As diferentes estratégias de embalagens de leite e a percepção dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carolina Minuzzi Murari da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158383
Resumo: As embalagens contemporâneas estão se adaptando cada vez mais ao estilo de vida moderno com o proposito de facilitar a entrega do produto final ao consumidor. Diante disso, este artigo busca entender como as diferentes estratégias de embalagens presentes no mercado são percebidas pelos consumidores. Para isso, foi criada uma marca de leite fictícia, a LacVida, que possui três diferentes estratégias de embalagens, todas presentes no mercado atual, para entender como cada uma é percebida pelos seus consumidores. As embalagens são: embalagem com tampa de rosca com caixa alongada, embalagem com tampa de lacre com caixa quadrada e a embalagem tradicional (sem tampa) com caixa quadrada. Dessa forma, os principais atributos analisados foram o design e o preço, e, também, foram levados em consideração alguns atributos inseridos nesse contexto, como: o modo de servir o leite, a conservação do produto, a higiene das embalagens, entre outros aspectos. Para isso, foram selecionados 30 entrevistados, de forma aleatória. Os entrevistados, separadamente, foram observados manuseando as diferentes caixas de leite e, depois, foram submetidos à entrevista com roteiro semi-estruturado, fazendo parte de uma pesquisa quase-experimental de caráter qualitativo. A partir das análises foi possível perceber que a embalagem mais contemporânea, a com a tampa rosca e com a caixa mais alongada, foi à preferida pela maioria dos entrevistados, justamente porque oferece facilidade e praticidade para eles. Diante de uma vida moderna e “corrida”, esses atributos são levados mais em consideração, pois auxilia no dia-a-dia dos consumidores.
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