foram escolhidos oito trabalhos de organizações internacionais (Unesco, União Europeia, ISTE) e instituições educacionais nacionais da América Latina, Espanha e Reino Unido. Neste trabalho são discutidas as diferentes terminologias que os marcos utilizam em relação ao uso das tecnologias digitais na educação, analisando os conceitos de competências digitais que eles apresentam e identificando os elementos próprios das competências em informação incluídos neles. Uma tabela foi elaborada com os aspectos comuns encontrados que servem como insumo para a discussão. Embora estas competências não estejam explicitamente incluídas em alguns desses marcos, as de busca de informações, seleção e avaliação crítica e uso ético são identificadas. Elas se encontram atravessadas pela capacidade de pensar de forma crítica al momento de gerar novo conhecimento
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-09T04:58:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252575
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0797-1435
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154796
identifier_str_mv 0797-1435
001154796
url http://hdl.handle.net/10183/252575
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Informatio : Revista de la Escuela Universitaria de Bibliotecologia y Ciencias Afines de la Universidad de la Republica. Montevideo. Vol. 27, n. 2 (2022), p. 196-215
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252575/2/001154796.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252575/1/001154796.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0cfa5c8fd612228a09b521c796f99eaa
50b1b8cafcc07826859f7c5a7e51c2fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487541171617792