O consumidor infantil e as embalagens de brinquedos: Uma abordagem de Neuromarketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Leonor Boavida de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13792
Resumo: Falar no consumidor infantil é sinónimo de falar em futuro, já que desde cedo passa por um processo de socialização para o consumo e reforça interesse por este mundo, influenciando a decisão de compra familiar. Nomeadamente quando se trata de brinquedos, visto que não conseguimos dissociar este produto de uma criança. Desta forma, a presente investigação pretende estudar o que atrai este tipo de consumidor, com idades compreendidas entre os oito a dez anos de idade, nas embalagens de brinquedos. Concretamente, pretende-se estudar a relevância dos elementos visuais e textuais da embalagem e perceber de que forma estes influenciam os pais e influenciam o consumidor infantil pela pressão social. Para responder aos objetivos propostos realizou-se uma abordagem de métodos mistos, através de uma metodologia quantitativa, utilizando um método de neuromarketing, o eyetracking. Através deste, conseguimos esclarecer para onde olha a criança, quanto tempo olha, definindo a sua atenção visual e preferências. De modo a complementar estes resultados, realizou-se ainda uma abordagem qualitativa através de dois grupos de foco, um do sexo masculino e outro do sexo feminino. Os resultados obtidos permitiram comparar abordagens e perceber que as crianças desde cedo têm uma opinião formada sobre o consumo, que muitas vezes é moldada devido ao social que o rodeia, nomeadamente pelo ambiente escolar. Estes pequenos consumidores efetuam os pedidos aos pais de forma consciente, influenciando-os. Relativamente ao segmento de mercado definido, as embalagens de brinquedos, há uma preferência de destaque pelos elementos visuais da embalagem, mas também dão importância aos elementos textuais quando os visuais não satisfazem rapidamente o entendimento do brinquedo.
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