Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Jessica Souza de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174514
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso em design visual tem como objetivo desenvolver um material didático que estimule o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de alunos entre 8 e 11 anos de idade. Esse material didático, baseado nas cinco emoções básicas – alegria, medo, raiva, tristeza e nojo – definidas por Paul Ekman (2003), visa promover uma experiência lúdica, divertida e interativa que incentive o aluno a entender melhor as suas próprias emoções e as emoções dos seus colegas, aumentando assim, o seu nível empático, cognitivo e emocional. A primeira parte do trabalho apresenta a fundamentação teórica, que engloba design social e inovação social, empatia, design emocional e para experiência e material didático. Com base na metodologia do design thinking da IDEO, foi realizada uma imersão em uma escola pública de Porto Alegre, uma análise de similares, brainstorming, definição do conceito e geração de alternativas. A segunda parte do trabalho consiste na seleção das alternativas geradas, desenvolvimento da identidade visual do projeto e de todo material didático. A proposta final apresenta a produção de um material didático socioemocional, denominado “As Cinco Emoções”, composto por um livro infantil, 3 atividades didáticas e um livro do docente. Além de um website onde todos os materiais estão disponíveis para download.
id UFRGS-2_6f93194b906dac57c408e67a49992a9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174514
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Jessica Souza deCurtis, Maria do Carmo Gonçalves2018-04-10T02:31:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/174514001062626O presente trabalho de conclusão de curso em design visual tem como objetivo desenvolver um material didático que estimule o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de alunos entre 8 e 11 anos de idade. Esse material didático, baseado nas cinco emoções básicas – alegria, medo, raiva, tristeza e nojo – definidas por Paul Ekman (2003), visa promover uma experiência lúdica, divertida e interativa que incentive o aluno a entender melhor as suas próprias emoções e as emoções dos seus colegas, aumentando assim, o seu nível empático, cognitivo e emocional. A primeira parte do trabalho apresenta a fundamentação teórica, que engloba design social e inovação social, empatia, design emocional e para experiência e material didático. Com base na metodologia do design thinking da IDEO, foi realizada uma imersão em uma escola pública de Porto Alegre, uma análise de similares, brainstorming, definição do conceito e geração de alternativas. A segunda parte do trabalho consiste na seleção das alternativas geradas, desenvolvimento da identidade visual do projeto e de todo material didático. A proposta final apresenta a produção de um material didático socioemocional, denominado “As Cinco Emoções”, composto por um livro infantil, 3 atividades didáticas e um livro do docente. Além de um website onde todos os materiais estão disponíveis para download.The present work of conclusion of course in visual design aims to develop a didactic material that stimulates the development of the social-emotional abilities of students between 8 and 11 years of age. This teaching material, based on the five basic emotions - joy, fear, anger, sadness and disgust - defined by Paul Ekman (2003), aims to promote a fun, interactive and interactive experience that encourages students to better understand their own emotions and emotions of their colleagues, thus increasing their empathic, cognitive and emotional level. The first part of the paper presents the theoretical foundation, which encompasses social design and social innovation, empathy, emotional design, and experience and didactic material. Based on IDEO’s design thinking methodology, an immersion in a public school in Porto Alegre was carried out, a similar analysis, brainstorming, concept definition and generation of alternatives. The second part of the work consists of selecting the alternatives generated, developing the visual identity of the project and all didactic material. The final proposal presents the production of a social-emotional didactic material, called “The Five Emotions”, composed of a children’s book, 3 didactic activities and a teacher’s book. In addition to a website where all materials are available for download.application/pdfporDesign gráficoMaterial didáticoEmoçõesEnsino e aprendizagemEmpatiaDidactic materialVisual designempathySocial emotionalMaterial didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2017Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062626.pdf001062626.pdfTexto completoapplication/pdf10240048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/1/001062626.pdfc5d3a7b205178be6461f2aac2c1196b4MD51TEXT001062626.pdf.txt001062626.pdf.txtExtracted Texttext/plain209379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/2/001062626.pdf.txtcf74244f726984c527978bbd7388ec69MD52THUMBNAIL001062626.pdf.jpg001062626.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/3/001062626.pdf.jpg34611023254054d448044b3e10a93e6bMD5310183/1745142018-10-29 08:12:43.972oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:12:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia
title Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia
spellingShingle Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia
Almeida, Jessica Souza de
Design gráfico
Material didático
Emoções
Ensino e aprendizagem
Empatia
Didactic material
Visual design
empathy
Social emotional
title_short Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia
title_full Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia
title_fullStr Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia
title_full_unstemmed Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia
title_sort Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia
author Almeida, Jessica Souza de
author_facet Almeida, Jessica Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Jessica Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
contributor_str_mv Curtis, Maria do Carmo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico
Material didático
Emoções
Ensino e aprendizagem
Empatia
topic Design gráfico
Material didático
Emoções
Ensino e aprendizagem
Empatia
Didactic material
Visual design
empathy
Social emotional
dc.subject.eng.fl_str_mv Didactic material
Visual design
empathy
Social emotional
description O presente trabalho de conclusão de curso em design visual tem como objetivo desenvolver um material didático que estimule o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de alunos entre 8 e 11 anos de idade. Esse material didático, baseado nas cinco emoções básicas – alegria, medo, raiva, tristeza e nojo – definidas por Paul Ekman (2003), visa promover uma experiência lúdica, divertida e interativa que incentive o aluno a entender melhor as suas próprias emoções e as emoções dos seus colegas, aumentando assim, o seu nível empático, cognitivo e emocional. A primeira parte do trabalho apresenta a fundamentação teórica, que engloba design social e inovação social, empatia, design emocional e para experiência e material didático. Com base na metodologia do design thinking da IDEO, foi realizada uma imersão em uma escola pública de Porto Alegre, uma análise de similares, brainstorming, definição do conceito e geração de alternativas. A segunda parte do trabalho consiste na seleção das alternativas geradas, desenvolvimento da identidade visual do projeto e de todo material didático. A proposta final apresenta a produção de um material didático socioemocional, denominado “As Cinco Emoções”, composto por um livro infantil, 3 atividades didáticas e um livro do docente. Além de um website onde todos os materiais estão disponíveis para download.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-10T02:31:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174514
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062626
url http://hdl.handle.net/10183/174514
identifier_str_mv 001062626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/1/001062626.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/2/001062626.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/3/001062626.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5d3a7b205178be6461f2aac2c1196b4
cf74244f726984c527978bbd7388ec69
34611023254054d448044b3e10a93e6b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224546011840512