Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261934 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga o que motiva docentes e adolescentes a se envolverem no estudo da Sociologia no Ensino Médio. Diante da impermanência da Sociologia como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Campus de Bento Gonçalves, mantém a disciplina em seu currículo e reconhece no componente os seus diferenciais enquanto ciência. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico no Projeto de Ensino de Sociologia para Adolescentes, promovido pelo IFRS. A pesquisa qualitativa se concentrou em acompanhar bolsistas e professores da edição de 2022 do Projeto, a fim de se traçar um perfil de todos esses atores. Busca-se identificar se é possível criar espaços para o estudo amplo da Sociologia, ao mesmo tempo em os professores oportunizam uma vivência de docência aos bolsistas. |
id |
UFRGS-2_db2f7a98a9d06690ee3c9c8cdbfcb088 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261934 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Josiane de AlmeidaComunello, Felipe JoséAbalos Junior, Jose Luis2023-07-10T10:29:21Z2023http://hdl.handle.net/10183/261934001172757Esta pesquisa investiga o que motiva docentes e adolescentes a se envolverem no estudo da Sociologia no Ensino Médio. Diante da impermanência da Sociologia como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Campus de Bento Gonçalves, mantém a disciplina em seu currículo e reconhece no componente os seus diferenciais enquanto ciência. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico no Projeto de Ensino de Sociologia para Adolescentes, promovido pelo IFRS. A pesquisa qualitativa se concentrou em acompanhar bolsistas e professores da edição de 2022 do Projeto, a fim de se traçar um perfil de todos esses atores. Busca-se identificar se é possível criar espaços para o estudo amplo da Sociologia, ao mesmo tempo em os professores oportunizam uma vivência de docência aos bolsistas.This research explores what motivates teachers and teenagers to get involved in the study of Sociology in High School. Faced with the impermanence of Sociology as a mandatory subject in the Brazilian school curriculum, the Federal Institute of Rio Grande do Sul, at the Bento Gonçalves Campus, maintains the subject in its curriculum and recognizes on the component its differentials as a science. For this, an ethnographic study was carried out in the Sociology Teaching Project for Teenagers, promoted by IFRS. The qualitative research focused on accompanying students in training and professors in the 2022 edition of the Project, in order to draw a profile of all these actors. The goal is to identify whether it is possible to create spaces for the broad study of Sociology, at the same time that professors provide an experience of teaching to students in training.application/pdfporCiências sociais : EnsinoEtnografiaSociologiaEnsino médioTeaching of sociologyEthnographySociologySociology in high schoolEnsinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2023Ciências Sociais – Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172757.pdf.txt001172757.pdf.txtExtracted Texttext/plain176018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261934/2/001172757.pdf.txt429431ed9aa7d3d24b790515c7e9fde3MD52ORIGINAL001172757.pdfTexto completoapplication/pdf579720http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261934/1/001172757.pdff08283d9cca4a85457674fbd11bcc815MD5110183/2619342023-07-10 10:45:00.023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261934Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-10T13:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico |
title |
Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico |
spellingShingle |
Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico Ribeiro, Josiane de Almeida Ciências sociais : Ensino Etnografia Sociologia Ensino médio Teaching of sociology Ethnography Sociology Sociology in high school |
title_short |
Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico |
title_full |
Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico |
title_fullStr |
Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico |
title_full_unstemmed |
Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico |
title_sort |
Ensinar, ensinando a ensinar : sociologia como lugar de aprendizagem da docência, a partir de um olhar etnográfico |
author |
Ribeiro, Josiane de Almeida |
author_facet |
Ribeiro, Josiane de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Josiane de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Comunello, Felipe José |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Abalos Junior, Jose Luis |
contributor_str_mv |
Comunello, Felipe José Abalos Junior, Jose Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais : Ensino Etnografia Sociologia Ensino médio |
topic |
Ciências sociais : Ensino Etnografia Sociologia Ensino médio Teaching of sociology Ethnography Sociology Sociology in high school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching of sociology Ethnography Sociology Sociology in high school |
description |
Esta pesquisa investiga o que motiva docentes e adolescentes a se envolverem no estudo da Sociologia no Ensino Médio. Diante da impermanência da Sociologia como disciplina obrigatória no currículo escolar brasileiro, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, no Campus de Bento Gonçalves, mantém a disciplina em seu currículo e reconhece no componente os seus diferenciais enquanto ciência. Para isso, foi realizado um estudo etnográfico no Projeto de Ensino de Sociologia para Adolescentes, promovido pelo IFRS. A pesquisa qualitativa se concentrou em acompanhar bolsistas e professores da edição de 2022 do Projeto, a fim de se traçar um perfil de todos esses atores. Busca-se identificar se é possível criar espaços para o estudo amplo da Sociologia, ao mesmo tempo em os professores oportunizam uma vivência de docência aos bolsistas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T10:29:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/261934 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001172757 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/261934 |
identifier_str_mv |
001172757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261934/2/001172757.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261934/1/001172757.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
429431ed9aa7d3d24b790515c7e9fde3 f08283d9cca4a85457674fbd11bcc815 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224663877025792 |