Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Josiane de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261934
Resumo: Esta pesquisa investiga o que motiva docentes e adolescentes a se envolverem no estudo da Sociologia no Ensino Médio. Diante da impermanência da Sociologia como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Campus de Bento Gonçalves, mantém a disciplina em seu currículo e reconhece no componente os seus diferenciais enquanto ciência. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico no Projeto de Ensino de Sociologia para Adolescentes, promovido pelo IFRS. A pesquisa qualitativa se concentrou em acompanhar bolsistas e professores da edição de 2022 do Projeto, a fim de se traçar um perfil de todos esses atores. Busca-se identificar se é possível criar espaços para o estudo amplo da Sociologia, ao mesmo tempo em os professores oportunizam uma vivência de docência aos bolsistas.
id UFRGS-2_db2f7a98a9d06690ee3c9c8cdbfcb088
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261934
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Josiane de AlmeidaComunello, Felipe JoséAbalos Junior, Jose Luis2023-07-10T10:29:21Z2023http://hdl.handle.net/10183/261934001172757Esta pesquisa investiga o que motiva docentes e adolescentes a se envolverem no estudo da Sociologia no Ensino Médio. Diante da impermanência da Sociologia como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Campus de Bento Gonçalves, mantém a disciplina em seu currículo e reconhece no componente os seus diferenciais enquanto ciência. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico no Projeto de Ensino de Sociologia para Adolescentes, promovido pelo IFRS. A pesquisa qualitativa se concentrou em acompanhar bolsistas e professores da edição de 2022 do Projeto, a fim de se traçar um perfil de todos esses atores. Busca-se identificar se é possível criar espaços para o estudo amplo da Sociologia, ao mesmo tempo em os professores oportunizam uma vivência de docência aos bolsistas.This research explores what motivates teachers and teenagers to get involved in the study of Sociology in High School. Faced with the impermanence of Sociology as a mandatory subject in the Brazilian school curriculum, the Federal Institute of Rio Grande do Sul, at the Bento Gonçalves Campus, maintains the subject in its curriculum and recognizes on the component its differentials as a science. For this, an ethnographic study was carried out in the Sociology Teaching Project for Teenagers, promoted by IFRS. The qualitative research focused on accompanying students in training and professors in the 2022 edition of the Project, in order to draw a profile of all these actors. The goal is to identify whether it is possible to create spaces for the broad study of Sociology, at the same time that professors provide an experience of teaching to students in training.application/pdfporCiências sociais : EnsinoEtnografiaSociologiaEnsino médioTeaching of sociologyEthnographySociologySociology in high schoolEnsinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172757.pdf.txt001172757.pdf.txtExtracted Texttext/plain176018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261934/2/001172757.pdf.txt429431ed9aa7d3d24b790515c7e9fde3MD52ORIGINAL001172757.pdfTexto completoapplication/pdf579720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261934/1/001172757.pdff08283d9cca4a85457674fbd11bcc815MD5110183/2619342023-07-10 10:45:00.023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
title Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
spellingShingle Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
Ribeiro, Josiane de Almeida
Ciências sociais : Ensino
Etnografia
Sociologia
Ensino médio
Teaching of sociology
Ethnography
Sociology
Sociology in high school
title_short Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
title_full Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
title_fullStr Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
title_full_unstemmed Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
title_sort Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
author Ribeiro, Josiane de Almeida
author_facet Ribeiro, Josiane de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Josiane de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Comunello, Felipe José
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Abalos Junior, Jose Luis
contributor_str_mv Comunello, Felipe José
Abalos Junior, Jose Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais : Ensino
Etnografia
Sociologia
Ensino médio
topic Ciências sociais : Ensino
Etnografia
Sociologia
Ensino médio
Teaching of sociology
Ethnography
Sociology
Sociology in high school
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of sociology
Ethnography
Sociology
Sociology in high school
description Esta pesquisa investiga o que motiva docentes e adolescentes a se envolverem no estudo da Sociologia no Ensino Médio. Diante da impermanência da Sociologia como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Campus de Bento Gonçalves, mantém a disciplina em seu currículo e reconhece no componente os seus diferenciais enquanto ciência. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico no Projeto de Ensino de Sociologia para Adolescentes, promovido pelo IFRS. A pesquisa qualitativa se concentrou em acompanhar bolsistas e professores da edição de 2022 do Projeto, a fim de se traçar um perfil de todos esses atores. Busca-se identificar se é possível criar espaços para o estudo amplo da Sociologia, ao mesmo tempo em os professores oportunizam uma vivência de docência aos bolsistas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T10:29:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261934
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172757
url http://hdl.handle.net/10183/261934
identifier_str_mv 001172757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261934/2/001172757.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261934/1/001172757.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 429431ed9aa7d3d24b790515c7e9fde3
f08283d9cca4a85457674fbd11bcc815
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224663877025792