Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174514 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso em design visual tem como objetivo desenvolver um material didático que estimule o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de alunos entre 8 e 11 anos de idade. Esse material didático, baseado nas cinco emoções básicas – alegria, medo, raiva, tristeza e nojo – definidas por Paul Ekman (2003), visa promover uma experiência lúdica, divertida e interativa que incentive o aluno a entender melhor as suas próprias emoções e as emoções dos seus colegas, aumentando assim, o seu nível empático, cognitivo e emocional. A primeira parte do trabalho apresenta a fundamentação teórica, que engloba design social e inovação social, empatia, design emocional e para experiência e material didático. Com base na metodologia do design thinking da IDEO, foi realizada uma imersão em uma escola pública de Porto Alegre, uma análise de similares, brainstorming, definição do conceito e geração de alternativas. A segunda parte do trabalho consiste na seleção das alternativas geradas, desenvolvimento da identidade visual do projeto e de todo material didático. A proposta final apresenta a produção de um material didático socioemocional, denominado “As Cinco Emoções”, composto por um livro infantil, 3 atividades didáticas e um livro do docente. Além de um website onde todos os materiais estão disponíveis para download. |
id |
UFRGS-2_6f93194b906dac57c408e67a49992a9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174514 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Jessica Souza deCurtis, Maria do Carmo Gonçalves2018-04-10T02:31:26Z2017http://hdl.handle.net/10183/174514001062626O presente trabalho de conclusão de curso em design visual tem como objetivo desenvolver um material didático que estimule o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de alunos entre 8 e 11 anos de idade. Esse material didático, baseado nas cinco emoções básicas – alegria, medo, raiva, tristeza e nojo – definidas por Paul Ekman (2003), visa promover uma experiência lúdica, divertida e interativa que incentive o aluno a entender melhor as suas próprias emoções e as emoções dos seus colegas, aumentando assim, o seu nível empático, cognitivo e emocional. A primeira parte do trabalho apresenta a fundamentação teórica, que engloba design social e inovação social, empatia, design emocional e para experiência e material didático. Com base na metodologia do design thinking da IDEO, foi realizada uma imersão em uma escola pública de Porto Alegre, uma análise de similares, brainstorming, definição do conceito e geração de alternativas. A segunda parte do trabalho consiste na seleção das alternativas geradas, desenvolvimento da identidade visual do projeto e de todo material didático. A proposta final apresenta a produção de um material didático socioemocional, denominado “As Cinco Emoções”, composto por um livro infantil, 3 atividades didáticas e um livro do docente. Além de um website onde todos os materiais estão disponíveis para download.The present work of conclusion of course in visual design aims to develop a didactic material that stimulates the development of the social-emotional abilities of students between 8 and 11 years of age. This teaching material, based on the five basic emotions - joy, fear, anger, sadness and disgust - defined by Paul Ekman (2003), aims to promote a fun, interactive and interactive experience that encourages students to better understand their own emotions and emotions of their colleagues, thus increasing their empathic, cognitive and emotional level. The first part of the paper presents the theoretical foundation, which encompasses social design and social innovation, empathy, emotional design, and experience and didactic material. Based on IDEO’s design thinking methodology, an immersion in a public school in Porto Alegre was carried out, a similar analysis, brainstorming, concept definition and generation of alternatives. The second part of the work consists of selecting the alternatives generated, developing the visual identity of the project and all didactic material. The final proposal presents the production of a social-emotional didactic material, called “The Five Emotions”, composed of a children’s book, 3 didactic activities and a teacher’s book. In addition to a website where all materials are available for download.application/pdfporDesign gráficoMaterial didáticoEmoçõesEnsino e aprendizagemEmpatiaDidactic materialVisual designempathySocial emotionalMaterial didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2017Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062626.pdf001062626.pdfTexto completoapplication/pdf10240048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/1/001062626.pdfc5d3a7b205178be6461f2aac2c1196b4MD51TEXT001062626.pdf.txt001062626.pdf.txtExtracted Texttext/plain209379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/2/001062626.pdf.txtcf74244f726984c527978bbd7388ec69MD52THUMBNAIL001062626.pdf.jpg001062626.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/3/001062626.pdf.jpg34611023254054d448044b3e10a93e6bMD5310183/1745142018-10-29 08:12:43.972oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174514Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:12:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia |
title |
Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia |
spellingShingle |
Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia Almeida, Jessica Souza de Design gráfico Material didático Emoções Ensino e aprendizagem Empatia Didactic material Visual design empathy Social emotional |
title_short |
Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia |
title_full |
Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia |
title_fullStr |
Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia |
title_full_unstemmed |
Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia |
title_sort |
Material didático para o ensino aprendizagem das cinco emoções básicas e desenvolvimento da empatia |
author |
Almeida, Jessica Souza de |
author_facet |
Almeida, Jessica Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Jessica Souza de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Curtis, Maria do Carmo Gonçalves |
contributor_str_mv |
Curtis, Maria do Carmo Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design gráfico Material didático Emoções Ensino e aprendizagem Empatia |
topic |
Design gráfico Material didático Emoções Ensino e aprendizagem Empatia Didactic material Visual design empathy Social emotional |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic material Visual design empathy Social emotional |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso em design visual tem como objetivo desenvolver um material didático que estimule o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de alunos entre 8 e 11 anos de idade. Esse material didático, baseado nas cinco emoções básicas – alegria, medo, raiva, tristeza e nojo – definidas por Paul Ekman (2003), visa promover uma experiência lúdica, divertida e interativa que incentive o aluno a entender melhor as suas próprias emoções e as emoções dos seus colegas, aumentando assim, o seu nível empático, cognitivo e emocional. A primeira parte do trabalho apresenta a fundamentação teórica, que engloba design social e inovação social, empatia, design emocional e para experiência e material didático. Com base na metodologia do design thinking da IDEO, foi realizada uma imersão em uma escola pública de Porto Alegre, uma análise de similares, brainstorming, definição do conceito e geração de alternativas. A segunda parte do trabalho consiste na seleção das alternativas geradas, desenvolvimento da identidade visual do projeto e de todo material didático. A proposta final apresenta a produção de um material didático socioemocional, denominado “As Cinco Emoções”, composto por um livro infantil, 3 atividades didáticas e um livro do docente. Além de um website onde todos os materiais estão disponíveis para download. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-10T02:31:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174514 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062626 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174514 |
identifier_str_mv |
001062626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/1/001062626.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/2/001062626.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174514/3/001062626.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5d3a7b205178be6461f2aac2c1196b4 cf74244f726984c527978bbd7388ec69 34611023254054d448044b3e10a93e6b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224546011840512 |